Tiberius ProjecT: Metal épico com pitadas de Thrash em novo EP
Resenha - T-ProjecT - Tiberius ProjecT
Por Bruno Rocha
Postado em 22 de novembro de 2017
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Metal cadenciado e pesado, com aquela poeira oitentista, épico, "de macho" como ensinou o Manowar, e com algumas passagens de Thrash Metal. Essas palavras-chave definem o som da banda TIBERIUS PROJECT, formado pelo vocalista Dibih Tiberius e pelo guitarrista Dennis Martins, que recentemente lançou seu mais novo trabalho de estúdio, o EP "T-ProjecT".
Fundado no ano de 2007 na cidade de São Paulo, o TIBERIUS PROJECT já tem em sua discografia o full-length "Dream Over", que fez com que a banda obtivesse reconhecimento nacional e inclusive além de nossas fronteiras. O grupo foi convidado na época a integrar a coletânea "The Legion of TchorT – Compilation #3", de idealização do site peruano The Legion of TchorT. Após estes andamentos, em 2010 o TIBERIUS PROJECT lançou o single "United for Metal - The Hymn", e desde então não haviam lançado mais nenhum trabalho, até o EP "T-ProjecT".
Composto de seis faixas, incluso a intro "Tiberius Arise", "T-ProjecT" nos oferece meia hora de Heavy/Thrash Metal como descrito dois parágrafos acima. A marca da cadência, elemento que ajuda a sintetizar o clima épico das composições, carrega as músicas "O Segredo" e "Young Flowers Dont Have To Die (Brieanna)", esta última encorpada com algumas orquestrações bem encaixadas e em seus devidos lugares, sem tirar a primazia das guitarras. "Santa Claus In Hell" começa de modo irreverente com uma versão sombria de "Jingle Bells", clássico natalino, antes que o contrabaixo dê o comando de riff para um Thrash Metal agressivo e com variações. Neste ponto, já se pode destacar o trabalho do guitarrista Dennis Martins, responsável por solos técnicos e bem colocados, além de ter uma mão-direita pesada.
A faixa escolhida como música de divulgação, e que ganhou clipe, foi a de nº 5, "Starvation", que apresenta mais uma vez como a banda domina bem os ritmos cadenciados. Aqui, as bases de guitarra mais uma vez são destaque, forçando o ouvinte a acompanhar o ritmo com a cabeça. Encerrando o EP, vem o single lançado em 2010, "United For Metal - The Hymn", um épico de quase dez minutos com tudo que um bom Metal tradicional pode oferecer: vocais rasgados, bases pesadas, solos e vocais em coro para criar mais uma vez o clima de batalha "Manowaresco".
Atualmente ao vivo, a banda é acompanhada pelo guitarrista Daniel Passos, pelo baixista Fernando Guimarães e pelo baterista Douglas Assunção. Bem produzido, o álbum mostra todos os instrumentos bem audíveis e pesados. Pena que os demais músicos que registraram o EP não foram creditados. Isto é um pecado. Sobre eles, o encarte diz somente "invited musicians" (músicos convidados). O porquê de seus nomes terem sido omitidos, não se sabe. Mas é digno que se credite quem fez um trabalho, mesmo que estes não sejam membros oficiais da banda. Ainda sobre sonoridade, nota-se algumas variações de volume nos vocais de Dibih Tiberius. Em alguns momentos, especialmente na faixa que encerra o EP, seus vocais estão bem mais altos que os instrumentos. Fora que o cara tem uns vocais bastante ácidos e expressivos, um ponto positivo pois dá variedade ao conjunto da obra. Seria interessante também um maior sortimento na temática lírica. Um épico de dez minutos falando de "guerreiros do Metal" já é uma coisa batida, apesar de não ser proibido. Temáticas históricas, por exemplo, reforçariam a carga pesada e épica que as músicas querem passar. Fica a sugestão.
Não tem erro. O TIBERIUS PROJECT segue a risca a cartilha do Heavy Metal, de modo que o grupo oferece ao Deus Metal e aos fãs um trabalho digno, honesto e competente, mas ainda com arestas a reparar. O tempero Thrash reforça só reforça lado pesado do grupo. Este EP é recomendado para quem gosta do Metal puro e forte, sem muitas firulas. Muitas vezes, isso é suficiente para que fiquemos de alma lavada.
T-ProjecT - Tiberius Project (independente, 2017)
Tracklist:
01. Tiberius Arise
02. O Segredo
03. Young Flowers Dont Have To Die (Brieanna)
04. Santa Claus In Hell
05. Starvation
06. United For Metal - The Hymn
Line-up:
Dibih Tiberius - vocais
Dennis Martins - guitarras
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
Veja Andreas Kisser de sandália e camiseta tocando na Avenida Paulista de SP
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
A humildade de Regis Tadeu ao explicar seu maior mérito na formação da banda Ira!
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
Mike Portnoy admite não conseguir executar algumas técnicas de Mike Mangini
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
Bruce Dickinson grava novo álbum solo em estúdio de Dave Grohl
Músicos do Angra encontram Bruce Dickinson gravando novo disco em estúdio de Dave Grohl
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Nick Mason do Pink Floyd
Para Lars Ulrich, o que tornava o Slayer interessante era seu extremismo
A música mais longa (e mais triste) da carreira dos Ramones
A crítica ácida de Daniela Mercury ao hit "Anna Júlia", dos Los Hermanos
A atitude de Lula que Dinho considerou "insulto e erro"; diversos rockstars fizeram coro

Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



