Megadeth: Fazendo reparos nas mudanças!
Resenha - Worlds Needs A Hero - Megadeth
Por Vitor Sobreira
Postado em 24 de março de 2017
Após enfrentar algumas polêmicas, principalmente com o lançamento do tão questionado ‘Risk’ (1999), e querendo deixar para trás as urucubacas vividas nos anos finais da década de 90, a banda norte-americana Megadeth, tentou retomar aos poucos ao seu som tradicional, aproveitando a entrada do novo milênio e a parceria com a nova gravadora, Sanctuary Records – após muitos anos com a Capitol. Então, eis que em maio de 2001, o nono álbum de sua carreira, ‘The World Needs a Hero’, foi jogado no colo de seus receosos fãs, críticos e especuladores, atentos por mudanças.
Contando com uma formação forte, que além do emburrado líder Dave Mustaine, de seu parceiro David Ellefson e do baterista Jimmy DeGrasso – que participou do disco anterior, ainda contou com o guitarrista Al Pitrelli (Alice Cooper, Savatage, Trans-Siberian Orchestra, etc) substituindo Marty Friedman – o que supostamente, renovaria as esperanças de muitos, assim como a sonoridade. No entanto, Al foi coautor da música "Promises", e só.
É notável que o álbum, possui diversas faixas e momentos interessantes, mas faltou sim um pouco mais de boa vontade em relação as composições mais pesadas e menos experimentais, à produção (que ficou bem simples) e até mesmo em relação à horrorosa capa assinada por Hugh Syme, que escancara violentamente um Vic Rattlehead saindo de um corpo – que alguns afirmam ter sido o próprio Mustaine, o "modelo".
Experimental, é como poderia se definir este trabalho, logo de cara, pois certamente, ainda não era a "mesma" banda, que havia registrado clássicos de outrora, ainda que, conte com uma boa seleção de músicas, o som não possuí o peso adequado, nem muita velocidade (para proporcionar uma variação rítmica mais satisfatória), sem dizer ainda, que é extenso, com quase uma hora de duração. São necessárias algumas audições para compreender o que o Megadeth quis passar com o disco, mas se o ouvinte persistir um pouco, obviamente encontrará ótimos momentos aqui (seja uma levada acelerada, um solo mais técnico, riffs trabalhados, e por aí vai), além de notar alguns climas discretamente melancólicos.
Ecos de Thrash ainda são ouvidos, mas não é fácil tentar enquadrar ‘The Worls Needs A Hero’ em uma classificação precisa (caso isso seja realmente necessário), chegando a ser confuso, devido à musicalidade gerada aqui. Heavy Metal, pitadas de Thrash Metal e Progressivo aqui e ali, e ainda algum apelo mais comercial, sem esquecer também, de detalhes extras, como arranjos de cordas (por Suzie Katayama), trompete (Bob Findley) e percussão (Chris Vrena).
De todas as 12 composições, "Moto Psycho" é sem dúvidas a faixa mais descartável do trabalho, e poderia facilmente ter sido deixada de lado, pois chega a ser difícil de entender como ainda ganhou um clipe… Entretanto, como destaques: "Disconnect", a faixa título, "Promises", "Losing My Senses", "Dread and the Fugitive Mind" e "Return to Hangar" (título mais do que sugestivo, não?!), abrem as portas da mente, e contribuem para que o ouvinte resolva dar uma chance a este trabalho oculto na história da banda. Em suma: Um bom disco!
Formação:
Dave Mustaine (guitarra e vocal);
Al Pitrelli (guitarra e backing vocal);
David Ellefson (baixo e backing vocal);
Jimmy DeGrasso (bateria)
Faixas:
01 – Disconnect
02 – The World Needs a Hero
03 – Moto Psycho
04 – 1000 Times Goodbye
05 – Burning Bridges
06 – Promises
07 – Recipe for Hate… Warhorse
08 – Losing My Senses
09 – Dread and the Fugitive Mind
10 – Silent Scorn (Instrumental)
11 – Return to Hangar
12 – When.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ozzfest confirma segundo país que receberá o evento em 2027
Digão explica o erro dos Raimundos: "Mamonas Assassinas foram mais inteligentes"
Helloween - um espetáculo completo na borda da cidade de São Paulo
Seven Crossroads Festival anuncia oito atrações, seis delas inéditas no Brasil
Os 10 covers mais tocados pelo Metallica ao vivo, segundo a Noise Creep
Em parceria com a Casa da Moeda Real, Pink Floyd lança palhetas em cobre, prata e ouro
A música do Metallica que deixava o público entediado, segundo Kirk Hammett
O clássico do hard rock dos anos 1980 que banda achou tão ruim que regravou
Tarja Turunen fará show em São Paulo em maio de 2027
Axl Rose estaria ajudando cantora country em projeto voltado ao rock
Matt Heafy (Trivium) cita os 3 álbuns que mais o influenciaram
Quiet Riot anuncia seu novo vocalista, John Torra
Família de Brent Hinds publica manifesto sobre disputa com o Mastodon
Malcolm Young era um guitarrista "melhor que Eddie Van Halen", segundo Angus Young
A curiosa opinião de Humberto Gessinger sobre o Supertramp
O famoso bordão do Faustão que foi criado após reclamação dos Paralamas do Sucesso
Capas: 10 das mais belas feitas por artistas dos quadrinhos
Corey Taylor, do Slipknot, explica as nojentas desvantagens das máscaras

Dave Mustaine diz em seu livro que câncer foi uma "experiência transformadora"
James Hetfield enviou mensagem de apoio quando Dave Mustaine estava com câncer
A música que a MTV "pegou emprestada" do Megadeth
Dave Mustaine espera ser curado por Deus de problema incurável na mão
Baixo de James LoMenzo apresenta falha durante intro de "Peace Sells" em show do Megadeth
Dave Mustaine mudou de vida depois que se converteu; "Deus me enviou para o AA"
As quatro bandas que Dave Mustaine incluiria em um novo Big Four
65 grandes músicas gravadas por Dave Mustaine, que completa 65 anos neste domingo
Dave Mustaine relembra álbum do Megadeth que produziu "à beira da morte" em luta contra o câncer
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 2000 e 2020, segundo a Metal Hammer
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?



