Metallica: uma resenha do controverso St. Anger
Resenha - St. Anger - Metallica
Por Willan Alikuri
Postado em 02 de dezembro de 2018
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois de dois álbuns controversos, Load (1996) e Reload (1997), o próximo álbum de músicas inéditas foi o St. Anger (2003).
A banda viu-se sem o baixista (Jason Newsted) que abandonou a banda (ou foi chutado). Portanto, restaram o James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett na banda. No álbum o baixo foi tocado pelo produtor Bob Rock.
Como se vê no filme "Some Kind of Monster" (recomendo vê-lo para ver o contexto em que o álbum foi feito), o que tínhamos era uma banda em crise. A saída de Jason Newsted, O James Hetfield teve que se internar numa clínica e o Lars... sendo o Lars :)
Obviamente que esses problemas se refletiram na música. St. Anger
é um álbum do Metallica com influências proeminentes de New Metal, sem solos e nenhuma balada. Os refrões são repetidos desnecessariamente (músicas longas só pra "encher linguiça", elemento esse presente em todas as músicas). Ah... e os sons da guitarra foram abafados pela produção. E a bateria é latão. Parece que usaram duas latas de tinta Suvinil... e dá-lhe madeira! (pá, pá, pá, pum!).
Apesar desses defeitos do St Anger, algumas músicas merecem destaque: Frantic (que abre o álbum); St. Anger; The Unnamed feelling (na minha opinião a melhor do álbum e a melhor performance vocal do Hetfield do album... OUÇA e tire suas conclusões), All Within My Hands (tem um puta riff principal e ótimos vocais também).
Já as piores músicas do álbum são aquelas que juntam todos os erros que eu citei acima (falta de solos, repetições excessivas, encheções de linguiça a torto e a direito a ponto de ficarem chatas...): Nesse caso destacam-se negativamente "Invisible Kid" e "Some Kind of Monster".
Resumindo: St. Anger, apesar dos erros, é um bom álbum. Não é odiável como os fãs fazem parecer, mas também não é nenhuma obra-prima. Não lembra os tempos áureos de Ride The Lighning, Master of Puppets ou ...And Justice for All. Ainda assim, confesso que sinto vontade de ouvir esse álbum de vez em quando. :)
PS: A melhor versão do álbum é o ensaio deles gravado no estúdio com o Rob Trujillo, onde eles tocam todas as músicas do CD. Nessa versão, o som da bateria é infinitamente melhor. Procure por "St Anger Rehearsals".
PS(2): Se o album fosse um EP com as músicas boas que eu citei e a produção fosse melhor, certamente receberia uma nota maior.
Outras resenhas de St. Anger - Metallica
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
Os 75 melhores discos da história do metal, segundo o Heavy Consequence
A banda pioneira do punk que Joey Ramone adorava; "uma das minhas bandas favoritas"
A canção do ZZ Top que, para Mark Knopfler, resume "o que importa" na música
Marcie Free, uma das maiores vozes do AOR, morre aos 71 anos
O megahit dos Beatles que Mick Jagger acha bobo: "Ele dizia que Stones não fariam"
O único frontman que Charlie Watts achava melhor que Mick Jagger
A banda em que Iron Maiden se inspirou para figurino na época do "Piece of Mind"
Discos e Histórias: a raiva caótica e o quase fim do Metallica em St. Anger
Os 20 anos de "St. Anger", o pior disco do Metallica e um dos maiores vexames da história
Será que não damos atenção demais aos críticos musicais?
As 15 bandas mais influentes do metal de todos os tempos, segundo o Metalverse
O que Metallica aprendeu sobre compor com Soundgarden, segundo James Hetfield
Ouça a versão do Testament para "Seek & Destroy", do Metallica
As 20 melhores músicas do Metallica, segundo a Metal Hammer
Lars Ulrich revela a música do Deep Purple que o marcou para sempre na infância
A relação do "Black Album" do Metallica e do grunge com o declínio do thrash metal
A música "das antigas" que Metal Hammer considera uma das piores do Metallica
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental


