Resenha - Beneath The Surface - Oceania

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Gustavo Ávila
Enviar correções  |  Ver Acessos

Os jovens de hoje talvez não saibam o que era o mercado da música antes da disseminação total dos arquivos digitais. Antes desse tempo, havia uma cena dividida em duas: a das grandes gravadoras (braços da indústria cultural) e a dos artistas independentes. No início dos anos 2000, uma banda mineira desse último grupo despontava: a Diesel.

Hetfield: egos, Mustaine, Load e homossexualidade no MetallicaSgt. Peppers: O mais importante disco da história?

O som era o grunge de Seattle, com letras em inglês, mas com uma sofisticação que não havia na maioria das bandas daquela cena. Venderam mais de 5 mil cópias daquele CD de estreia e fizeram shows por todo o Brasil. A cereja do bolo veio com a conquista do festival "Escalada do Rock", dando o direito de abrirem uma das noites do Rock In Rio III (2001).

Acompanhei a transmissão pela TV e vi uma banda com garra e vontade incomparáveis. Extremamente talentosos e cantando apenas músicas próprias, ganharam o público desde o primeiro acorde. "Nós somos a Diesel e vamos tocar 'rock' proceis", disse o líder Gustavo Drummond, antes de iniciar a catarse coletiva que terminou antes do tempo. Dizem, o público estava tão agitado que era um risco para a segurança continuar.

Depois, a banda iniciou uma incursão de 5 anos nos EUA. Gravaram um excelente disco engavetado pela gravadora, mudaram de nome (Udora), fizeram mais de 150 shows por lá e venderam 10 mil cópias do espetacular "Liberty Square", um dos meus álbuns preferidos dos anos 2000.

Desde a volta ao Brasil, Gustavo Drummond lançou dois ótimos álbuns em português com o Udora. Neste ano de 2017, porém, voltou ao inglês e a um tipo de som que caracterizou a Diesel e a primeira fase da Udora.

O "power trio" Oceania sacudiu o underground de BH, em um show de estreia que tive a alegria de assistir. Em Agosto, saiu o primeiro álbum da banda, o petardo "Beneath The Surface".

Novamente, temos o cuidado de arranjos precisos, timbres meticulosamente construídos, afinações pouco comuns e as composições empolgantes. O disco contém uma preciosa coleção de músicas como "Ammunition" (a melhor do ano até agora), "Disappear", "Far Beyond Control", a faixa-título e "Modern Slavery".

Se 2017 se coloca como um dos anos mais difíceis de nossa histórica democrática, ao menos no campo musical temos motivos para ter esperança. Mesmo que ela esteja assim, escondida, abaixo da superfície.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Oceania"


Hetfield: egos, Mustaine, Load e homossexualidade no MetallicaHetfield
Egos, Mustaine, Load e homossexualidade no Metallica

Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?Sgt. Peppers
O mais importante disco da história?

Slipknot: Veja membros atuais sem máscaraSlipknot
Veja membros atuais sem máscara

Iron Maiden: banda cai no riso em show nos EUA de 2008Iron Maiden
Banda cai no riso em show nos EUA de 2008

Refrãos: alguns dos mais marcantes do Rock/MetalRefrãos
Alguns dos mais marcantes do Rock/Metal

Lançamentos: 35 discos de rock e metal aguardados para 2018Lançamentos
35 discos de rock e metal aguardados para 2018

Metallica: veja vídeo de ensaio com Lady Gaga para o GrammyMetallica
Veja vídeo de ensaio com Lady Gaga para o Grammy


Sobre Gustavo Ávila

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adClio336|adClio336