Dixie Heaven: Heavy Metal puro e simples
Resenha - Riding the Thunder - Dixie Heaven
Por Leonardo M. Brauna
Postado em 20 de fevereiro de 2018
Muito legal ver que bandas brasileiras estão atingindo patamares de qualidade muito grandes em suas composições. A DIXIE HEAVEN que se formou em 2011 em Duque de Caxias/RJ, é um dos grupos que possuem essa moral.
Em 2016, Villu Castelo (vocal), Anderson Lima e Fran Castelo (guitarras), Cesar Tavares (baixo) e Murilo Marinho (bateria) debutaram com este "Riding the Thunder" e o que se vê em suas dez músicas é muita técnica, peso e entrosamento.
Apesar de o grupo fazer power metal, um estilo conhecido pela melodia afiada e pela fúria dosada, a complexidade existente em alguns trechos não ofusca a simplicidade, ou seja, quando os riffs assumem uma direção mais reta como em "The Wicked", o que se tem é música pesada sem cerimônia, ou se o ouvinte prefere variações, "No Pain, No Gain" com seu ritmo cadenciado pode completar o seu interesse. E atenção para o vocal de Villu (como canta, essa menina!).
Partes em que os arranjos dão a tônica podem ser encontradas em canções como "Under the Mirror of Dreams", que divide seus mais de oito minutos em partes pesadas e progressivas, mas calma! Não é nada do tipo DREAM THEATER, quanto a isso não se preocupe que seu pâncreas está a salvo. Portanto, você também pode ouvir "When the Eagle Flies" com a mesma intensidade, porque neste CD o heavy metal com "H" maiúsculo é quem dita as regras.
Além das influências da "alegórica" banda norte-americana citada, o álbum conta com referências de nomes como IRON MAIDEN em "Running from Reality" e uma pegada "priestiana" em "Blind War" de tirar o fôlego. Vida longa ao batera que não perdoa as peles nesta canção e em outras como na faixa título e em "The Wicked".
São nove músicas que fazem ferver o sangue com tantos riffs e solos, mas o décimo tema, "Waste of Time", se resume na leveza que ninguém podia esperar. É a calmaria através da tormenta cantada em voz suave e acompanhada pelos teclados de Álvaro Santos, músico convidado.
Com produção dirigida pelo próprio Fran Castelo, "Riding the Thunder" foi gravado no Kolera Studios, sendo que a mixagem e masterização foram feitas por Celo Oliveira. A capa do álbum foi desenvolvida por Jean Michel da DSNS – Designations Artwork. Heavy metal bem tocado, bem cantado e bem produzido. É disso que o Brasil precisa.
Track list:
1-Allohria
2-The Wicked
3-Riding the Thunder
4-Skies Will Fall
5-No Pain, No Gain
6-Under the Mirror of Dreams
7-When the Eagle Flies
8-Running from Reality
9-Blind War
10-Waste of Time
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
O disco de hip-hop que fez a cabeça dos irmãos Cavalera nos anos 80
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
O baterista com mesmo impacto que Jimi Hendrix para guitarristas, segundo Mike Portnoy
A banda que mudou a história do Rock, mas bangers não podiam dizer que ouviam
A opinião de Rodolfo, ex-Raimundos, sobre o saudoso Chorão do Charlie Brown Jr.

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional



