New Democracy: desgrace a sua família com o Thrash Groove de MG
Resenha - Disgrace to The Family - New Democracy
Por Willba Dissidente
Postado em 17 de maio de 2017
Nota: 8
Thrash Metal é um estilo que alia, desde os primórdios dos anos oitenta, o Punk rock com o N.W.O.B.H.M., sendo o Brasil um dos países que mais produz grupos bem sucedidos no gênero; como LEVIAETHAN, DORSAL ATLÂNTICA, SEPULTURA etc. Muito se engana que tudo quem acha que tudo que se pode conhecer de Thrash está nos discos clássicos do EXODUS, METALLICA, TESTAMENT. Ao lado da corrente old-school, hoje representada por nomes como VIOLATOR, DUNKELL REITER, PIRAÑA, VINGADOR, THE FORCE etc segue forte o segmento Groove, seu irmão mais modernizado; e nem por isso menos interessante. E investir em vocais rasgados e roucos, a ausência de paradinhas mortais e batidas mais lentas e cadenciadas entre a pauleira é justamente a proposta dos varginhenses do NEW DEMOCRACY.
Com nome inspirado no conceito de "nova revolução democrática" do chinês Mao Zedong, os quarteto da terra do ET - novamente se auto-financiando - resolveu regravar 3/4 do material do seu EP-Demo "A New Concept for you to meet", porém, com a maturidade adquirida nesses anos, a produção alcançou o patamar que anteriormente só foi almejado. Além das características já presentes no som do NEW DEMOCRACY, "Disgrace to the Family" apresenta timbres mais pesados, mais gordos e oleosos. As novas levadas de bateria também adicionaram muito peso à nova velha banda, sejam nos insanamente velozes bumbos duplos como nos andamentos e viradas mais cheios. Felizmente, o baixista William Assis ficou confortável tocando com a bateria assim, adicionando mais tempero na cozinha. Ainda que a sonoridade desse EP seja direcionado ao peso das guitarras base, o baixista faz um solo excelente no final de "Without Fear".
Características herdadas de PANTERA e HATEBREED descristas acima não matam as próprias particularidades do NEW DEMOCRACY. O disco, assim como o anterior é aberto por uma introdução épica que leva à já conhecida "We're Not Fools". Se anteriormente, as guitarras dobradas à la IRON MAIDEN chamavam toda atenção, aqui elas se tornam adornos da melodia; sendo como uma guitarra só solando sobre duas bases. "Hipocrisy" exemplifica bem nossa descrição.
https://soundcloud.com/newdemocracy/new-democracy-08-new-democracy
Optando por gravar as bases constantemente, o que torna o som mais pesado, a nova aposta é que as mudanças de andamento e bases dão os ganchos melódicas que tornam as músicas marcantes - não faltando uns arpejos aqui e acolá; ressaltando o trampo de preenchimento do guitarrista Bruno Greis. Todavia, isso não faz do disco fracos nos solos de seis cordas, com o vocalista Rafael Lourenço fritando solos rápidos e melódicos surpreendentes; como em "Coz I'm Not You".
Também chamado de Post-Thrash, foi o Groove Thrash deu os fundamentos para o New Metal, que abaixou a afinação e se valeu de elementos do Rap, mas não espere encontrar qualquer semelhança do NEW DEMOCRACY com KORN e congêneres. A brutalidade aqui, ainda que mais moderna, é para headbangers e os old school poderão bater cabeça nos bons momentos de sons como a antiga a "Mercy" e faíxa título do conjunto, "New Democracy", finalmente registrada em disco. Não podemos deixar de citar que as músicas foram gravadas no cd como arquivos de MP3 e não de audio; podendo os aparelhos mais antigos terem dificuldades para ler o disco.
Um outro ponto fraco é não ter sido regravada a faixa "Killing in the Name of God", porém o NEW DEMOCRACY já soltou dois singles on-line, "Like a Discracy" e "Consequence", além de estar gravando um vídeo-clipe para a faixa "Zombie"; que também não está disponível ainda em lugar algum. Muito possivelmente, esse material será agrupado em novo EP ou quem sabe o esperado Full length do NEW DEMOCRACY. Seu novo conceito foi aprovado. Esperamos agora que a desgraça seja expandida.
Trechos de "Disgracy to the Family" inteiro podem ser ouvidos pelo site do NEW DEMOCRACY (link no final), além de todas as faixas poderem ser compradas por R$ 1,50 cada e o disco ser encomendado pelos correios por R$ 10,50. O álbum vêm em caixa de acrílico com capa e contra capa e mídia de cd-r impressa. Além de "Disgracy to the Family", o NEW DEMOCRACY tem disponível para venda cinco modelos de camisetas, além de dois chaveiros.
NEW DEMOCRACY:
Dawn - guitarra, vocal e programação de bateria.
Bubu - guitarra.
Will - baixo.
Após a gravação, o baterista Alexandre Botrel (ex- DESCEREBRATION) passou a integrar o NEW DEMOCRACY nas apresentações ao vivo.
Discografia:
A New Concept for you to meet (EP, 2014).
Disgracy to the Family (EP, 2017).
Disgracy to the Family - 2017 - Independente - Nacional -25 minutos
01 . A New Dawn (Carmina Burana in Cm) (02:40).
02 . We're not Fools (07:09)
03 . No Mercy (05:30)
04 . New Democracy (04:07)
05 . Without Fear (05:16)
06 . Hypocrisy (03:09)
07 . Coz' I'm not you (05:42)
Site:
http://www.newdemocracyband.com/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps