Pantera: Apenas Demonstração Vulgar
Resenha - Vulgar Display of Power - Pantera
Por Vitor Sobreira
Postado em 30 de junho de 2017
A mudança de estilo, para a banda texana Pantera, foi essencial para que seu nome ficasse eternizado na música pesada mundial. Se o Glam/Metal dos primeiros trabalhos não surtiu muitos resultados, foi a partir do lançamento de ‘Cowboys From Hell’ (1990), que as coisas ficaram mais intensas, pesadas e agressivas, com a banda se preparando de fato, para a chegada dos anos 90.

Consolidando a nova fase, em 25 de fevereiro de 1992, o sexto disco do grupo, veio ao mundo, através da gravadora Atco Records (responsável também, por trabalhos de bandas como Manowar, Loudness e Dream Theater), trazendo em sua inovadora bagagem, o que se convencionaria a chamar de ‘Groove Metal’.
Com toda certeza, se Vinnie, Dimebag, Phil e Rex, soubessem que a "nova" fórmula faria sucesso, teriam apostado em algo do tipo anteriormente, mas, como tudo acontece no seu tempo, ‘Vulgar Display of Power’ foi sucesso imediato, e atingiu ótimas colocações nas paradas musicais dos Estados Unidos (#44) e Reino Unido (#64), logo em 1992; na Alemanha (#69) em 1993; Japão (#54) em 1997 e na Bélgica (#196), em 2012. Além de melhores posições nos ‘charts’ – em relação o anterior – recebendo ao longo dos anos, as certificações de Ouro, nos EUA, Canadá e Reino Unido, e Platina/Platina Dupla nos EUA e Austrália!

Se por um lado os timbres vocais de Phil, em determinados trechos soam cansativos e demasiadamente esforçados – com a junção de drives fortes + a dicção rápida, vinda do Hardcore – o instrumental selvagem não deixa espaço para o marasmo, amparado pela boa orquestração em estúdio a cargo do competente baterista Vinnie Paul e do produtor Terry Date (Overkill, Dark Angel, Chastain, etc), que por obrigação deixou os todos os instrumentos bem perceptíveis – principalmente o baixo estalado de Rex.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | O disco em si, aposta na variedade, com faixas que mesclam momentos velozes a diversos outros com muito groove e peso, em uma audição razoavelmente extensa. Os 52 minutos são divididos equilibradamente entre 11 músicas, sendo que os destaques, vão de "Mouth for War", à cadenciada "Walk" e a curta e direta "Fucking Hostile", até a sombria e longa "This Love", a furiosa "Rise", passando pela quebrada "Living in a Hole" e culminando na introspectiva "Hollow", que é dividida estruturalmente em duas partes – do início ao meio é mais melodiosa, e desse ponto ao fim, se torna um pouco mais pesada, com um clima mais sério.
O Pantera, é daquele tipo de banda que se ama ou se odeia. No entanto, é sempre bom ouvir algum material e tirar suas próprias conclusões… E de fato, ‘Vulgar Display of Power’, está no mercado a 25 anos, e até hoje, dá o que falar!

Integrantes:
Philip Anselmo (vocal);
Dimebag Darrell (guitarra);
Rex Brown (baixo);
Vinnie Paul (bateria)
Faixas:
01. Mouth for War
02. A New Level
03. Walk
04. Fucking Hostile
05. This Love
06. Rise
07. No Good (Attack the Radical)
08. Live in a Hole
09. Regular People (Conceit)
10. By Demons Be Driven
11. Hollow.
Outras resenhas de Vulgar Display of Power - Pantera
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
Guns N' Roses encerra turnê no Brasil com multidões, shows extensos e aposta em novos mercados
Sepultura se despede entre nuvens e ruínas
O melhor solo de guitarra de todos os tempos, segundo Eric Clapton
O motivo por trás da decisão de Aquiles Priester de vender baquetas do Angra no Bangers
Belo Horizonte entra na rota do rock internacional e recebe shows de Men At Work, Dire Straits Legac
A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
Dave Grohl redescobriu o Alice in Chains graças às filhas
A opinião de Fernanda Lira sobre Jessica Falchi como nova guitarrista do Korzus
Como "volta às origens" causou saída de Adrian Smith do Iron Maiden
Greyson Nekrutman posta performance ao vivo de "Territory", clássico do Sepultura
Andreas Kisser afirma que turnê de despedida talvez seja a melhor da história do Sepultura
Para Adrian Smith, Iron Maiden jamais acabará enquanto Steve Harris existir
Megadeth toca "Ride the Lightning" pela primeira vez ao vivo
Por que a turnê de reunião original do Kiss fracassou, segundo Gene Simmons
A lenda do rock nacional criticada: "Você faz churrasco melhor do que sola guitarra"
O álbum onde Steve Harris teve que tomar decisões que não agradaram Bruce Dickinson
Lista: as dez melhores músicas para se ouvir na estrada
Pantera: A capa que define a sonoridade de uma banda
Pantera: A exibição vulgar do poder
O disco que define o metal, na opinião de Amy Lee, vocalista do Evanescence
Baterista quer lançar disco ao vivo da atual formação do Pantera
Vocalista encoraja fãs a conhecer a fase farofa do Pantera
O guitarrista que moldou o timbre do Metallica, segundo James Hetfield
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme

