Bluyus: acessível a muitos e criticável por poucos
Resenha - #ROCK - Bluyus
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 28 de julho de 2018
Nota: 7
Depois de sair do Gestalt, o guitarrista paulista Alexandre Bluyus voltou suas atenções para aquilo que seria seu primeiro CD solo, intitulado #ROCK e creditado simplesmente a Bluyus. Para ajudá-lo no trabalho, foram chamados o baterista Ricardo e o baixista - muito talentoso, por sinal - Euclides.
O rock que temos aqui é leve o suficiente para tornar a música acessível a faixas mais amplas do público, mas não o suficiente para taxarmos a banda de "pop rock" (embora haja elementos do gênero).
#ROCK é, do ponto de vista sonoro, uma espécie de sanduíche. Explico: Depois de "Asas" e "Bússola", teremos uma sequência de canções lentas até o último terço do disco, quando ele volta à mesma vibe de seu início.
As faixas que formam o "pão" do álbum se sustentam em riffs cativantes e mostram o lado mais rock and roll do grupo, enquanto que o recheio mais sereno forma uma corrente de quase-baladas. Dentre elas, destacam-se "Nada Mais", com seu solo de guitarra, e a melódica "Porto".
o som transita em arranjos simples de power trio, com os teclados figurando ocasionalmente para "dar uma encorpada e um colorido a mais em algumas músicas", como declara o próprio Bluyus. Como não poderia deixar de ser, é o líder do trio que domina a ala instrumental, com guitarras suaves e econômicas para dar vazão às letras, que parecem ser de muita importância para o artista. O que não significa que os outros dois instrumentistas não tenham espaço para mostrarem a que vieram.
Nota = 4/5. Despretensioso, #ROCK é menos um disco de rock direto do que um disco de poesia musicada, adornando seus versos com harmonias e melodias em geral suaves, de modo a criar um véu sonoro acessível a muitos e criticável por poucos.
Abaixo, o lyric video de "Asa":
Track-list:
1. "Asas"
2. "Bússola"
3. "De Pai Pra Filho"
4. "Jardim"
5. "Luz"
6. "Nada Mais"
7. "Porto
8. "Promessas"
9. "Razões do Coração"
10. "Vento"
11. "Todo Amor"
12. "Velhos e Bons Tempos"
Outras resenhas de #ROCK - Bluyus
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps