Humberto Gessinger explica a grande diferença entre Engenheiros e Renato Russo
Por Bruce William
Postado em 03 de fevereiro de 2024
Surgido nos anos oitenta, o BRock é um movimento musical brasileiro caracterizado por uma explosão de bandas nacionais de rock que ganharam destaque na mídia, apesar de ser formado por grupos que praticavam uma diversidade bem grande de estilos, indo desde o rock mais tradicional até experimentações com elementos brasileiros. Com suas letras muitas vezes carregadas de questionamentos e críticas, o movimento capturou a essência do espírito jovem da época, consolidando um legado que se manteve até os dias de hoje.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades
Dentre as bandas que se destacaram na época está a Legião Urbana, liderada pelo carismático vocalista e compositor Renato Russo, que cativou o público com letras profundas e introspectivas, explorando temas sociais, políticos e existenciais. O álbum "Dois" (1986) é considerado um marco do gênero, apresentando canções como "Tempo Perdido" e "Eduardo e Mônica". A intensidade lírica de Russo e a sonoridade única da banda contribuíram para a longevidade de sua influência na música brasileira.
Outra banda que também cravou seu nome na história foi o Engenheiros do Hawaii, liderada pelo vocalista e compositor Humberto Gessinger, que com uma abordagem musical mais eclética, explorava uma variedade de estilos, do rock mais tradicional ao pop e ao progressivo. Álbuns como "Revolta dos Dândis" (1987) e "O Papa é Pop" (1990) destacam-se por suas letras inteligentes e composições versáteis, solidificando a posição da banda como uma força criativa no movimento.
Apesar de contemporâneas, as bandas mantinham características em comum e também divergentes. E o próprio Humberto explicou a diferença em entrevista para a revista Bizz de janeiro de 1996, onde ele comparou sua banda diretamente com o Renato: "Os Engenheiros têm uma grande diferença em relação a ele. A gente brinca com essa coisa de ser uma banda de rock, repete trechos de letras em músicas diferentes... Temos um senso crítico muito sutil que alivia para nós essa história de gurus, de escrever letras definitivas", o que corrobora outro trecho da entrevista, onde Humberto deixa claro que para ele a postura do grupo que lidera é mais descompromissada, ao dizer que a especialidade do Engenheiros do Hawaii é "fazer boas canções, cara, fazer alguém mais feliz com elas".
Carlos Maltz, baterista da formação clássica do Engenheiros, acha que Humberto Gessinger é o melhor compositor da sua geração, mas com ressalvas: "Em termos de letra não. Acho que o Renato Russo era mais brilhante, mas em termos de composição musical para mim sem dúvidas o Gessinger é o melhor".
E Júlio Ettore, jornalista e historiador do rock nacional, concorda parcialmente com a explicação de Humberto mas se aprofunda relatando com detalhes quais as diferenças que ele vê entre Renato Russo e Humberto Gessinger, que justificam o que acontece com o Engenheiros do Hawai.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores músicas da fase progressiva do Genesis segundo leitores da revista Prog
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
Cantor brega Falcão conta a Danilo Gentili treta com Roger Waters do Pink Floyd
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Bangers Open Air dá pistas sobre as próximas bandas do line-up
Rick Rubin elege o maior guitarrista de todos os tempos; "ele encontrou uma nova linguagem"
Novo disco do Megadeth pode ter cover do Metallica - e a pista veio de Mustaine
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"


A piada de Humberto Gessinger sobre Porto Alegre que muitos acharam bairrista
A expressão artística que Humberto Gessinger acha covardia: "Não tenho paciência"
Humberto Gessinger adorou quando Raimundos e Chico Science tiraram um peso de suas costas


