Levianos: boas intenções na qualidade de produção
Resenha - Modificar - Levianos
Por Mário Orestes Silva
Postado em 16 de agosto de 2017
Procedente da nova safra de bandas do cenário de Manaus, mais precisamente formada no ano de 2013, a Levianos é um power trio que, poderia muito bem ser apenas mais uma banda nova lançando um EP de cinco faixas. Mas estes garotos acertaram em apostar na boa qualidade do disco nomeado "Modificar". Com produção de Eddie Souza, a bolachinha acaba sendo um bom debut, de quem está dando os primeiros e certos passos.
O CD abre com um rifão de distorção pesada e definida, que é logo acompanhada por uma cozinha típica de show ao vivo. É a música "Destilando" com muito eco nos vocais dos estrofes e pegada própria dos anos 90. A segunda é a que nomeia o álbum. No trabalho nas guitarras, fica a sensação de que eles poderiam pensar num segundo guitarrista, pra melhor exploração nos arranjos ao vivo. Apesar de ser mais lenta que a primeira, esta faixa é mais densa, com cadência forte de metal head. A letra tem o apelo otimista, quase gospel. Mas a liberdade interpretativa da poesia, oferece o ensejo de ser subjetivo, mesmo com o acentuado tom de auto ajuda.
Na terceira posição está "Amanhecer" que já não deixa mais dúvidas da influência do grunge, numa infalível balada deprê. A quarta "Teus Olhos" explicita demais a insistência em ter o seu lugar numa trilha sonora de telenovela das 18:00. Provavelmente o ponto fraco do todo. Pra fechar "Estradas da Vida" mantém o ritmo, como se não tivesse mudado de canção, mesmo em sua letra. Contudo, é nesta última faixa que se é mais fácil notar a qualidade de captação em estúdio do áudio. Cada nota de cada instrumento é naturalmente percebível, até pelos mais leigos dos ouvidos.
A parte gráfica gatefold em papelão, também já se firmou como paradigma pra lançamentos iniciantes, mesmo por questões de custos. A atrativa arte de Adriano Bezerra, expressa fidedignamente a simplicidade da banda, confirmada em sua foto e encarte com o mínimo preciso, incluindo transcrições das cinco letras.
Não há dúvidas que ainda falta muito pra banda Levianos aperfeiçoar. De certa forma, isto é bem natural e com a demonstração de boas intenções na qualidade de produção do EP "Modificar". Vale dar uma conferida nas músicas.
https://soundcloud.com/levianos
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Viúva de Canisso acusa Raimundos de interromper repasses previstos em contrato
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O profundo significado das palavras em português em "Ratamahatta" do Sepultura
O fenomenal baixista que revolucionou o rock sem saber tocar nem compor
Os maiores artistas da música brasileira, segundo Regis Tadeu (um deles resvala no rock)


"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



