Humberto Gessinger explica a grande diferença entre Engenheiros e Renato Russo
Por Bruce William
Postado em 03 de fevereiro de 2024
Surgido nos anos oitenta, o BRock é um movimento musical brasileiro caracterizado por uma explosão de bandas nacionais de rock que ganharam destaque na mídia, apesar de ser formado por grupos que praticavam uma diversidade bem grande de estilos, indo desde o rock mais tradicional até experimentações com elementos brasileiros. Com suas letras muitas vezes carregadas de questionamentos e críticas, o movimento capturou a essência do espírito jovem da época, consolidando um legado que se manteve até os dias de hoje.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades
Dentre as bandas que se destacaram na época está a Legião Urbana, liderada pelo carismático vocalista e compositor Renato Russo, que cativou o público com letras profundas e introspectivas, explorando temas sociais, políticos e existenciais. O álbum "Dois" (1986) é considerado um marco do gênero, apresentando canções como "Tempo Perdido" e "Eduardo e Mônica". A intensidade lírica de Russo e a sonoridade única da banda contribuíram para a longevidade de sua influência na música brasileira.
Outra banda que também cravou seu nome na história foi o Engenheiros do Hawaii, liderada pelo vocalista e compositor Humberto Gessinger, que com uma abordagem musical mais eclética, explorava uma variedade de estilos, do rock mais tradicional ao pop e ao progressivo. Álbuns como "Revolta dos Dândis" (1987) e "O Papa é Pop" (1990) destacam-se por suas letras inteligentes e composições versáteis, solidificando a posição da banda como uma força criativa no movimento.
Apesar de contemporâneas, as bandas mantinham características em comum e também divergentes. E o próprio Humberto explicou a diferença em entrevista para a revista Bizz de janeiro de 1996, onde ele comparou sua banda diretamente com o Renato: "Os Engenheiros têm uma grande diferença em relação a ele. A gente brinca com essa coisa de ser uma banda de rock, repete trechos de letras em músicas diferentes... Temos um senso crítico muito sutil que alivia para nós essa história de gurus, de escrever letras definitivas", o que corrobora outro trecho da entrevista, onde Humberto deixa claro que para ele a postura do grupo que lidera é mais descompromissada, ao dizer que a especialidade do Engenheiros do Hawaii é "fazer boas canções, cara, fazer alguém mais feliz com elas".
Carlos Maltz, baterista da formação clássica do Engenheiros, acha que Humberto Gessinger é o melhor compositor da sua geração, mas com ressalvas: "Em termos de letra não. Acho que o Renato Russo era mais brilhante, mas em termos de composição musical para mim sem dúvidas o Gessinger é o melhor".
E Júlio Ettore, jornalista e historiador do rock nacional, concorda parcialmente com a explicação de Humberto mas se aprofunda relatando com detalhes quais as diferenças que ele vê entre Renato Russo e Humberto Gessinger, que justificam o que acontece com o Engenheiros do Hawai.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Lione publica desabafo irônico que supostamente mira sua ex-banda, o Angra
Dez guitarristas que David Gilmour, do Pink Floyd, elogiou ao longo dos anos
Jairo Guedz sobre as regravações dos Cavalera: "A magia, para mim, está no original"
Biohazard se apresentará no Brasil em fevereiro de 2027
As músicas de "Mob Rules" que Geezer Butler coloca entre as melhores do Black Sabbath
A melhor cantora brasileira de metal na atualidade, segundo Ricardo Confessori
Chuck Billy, do Testament, corta os cabelos compridos e mostra novo visual
Jairo Guedz conta o que ouviu de Andreas Kisser sobre sua saída do Sepultura
O que pode ter arruinado passagem de Dio pelo Black Sabbath, segundo Geezer Butler
Chuck Billy (Testament) lembra de quando tentou ser vocalista do Sepultura
Scott Ian considera AC/DC com Bon Scott "a melhor banda de todos os tempos"
Por que o Iron Maiden é tão venerado pelos seus fãs?
A composição de Dio que fez Iommi torcer o nariz, mas o Black Sabbath acabou gravando
As músicas que Steve Harris, do Iron Maiden, se recusava a ouvir no carro
Opeth fará uma longa pausa após turnê pela América Latina

O roqueiro que comprou briga com Humberto Gessinger e Samuel Rosa
Humberto Gessinger e Andreas Kisser apontam o que faltou ao rock nacional dos anos 80
A pior banda gaúcha de rock de todos os tempos, segundo Rogério Skylab
O megahit do rock nacional dos anos 1980 que encantou Richie Sambora do Bon Jovi
A explicação de Humberto Gessinger para recusar Engenheiros que "não cola", segundo Licks
Humberto Gessinger surpreende ao escolher a melhor música de todos os tempos
Os quatro pecados capitais do Engenheiros do Hawaii, segundo Humberto Gessinger


