Terrosphere: A Esfera de Terror do Death Metal nacional
Resenha - Blood Path - Terrorphere
Por Vitor Sobreira
Postado em 17 de abril de 2017
Não basta uma banda querer praticar algum estilo musical, se não possuir uma real vontade e determinação em seus objetivos, afinal de contas a música não pode se tornar um "produto descartável", mas sim, um prazer a ser oferecido ao público apreciador. Assim como em qualquer estilo, é importante um grupo saber se destacar, e ainda que utilize influências, deve dosar tudo e criar uma sonoridade atraente que fortaleça seu nome.
Compondo músicas fortes, verdadeiras e tudo dentro de seu Death Metal, a banda Terrosphere, nos chama a atenção com seu EP ‘Blood Path’, que apesar da pegada ‘old school’, não deixa de soar atual. Começando pela interessante e assustadora imagem de capa (que remete imediatamente aos filmes de terror) e passando pelas cinco ótimas faixas, temos aqui um belo exemplar do ‘Metal da Morte’ feito aqui mesmo, em nosso devastado Brasil.
Curiosamente, a faixa "Assassinos", é cantada em português, e se refere aos atentados em nome de uma interpretação doentia e desastrosa de uma religião milenar, e suas conseqüências a todo o Mundo, vitimando milhares de inocentes. As outras quatro são em inglês, mas mantêm o tópico "violência" em evidencia.
Com um vocal gutural bem fechado (grave), palhetadas e batidas ríspidas, anunciam o que será ouvido em todo o trabalho: agressividade, climas perturbadores e obscuros, além de muito ‘feeling’. Todas as faixas, merecem a total atenção do ouvinte, pois cada uma traz passagens muitíssimo bem elaboradas. Talvez por causa de algumas levadas mais diretas, em conjunto com os solos, em alguns momentos me vem à cabeça a banda paulista MX, no álbum ‘Mental Slavery’, mas isso vai de acordo com cada um.
Um cuidado que deve ser tomado, por todo músico na hora de registrar seu trabalho, é a percepção de como ficarão os processos de estúdio (gravação, mixagem, masterização, produção), pois serão observados sim, além das composições. Em um estilo mais pesado e agressivo como o Death Metal, onde as distorções da guitarra podem soterrar o baixo, e a bateria os vocais, e assim por diante, tudo precisa ser bem estudado e equilibrado. O caso aqui não é totalmente este, entretanto, sente-se uma necessidade maior ouvir uma qualidade sonora que faça maior justiça as musicas. Devemos pensar também, que se a intenção da banda, foi soar mais ‘old school’, está tudo certo, mas caso contrário, é uma coisa que deve ser observada em um futuro lançamento. Como exemplo, a bateria, ficou devendo um pouco, não pela forma como foi executada, mas sim, captada. Os vocais, em determinados momentos, soam um pouco alto de mais e se sobrepõem às bases de guitarra, enquanto que o baixo, ficou literalmente "baixo" e sem algum efeito que o fizesse se destacar… São detalhes, que não comprometem o interessante resultado final que você irá conferir ouvindo este ‘Blood Path’, mas, precisam ser levados em consideração, para que tudo soe ainda mais profissional. No mais, parabéns a toda a banda pelo trabalho!
Formação:
Werner Lauer (vocal e baixo)
Udo Ricardo (guitarra)
Francisco Neves (guitarra)
Victor Oliveira (bateria)
Músicas:
01 – Assassinos
02 – War Curse
03 – Terror Squad
04 – Blood Path
05 – Mind Control.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
"I Don't Care", do Megadeth, fala sobre alguém que Dave Mustaine admite ter implicância
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
35 grandes músicas que o Megadeth lançou no século XXI
Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...
Com dois ex-integrantes do Exciter, Powerrage anuncia primeiro álbum, "Beast"
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
"Tool virou música de velho", admite vocalista Maynard James Keenan
Ao lidar com problemas de saúde, Dee Snider admitiu fazer algo que rejeitou a vida inteira
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
Metal Church anuncia seu décimo terceiro disco, o primeiro gravado com David Ellefson
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
Sarcófago: pioneirismo, polêmica e death metal
Apple Music divulga lista com 100 melhores álbuns da história; Nirvana aparece no top 10
Kerry King enumera os principais motivos que levaram ao fim do Slayer


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado



