Doomshine: Epic Doom progressivo e com muita melodia
Resenha - End Is Worth Waiting For - Doomshine
Por Bruno Rocha
Postado em 10 de abril de 2017
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Doom Metal encontrou uma nova forma de se expor com o lançamento do clássico "Epicus Doomicus Metallicus" (1986), do CANDLEMASS. Agregando elementos da NWOBHM de ANGEL WITCH e WITCHFINDER GENERAL, com alguma influência do Speed Metal vigente na época e lançando mão de vocais operísticos e dramáticos, com letras narrando contos, o novo Doom Metal foi batizado com o nome do álbum supracitado: Epic Doom Metal. E Leif Edling fez escola. Ensinados pelo CANDLEMASS surgiram outros nomes do Epic Doom como SOLITUDE AETURNUS, SOLSTICE e MEMENTO MORI. E até hoje a safra de bandas de Epic Doom continua crescendo. Um dos principais nomes do gênero na atualidade vem da cidade de Ludwigsburg, Alemanha, e atende pelo nome autodelativo de DOOMSHINE. Recentemente a banda liberou seu terceiro full-length, "The End Is Worth Waiting For", pela gravadora Metal On Metal Records.
Com um som de altíssima qualidade e nitidez, gravado no estúdio Doomcave, de propriedade do baixista Carsten Fisch, o disco apresenta sete peças do melhor que existe no Doom Metal melódico, como eles se denominam. Nota-se muita influência da banda SOLITUDE AETURNUS nos arranjos das músicas do DOOMSHINE, muito devido ao uso competente de escalas orientais. Neste terceiro álbum, a banda se mostra mais concisa e direta no que se propõe a fazer, diferentemente do antecessor "The Piper At The Gates Of Doom" (2010), um álbum longo e cheio de subterfúgios. Uma peculiaridade do DOOMSHINE são as letras que apresentam, de certa forma, um ponto de vista otimista das coisas e nas histórias narradas, vide o uso constante da palavra "shine" (brilhe).
Iniciando com "Celtic Glasgow Frost", o álbum apresenta ótimos riffs Doom e solos com muito arpegio, cortesia do guitarra-solo Sven Podgurski, enquanto a letra traz diversas referências à Escócia e a algumas bandas clássicas europeias. Torna-se até divertido (diversão no Doom?) ouvir DOOMSHINE e procurar pelas referências nas letras bem forjadas. Seguem-se os trabalhos com "Witchburn Road", uma música de 10 minutos muito bem composta e que só empolga com sua progressão.
Após a grooveada "Third From Inferno", chega um dos grandes destaques que é "The Alchemist Of Snowdonia", com um riff marcial bastante empolgante, alternando com os vocais de Timmy Holz, dono de timbre limpo e peculiar, que também responde pela guitarra-base. Imagine IRON MAIDEN tocando Doom Metal. Aqui, ocorre a participação do vocalista Sascha Holz, irmão de Timmy. Temos ainda a viagem quase etérea de "Moontiger", o Heavy Metal acelerado de "Shelter Of The Beast" e a pura CANDLEMASS "Shipwrecked At Doom Bar".
Impressiona a naturalidade com a qual o DOOMSHINE compõe músicas progressivas sem perder a mão ou a empolgação. Cria-se otimismo no ouvinte a ótima qualidade de som, além das excelentes composições em si, que nos fazem esperar com parcimônia os próximos movimentos. Muitos méritos também para a cozinha composta pelo baixista Carsten Fisch e pelo baterista Markus Schlaps. O baixo, por sinal, dá todo um peso primordial ao som.
Gravado, produzido e mixado pelo próprio baixista e com uma arte cósmica elaborada também pelo baixista mil-e-uma-utilidades, "The End Is Worth Waiting For" mostra que o Doom Metal está mais bem servido do que nunca. Leif Edling (CANDLEMASS) deve se sentir orgulhoso pela escola que criou; John Perez e Robert Lowe (SOLITUDE AETURNUS) são exultantes por darem uma nova e criativa cara ao Epic Doom. E o DOOMSHINE aprendeu direitinho como fazer o tal do Epic Doom. Que continuem brilhando ainda por muito tempo.
The End Is Worth Waiting For – Doomshine (Metal On Metal, 2015)
Tracklist:
01. Celtic Glasgow Frost
02. Witchburn Road
03. Third From Inferno
04. The Alchemist Of Snowdonia
05. Moontiger
06. Shelter Of The Beast
07. Shipwrecked At Doom Bar
Line-up:
Timmy Holz – vocais, guitarras
Sven Podgurski – guitarras
Carsten Fisch – baixo
Markus Schlaps – bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico absoluto do Metallica cuja introdução foi inspirada em uma música do Venom
Metallica volta a tocar música que estava fora dos seus shows desde 2008
Álbum do Sepultura é citado como um dos melhores discos do thrash metal em lista da Kerrang!
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Fernanda Lira revela que irmã é jogadora profissional de futebol e já foi pra Seleção
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
Charlie Benante fica de fora de mais um show do Anthrax
A banda de rock nacional dos anos 1980 que Lobão comparou com o Palhaço Carequinha
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
A música solo que Gilmour se arrependeu de escrever por causa do Pink Floyd
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
Os 10 melhores discos do thrash metal, de acordo com a Kerrang!
A música de 1968 dos Beatles que é a pior de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
Nicko McBrain quis deixar o Iron Maiden nos anos 1980 por ter errado em um show
A música do Metallica que Elton John considera uma das melhores da história
A música do "Angels Cry" que o Angra não conseguiu tocar, então usaram gambiarra para gravar
Caetano Veloso e o astro que seria "novo Bob Dylan" , mas "nunca estourou no Brasil"
O Julgamento do Metal Clássico: Rock Justice impressiona na estreia com "You've Been Served"
Carach Angren - O horror dentro da caixa em "Dance and Laugh Amongst the Rotten"
Animals (1977) - quando o Pink FLoyd resolveu chamar todo mundo de bicho
Moonspell - A grandiosidade do Heavy Metal e da música erudita em "Opus Diabolicum"
Resenha: "Hard-Fi" - Rosa Tattooada (2026)
Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



