Tiberius ProjecT: Metal épico com pitadas de Thrash em novo EP
Resenha - T-ProjecT - Tiberius ProjecT
Por Bruno Rocha
Postado em 22 de novembro de 2017
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Metal cadenciado e pesado, com aquela poeira oitentista, épico, "de macho" como ensinou o Manowar, e com algumas passagens de Thrash Metal. Essas palavras-chave definem o som da banda TIBERIUS PROJECT, formado pelo vocalista Dibih Tiberius e pelo guitarrista Dennis Martins, que recentemente lançou seu mais novo trabalho de estúdio, o EP "T-ProjecT".
Fundado no ano de 2007 na cidade de São Paulo, o TIBERIUS PROJECT já tem em sua discografia o full-length "Dream Over", que fez com que a banda obtivesse reconhecimento nacional e inclusive além de nossas fronteiras. O grupo foi convidado na época a integrar a coletânea "The Legion of TchorT – Compilation #3", de idealização do site peruano The Legion of TchorT. Após estes andamentos, em 2010 o TIBERIUS PROJECT lançou o single "United for Metal - The Hymn", e desde então não haviam lançado mais nenhum trabalho, até o EP "T-ProjecT".
Composto de seis faixas, incluso a intro "Tiberius Arise", "T-ProjecT" nos oferece meia hora de Heavy/Thrash Metal como descrito dois parágrafos acima. A marca da cadência, elemento que ajuda a sintetizar o clima épico das composições, carrega as músicas "O Segredo" e "Young Flowers Dont Have To Die (Brieanna)", esta última encorpada com algumas orquestrações bem encaixadas e em seus devidos lugares, sem tirar a primazia das guitarras. "Santa Claus In Hell" começa de modo irreverente com uma versão sombria de "Jingle Bells", clássico natalino, antes que o contrabaixo dê o comando de riff para um Thrash Metal agressivo e com variações. Neste ponto, já se pode destacar o trabalho do guitarrista Dennis Martins, responsável por solos técnicos e bem colocados, além de ter uma mão-direita pesada.
A faixa escolhida como música de divulgação, e que ganhou clipe, foi a de nº 5, "Starvation", que apresenta mais uma vez como a banda domina bem os ritmos cadenciados. Aqui, as bases de guitarra mais uma vez são destaque, forçando o ouvinte a acompanhar o ritmo com a cabeça. Encerrando o EP, vem o single lançado em 2010, "United For Metal - The Hymn", um épico de quase dez minutos com tudo que um bom Metal tradicional pode oferecer: vocais rasgados, bases pesadas, solos e vocais em coro para criar mais uma vez o clima de batalha "Manowaresco".
Atualmente ao vivo, a banda é acompanhada pelo guitarrista Daniel Passos, pelo baixista Fernando Guimarães e pelo baterista Douglas Assunção. Bem produzido, o álbum mostra todos os instrumentos bem audíveis e pesados. Pena que os demais músicos que registraram o EP não foram creditados. Isto é um pecado. Sobre eles, o encarte diz somente "invited musicians" (músicos convidados). O porquê de seus nomes terem sido omitidos, não se sabe. Mas é digno que se credite quem fez um trabalho, mesmo que estes não sejam membros oficiais da banda. Ainda sobre sonoridade, nota-se algumas variações de volume nos vocais de Dibih Tiberius. Em alguns momentos, especialmente na faixa que encerra o EP, seus vocais estão bem mais altos que os instrumentos. Fora que o cara tem uns vocais bastante ácidos e expressivos, um ponto positivo pois dá variedade ao conjunto da obra. Seria interessante também um maior sortimento na temática lírica. Um épico de dez minutos falando de "guerreiros do Metal" já é uma coisa batida, apesar de não ser proibido. Temáticas históricas, por exemplo, reforçariam a carga pesada e épica que as músicas querem passar. Fica a sugestão.
Não tem erro. O TIBERIUS PROJECT segue a risca a cartilha do Heavy Metal, de modo que o grupo oferece ao Deus Metal e aos fãs um trabalho digno, honesto e competente, mas ainda com arestas a reparar. O tempero Thrash reforça só reforça lado pesado do grupo. Este EP é recomendado para quem gosta do Metal puro e forte, sem muitas firulas. Muitas vezes, isso é suficiente para que fiquemos de alma lavada.
T-ProjecT - Tiberius Project (independente, 2017)
Tracklist:
01. Tiberius Arise
02. O Segredo
03. Young Flowers Dont Have To Die (Brieanna)
04. Santa Claus In Hell
05. Starvation
06. United For Metal - The Hymn
Line-up:
Dibih Tiberius - vocais
Dennis Martins - guitarras
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Dave Mustaine lamenta o estado atual do metal e do rock
A mensagem de Donald Trump para a família de Ozzy, e a reação de Sharon
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
Ozzy Osbourne foi secretamente hospitalizado duas semanas antes do último show
A capa do Iron Maiden que traz nove bandeiras de países envolvidos na Guerra Fria
O desabafo dos Osbourne contra Roger Waters; "Merda faz flores crescerem"
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
Quando Duane Allman ficou irritado com Robert Plant no palco; "vou lá e arrebento esse cara"
Raven grava versão de "Metal Militia", do Metallica
A banda lendária que apresentou Tom Morello ao "Espírito Santo do rock and roll"
David Gilmour elege suas seis favoritas do Pink Floyd
Arnaldo explica por que saía do palco quando Titãs tocava hit de "Cabeça Dinossauro"
Headbangers: o preconceito mostrado em vídeo bem-humorado

Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman



