Metallica: uma resenha do controverso St. Anger
Resenha - St. Anger - Metallica
Por Willan Alikuri
Postado em 02 de dezembro de 2018
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois de dois álbuns controversos, Load (1996) e Reload (1997), o próximo álbum de músicas inéditas foi o St. Anger (2003).
A banda viu-se sem o baixista (Jason Newsted) que abandonou a banda (ou foi chutado). Portanto, restaram o James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett na banda. No álbum o baixo foi tocado pelo produtor Bob Rock.
Metallica - Mais Novidades
Como se vê no filme "Some Kind of Monster" (recomendo vê-lo para ver o contexto em que o álbum foi feito), o que tínhamos era uma banda em crise. A saída de Jason Newsted, O James Hetfield teve que se internar numa clínica e o Lars... sendo o Lars :)
Obviamente que esses problemas se refletiram na música. St. Anger
é um álbum do Metallica com influências proeminentes de New Metal, sem solos e nenhuma balada. Os refrões são repetidos desnecessariamente (músicas longas só pra "encher linguiça", elemento esse presente em todas as músicas). Ah... e os sons da guitarra foram abafados pela produção. E a bateria é latão. Parece que usaram duas latas de tinta Suvinil... e dá-lhe madeira! (pá, pá, pá, pum!).
Apesar desses defeitos do St Anger, algumas músicas merecem destaque: Frantic (que abre o álbum); St. Anger; The Unnamed feelling (na minha opinião a melhor do álbum e a melhor performance vocal do Hetfield do album... OUÇA e tire suas conclusões), All Within My Hands (tem um puta riff principal e ótimos vocais também).
Já as piores músicas do álbum são aquelas que juntam todos os erros que eu citei acima (falta de solos, repetições excessivas, encheções de linguiça a torto e a direito a ponto de ficarem chatas...): Nesse caso destacam-se negativamente "Invisible Kid" e "Some Kind of Monster".
Resumindo: St. Anger, apesar dos erros, é um bom álbum. Não é odiável como os fãs fazem parecer, mas também não é nenhuma obra-prima. Não lembra os tempos áureos de Ride The Lighning, Master of Puppets ou ...And Justice for All. Ainda assim, confesso que sinto vontade de ouvir esse álbum de vez em quando. :)
PS: A melhor versão do álbum é o ensaio deles gravado no estúdio com o Rob Trujillo, onde eles tocam todas as músicas do CD. Nessa versão, o som da bateria é infinitamente melhor. Procure por "St Anger Rehearsals".
PS(2): Se o album fosse um EP com as músicas boas que eu citei e a produção fosse melhor, certamente receberia uma nota maior.
Outras resenhas de St. Anger - Metallica
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Falling in Reverse lança "Joseph" com Corey Taylor e Serj Tankian em colaboração inédita
Loudwire coloca álbum do Angra como "melhor álbum de progpower" da história
A criança que irritou Joey Ramone a ponto de inspirar um clássico dos Ramones
Edu Falaschi revela as músicas que gravou para tentar vaga no Iron Maiden
As quatro bandas que Dave Mustaine incluiria em um novo Big Four
A banda holandesa dos anos 1970 que Humberto Gessinger está ouvindo sem parar
U2 volta ao Brasil no início de 2027, diz portal de notícias
Fábio Laguna fará expedição de mais de 700 quilômetros de bicicleta pela Estrada Real
Garotos Podres lança clipe animado "Tá Na Hora di Naná"
O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
Kiss anuncia box-set super deluxe do álbum "Rock and Roll Over"
Cheetah Chrome fez participação no clipe de "Pet Sematary", dos Ramones
Augusto Licks sobre circunstâncias da saída dos Engenheiros do Hawaii: "Foram injustas"
O motivo que Geddy Lee aponta para tanta gente simplesmente não gostar do Rush
O cantor jovem que assustava Freddie Mercury e a quem ele não tinha nada a ensinar
Discos e Histórias: a raiva caótica e o quase fim do Metallica em St. Anger
Os 20 anos de "St. Anger", o pior disco do Metallica e um dos maiores vexames da história
Em 1986, leitores da Kerrang! escolhiam os melhores discos do ano
Metal Hammer e Classic Rock ranqueiam discografia do Metallica do pior ao melhor
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 2000 e 2020, segundo a Metal Hammer
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 1983 e 1985, segundo a Metal Hammer
Como era o mundo do metal quando ocorreram os atentados de 11 de setembro, há 25 anos
Os 2 membros do Metallica que planejaram outra banda no auge do "Black Album"
A banda de metal que Slash colocou acima das demais e chamou de "obrigatória"
Kirk Hammett defende os piores discos: "uma discografia perfeita deixa as pessoas entediadas"
Scott Ian achava que o Metallica já era gigante no início da carreira
Metallica lê as avaliações mais negativas do "Black Album" na Amazon
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?


