Pantera: Apenas Demonstração Vulgar
Resenha - Vulgar Display of Power - Pantera
Por Vitor Sobreira
Postado em 30 de junho de 2017
A mudança de estilo, para a banda texana Pantera, foi essencial para que seu nome ficasse eternizado na música pesada mundial. Se o Glam/Metal dos primeiros trabalhos não surtiu muitos resultados, foi a partir do lançamento de ‘Cowboys From Hell’ (1990), que as coisas ficaram mais intensas, pesadas e agressivas, com a banda se preparando de fato, para a chegada dos anos 90.
Consolidando a nova fase, em 25 de fevereiro de 1992, o sexto disco do grupo, veio ao mundo, através da gravadora Atco Records (responsável também, por trabalhos de bandas como Manowar, Loudness e Dream Theater), trazendo em sua inovadora bagagem, o que se convencionaria a chamar de ‘Groove Metal’.
Com toda certeza, se Vinnie, Dimebag, Phil e Rex, soubessem que a "nova" fórmula faria sucesso, teriam apostado em algo do tipo anteriormente, mas, como tudo acontece no seu tempo, ‘Vulgar Display of Power’ foi sucesso imediato, e atingiu ótimas colocações nas paradas musicais dos Estados Unidos (#44) e Reino Unido (#64), logo em 1992; na Alemanha (#69) em 1993; Japão (#54) em 1997 e na Bélgica (#196), em 2012. Além de melhores posições nos ‘charts’ – em relação o anterior – recebendo ao longo dos anos, as certificações de Ouro, nos EUA, Canadá e Reino Unido, e Platina/Platina Dupla nos EUA e Austrália!
Se por um lado os timbres vocais de Phil, em determinados trechos soam cansativos e demasiadamente esforçados – com a junção de drives fortes + a dicção rápida, vinda do Hardcore – o instrumental selvagem não deixa espaço para o marasmo, amparado pela boa orquestração em estúdio a cargo do competente baterista Vinnie Paul e do produtor Terry Date (Overkill, Dark Angel, Chastain, etc), que por obrigação deixou os todos os instrumentos bem perceptíveis – principalmente o baixo estalado de Rex.
O disco em si, aposta na variedade, com faixas que mesclam momentos velozes a diversos outros com muito groove e peso, em uma audição razoavelmente extensa. Os 52 minutos são divididos equilibradamente entre 11 músicas, sendo que os destaques, vão de "Mouth for War", à cadenciada "Walk" e a curta e direta "Fucking Hostile", até a sombria e longa "This Love", a furiosa "Rise", passando pela quebrada "Living in a Hole" e culminando na introspectiva "Hollow", que é dividida estruturalmente em duas partes – do início ao meio é mais melodiosa, e desse ponto ao fim, se torna um pouco mais pesada, com um clima mais sério.
O Pantera, é daquele tipo de banda que se ama ou se odeia. No entanto, é sempre bom ouvir algum material e tirar suas próprias conclusões… E de fato, ‘Vulgar Display of Power’, está no mercado a 25 anos, e até hoje, dá o que falar!
Integrantes:
Philip Anselmo (vocal);
Dimebag Darrell (guitarra);
Rex Brown (baixo);
Vinnie Paul (bateria)
Faixas:
01. Mouth for War
02. A New Level
03. Walk
04. Fucking Hostile
05. This Love
06. Rise
07. No Good (Attack the Radical)
08. Live in a Hole
09. Regular People (Conceit)
10. By Demons Be Driven
11. Hollow.
Outras resenhas de Vulgar Display of Power - Pantera
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Metallica que deixava o público entediado, segundo Kirk Hammett
Regis Tadeu derruba consenso de décadas sobre "Roots" do Sepultura
Aos 58 anos, baterista do Cannibal Corpse admite dificuldades de sair em turnê
As 7 maravilhas do mundo do heavy metal e como conhecê-las
Malcolm Young era um guitarrista "melhor que Eddie Van Halen", segundo Angus Young
Matt Sorum aceitaria reunião do Velvet Revolver com Lzzy Hale nos vocais
John Lennon sobre seu álbum favorito dos Beatles: "Musicalmente superior ao 'Sgt. Pepper's'"
A opinião emocionada de vocal do Death Angel sobre "Kill 'Em All", primeiro álbum do Metallica
O riff inesquecível que surgiu "do nada" às 3 da manhã para Kirk Hammett
Em outubro, Iron Maiden inaugura em São Paulo a "Eddie's Emporium Experience Store"
A música do Pink Floyd que foi cortada de "The Wall" mas todos acabaram conhecendo
A melhor música que o Slayer lançou no século XXI, de acordo com a Metal Injection
Tarja Turunen fará show em São Paulo em maio de 2027
10 rockstars que já estão na casa dos 80 anos de idade e seguem na estrada
A banda clássica que Dave Grohl achou muito melhor que o Van Halen ao vivo
O hit de Cazuza com título que levou mãe a questionar: "Filho, você é infeliz?"
Os nomes do grunge que Ronnie James Dio mais gostava; "Tudo banda de alto nível"
O dia que Tony Iommi expulsou Madonna de ensaio histórico do Black Sabbath
Pantera: A capa que define a sonoridade de uma banda
Pantera: A exibição vulgar do poder
Policial que matou assassino de Dimebag Darrell compartilha memórias da noite
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
Pantera ajudou a salvar o metal na década de 90, segundo Rob Halford
11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
5 músicas de metal que entregam o melhor momento nos primeiros 30 segundos
Richie Faulkner (Judas Priest) revela experiência com tabuleiro Ouija e CD do Pantera
Para Sebastian Bach, Pantera soava como uma mistura de ZZ Top com Slayer
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?



