Manowar: A estreia épica em Battle Hymns
Resenha - Battle Hymns - Manowar
Por André Domingues
Postado em 28 de março de 2018
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Eis o primeiro e glorioso álbum de estúdio de uma das bandas mais aclamadas do metal. Sua sonoridade traz o bom e velho heavy tradicional, mas um pouco puxado para o rock n' roll.
A bela capa traz uma poderosa águia de pedra no melhor estilo gárgula. O disco de estreia traz a participação especial do ator e diretor de cinema Orson Welles, famoso por seu clássico filme Cidadão Kane.
As letras "true metal" não poderiam faltar e frases como "Lute pelo Metal" e "O Metal é minha vida" estão presentes.
"Death Tone" (R. Friedman/J. DeMaio) 4:48 - começa com som dos motores da "Harley Davidson", moto tão aclamada pelo grupo e a faixa tem uma bem pegada rock n' roll do começo ao fim;
"Metal Daze" (J. DeMaio) 4:18 - música típica do grupo, com letras "true" homenageando o "heavy metal". Refrão alegre e fácil de ser cantado;
"Shell Shock" (R. Friedman/J. DeMaio) 4:04 - cadenciada e com belos solos de guitarra;
"Manowar" (R. Friedman/J. DeMaio) 3:35 - hino consagrado da banda e com um refrão empolgante;
"Dark Avenger" (R. Friedman/J. DeMaio) 6:20 - arrastada e pesada; Orson Welles faz sua participação com citações típicas da banda no meio da música. É marcante a transição do andamento da faixa para um ritmo mais rápido e direto;
"Willian's Tale" (1:52): trata-se do famoso tema do compositor clássico Rossini, só que executado em belos solos de baixo pelo grande Joey DeMaio;
"Battle Hymns" (R. Friedman/J. DeMaio) 6:55 - bela introdução com dedilhado criativo e solos cativantes. Passa por diversos climas. Épica e melódica, uma das melhores composições da banda e um clássico executado nos shows até hoje.
Vale a pena conferir esse clássico, pois é um dos poucos que contam com a participação do guitarrista Ross-The-Boss, curiosamente apresentado na autoria das composições como "R. Friedman".
Ano: 1982
Gravadora: Liberty
Formação
Eric Adams (vocais)
Ross-The-Boss (guitarra e teclados)
Joey DeMaio (baixo)
Donnie Hamzik (bateria)
Comente: Qual a sua opinião sobre este clássico?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O clássico absoluto do Black Sabbath que o jovem Steve Harris tinha dificuldade para tocar
O disco de hip-hop que fez a cabeça dos irmãos Cavalera nos anos 80
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Mark Morton, do Lamb of God, celebra sobriedade e explica por que ainda aborda o assunto

Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
Joey DeMaio explica atraso do Manowar em regravação do álbum "Sign of the Hammer"
Os 25 melhores discos da história do power metal, em lista da Metal Hammer


