Levianos: boas intenções na qualidade de produção
Resenha - Modificar - Levianos
Por Mário Orestes Silva
Postado em 16 de agosto de 2017
Procedente da nova safra de bandas do cenário de Manaus, mais precisamente formada no ano de 2013, a Levianos é um power trio que, poderia muito bem ser apenas mais uma banda nova lançando um EP de cinco faixas. Mas estes garotos acertaram em apostar na boa qualidade do disco nomeado "Modificar". Com produção de Eddie Souza, a bolachinha acaba sendo um bom debut, de quem está dando os primeiros e certos passos.
O CD abre com um rifão de distorção pesada e definida, que é logo acompanhada por uma cozinha típica de show ao vivo. É a música "Destilando" com muito eco nos vocais dos estrofes e pegada própria dos anos 90. A segunda é a que nomeia o álbum. No trabalho nas guitarras, fica a sensação de que eles poderiam pensar num segundo guitarrista, pra melhor exploração nos arranjos ao vivo. Apesar de ser mais lenta que a primeira, esta faixa é mais densa, com cadência forte de metal head. A letra tem o apelo otimista, quase gospel. Mas a liberdade interpretativa da poesia, oferece o ensejo de ser subjetivo, mesmo com o acentuado tom de auto ajuda.
Na terceira posição está "Amanhecer" que já não deixa mais dúvidas da influência do grunge, numa infalível balada deprê. A quarta "Teus Olhos" explicita demais a insistência em ter o seu lugar numa trilha sonora de telenovela das 18:00. Provavelmente o ponto fraco do todo. Pra fechar "Estradas da Vida" mantém o ritmo, como se não tivesse mudado de canção, mesmo em sua letra. Contudo, é nesta última faixa que se é mais fácil notar a qualidade de captação em estúdio do áudio. Cada nota de cada instrumento é naturalmente percebível, até pelos mais leigos dos ouvidos.
A parte gráfica gatefold em papelão, também já se firmou como paradigma pra lançamentos iniciantes, mesmo por questões de custos. A atrativa arte de Adriano Bezerra, expressa fidedignamente a simplicidade da banda, confirmada em sua foto e encarte com o mínimo preciso, incluindo transcrições das cinco letras.
Não há dúvidas que ainda falta muito pra banda Levianos aperfeiçoar. De certa forma, isto é bem natural e com a demonstração de boas intenções na qualidade de produção do EP "Modificar". Vale dar uma conferida nas músicas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Seguidores do Whiplash.Net opinam sobre setlist do Sepultura sem músicas da era Max Cavalera
Bruce Dickinson lista os vocalistas que fazem ele pensar "Jamais serei tão bom quanto eles!"
A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
Accept lança "Teutonic Titans 1976-2026", álbum que comemora seus 50 anos
Bangers Open Air 2027 - venda geral de ingressos está aberta
Classic Rock ranqueia discografia dos Rolling Stones do pior ao melhor álbum
As músicas do Sepultura que Andreas Kisser não sabia que sumiram do streaming
Por que Iron Maiden nunca usa camisa de outra banda, segundo Regis Tadeu
Os valiosos conselhos que Eddie Van Halen gostaria que todos os guitarristas ouvissem
Iron Maiden anuncia box-set com os 9 primeiros discos em LPs coloridos
70000Tons of Metal anuncia abertura das vendas ao público e primeiras 30 atrações da edição 202
Angra não tem planos para criar músicas novas no momento, afirma Rafael Bittencourt
A música de 1965 que fundou o som do rock clássico, segundo Jimmy Page
Por que Peter Gabriel ligou para Roger, do Ultraje a Rigor, pedindo desculpas
O curioso álbum que une músico brasileiro com Geezer Butler e Josh Homme
Rede Globo: em 1985, explicando o que são os metaleiros
Nelson Motta lembra composição com Erasmo Carlos: "Está entre as cinco melhores que fiz"
Metallica: James Hetfield comenta sobre egos, Mustaine, Load e homossexualidade

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



