A banda que se autodestruiu por "conceito ridículo", segundo Bono do U2
Por Gustavo Maiato
Postado em 05 de março de 2025
Para muitas bandas, o maior desafio não é alcançar o sucesso, mas saber como lidar com ele. A fama pode abrir portas, mas também pode limitar artistas que têm medo de mudar e alienar seu público. Bono, vocalista do U2, sempre esteve disposto a correr riscos musicais, mas lamenta que outras bandas tenham se perdido antes de terem a chance de crescer.
U2 - Mais Novidades
Em entrevista resgatada pela Far Out, Bono citou o Echo & the Bunnymen como um exemplo de banda que se prejudicou por se apegar à ideia de autenticidade a qualquer custo. "Grandes grupos foram destruídos por conceitos ridículos como o de não ‘vender-se’. Isso parte meu coração. É como a Revolução Cultural na China: livrar o rock dos pensadores, livrar o rock das grandes ideias. Vi isso destruir bandas como o Echo & the Bunnymen, talentos extraordinários que desmoronaram por essas coisas", declarou o vocalista.
A publicação explica que o U2 sempre se destacou por buscar novas sonoridades, experimentando desde o pós-punk no início da carreira até flertes com o pop eletrônico em Pop e revisitando seu próprio repertório em "Songs of Surrender". Nem todas as mudanças foram bem recebidas, mas a banda nunca deixou de se reinventar.
Quem é a banda Echo & the Bunnymen?"
O Echo & the Bunnymen surgiu no cenário pós-punk britânico no final dos anos 1970, conquistando rapidamente notoriedade com sua sonoridade melancólica e atmosferas carregadas. Com letras introspectivas e instrumentais marcados pela guitarra envolvente de Will Sergeant e os vocais expressivos de Ian McCulloch, a banda se destacou no Reino Unido e internacionalmente. O álbum "Ocean Rain" (1984), considerado seu ápice criativo, trouxe o hit "The Killing Moon, que até hoje é uma das músicas mais icônicas do gênero.
Apesar do sucesso, o grupo enfrentou desafios significativos, incluindo a saída de McCulloch em 1987 e a trágica morte do baterista Pete de Freitas em 1989. A banda passou por reformulações e até tentou seguir sem seu vocalista original, mas sem o mesmo impacto.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ouça tributo ao Rainbow com verdadeira seleção de astros do rock e metal
Judas Priest lança coletânea que abrange várias fases da discografia
O ex-jogador que ouvia heavy metal antes dos jogos para se motivar
Geddy Lee e seu disco preferido do Pink Floyd; "me cativou e incendiou a imaginação"
Tributo a Syd Barrett une Pink Floyd, David Bowie, Violeta de Outono e John Paul Jones
"A banda de abertura mais difícil que já tivemos foi o Guns N' Roses", revela Bruce Dickinson
O álbum gravado sob intensa tristeza que se tornou um dos maiores do Queen, conforme Brian May
A canção dos Beatles que pirou a cabeça de Mick Jagger quando ele a ouviu
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Resenha e fotos do Sweden Rock Festival 2026 - Keep the Fire burning!
A banda southern que Steve Harris considera das melhores que abriu para o Iron Maiden
Cronos, do Venom, já pintou o cabelo por conta de Kate Bush
As Cinco Melhores Músicas de Andre Matos - Parte 1
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
Os 10 maiores discos de despedida da história do metal, segundo a Louder


O guitarrista dos anos setenta que The Edge diz ter influenciado todo mundo
Os 100 melhores álbuns dos anos 1980 segundo o Ultimate Classic Rock
As duas bandas gigantes que fizeram Eric Clapton achar que o rock havia perdido as raízes
Time Magazine: os 100 maiores álbuns de todos os tempos
Rogério Mendonça: dono de uma invejável coleção do U2


