Overkill: Mostrando o alto nível de sua fase atual
Resenha - Grinding Wheel - Overkill
Por Junior Frascá
Postado em 23 de março de 2017
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O OVERKILL, embora nunca tenha alcançado o prestígio de grandes bandas do thrash, como as do Big Four, ou mesmo de outras como TESTAMENT e EXODUS, sempre foi um dos grupos mais respeitados do underground do estilo. E desde o maravilhoso "Ironbound", de 2010, a banda vem em um dos melhores momentos de sua carreira, lançando um disco sensacional atrás do outro, o que ocorre novamente com esse que é o 18º de sua carreira.
Com a porradaria comendo solta do começo ao fim, "The Grinding Wheel" é uma verdadeira pedrada thrash, que não dá descanso ao ouvinte, e trazendo a essência peculiar do OVERKILL de fazer música pesada, e que não é comparável com nenhuma outra banda do estilo.
E isso se deve principalmente ao baixo pulsante e presente de DD. Verni, que aqui se mostram ainda mais técnicos que de costume, conferindo um peso extra às composições, e às linhas vocais inconfundíveis de Bobby "Blitz" Ellsworth, que mesmo já sendo um tiozão, ainda detona.
Todas as faixas presentes no disco são bem interessantes, como a ótima abertura, "Mean Green Killing Machine", com seus riffs poderosos, ótimos andamentos, e um refrão dos mais grudentos.
E embora a banda mantenha intacto seu estilo, há ainda espaços para algumas inovações. A faixa título, que encerra o trabalho, mostra uma nova faceta da banda, em especial na sua parte final, com um clima épico obscuro até antes não utilizado pelos americanos.
A versão nacional (lançada em um belíssimo digipack pela Shinigami Records) ainda traz como faixa bônus o cover para "Emerald", do saudoso THIN LIZZY, e que ficou bem interessante, embora não fuja muito da versão original.
Ou seja, não há nada mais de se esperar aqui do que thrash metal da mais alta qualidade, feito por que entende do riscado, mostrando que o OVERKILL tem muita lenha para queimar ainda.
The Grinding Wheel - Overkill
(Shinigami Records - 2016)
1. Mean Green Killing Machine
2. Goddamn Trouble
3. Our Finest Hour
4. Shine On
5. The Long Road
6. Lets All Go to Hades
7. Come Heavy
8. Red White and Blue
9. The Wheel
10. The Grinding Wheel
Bonus Track:
11. Emerald (Thin Lizzy Cover)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
O que pode ter motivado a saída abrupta de Fabio Lione do Angra?
Angra "deixa escapar" que Alírio Netto faz parte de sua formação atual
Billboard Brasil confirma que Alírio Netto é o novo vocalista do Angra
Guns N' Roses anuncia lançamento dos singles "Nothin" e "Atlas" para 2 de dezembro
James Hetfield não ficou feliz com o visual adotado pelo Metallica nos anos 90
Poucas horas após deixar o Arch Enemy, Alissa White-Gluz lança primeira música de álbum solo
As três linhas de baixo favoritas de Flea, do Red Hot Chili Peppers
Arch Enemy anuncia a saída da vocalista Alissa White-Gluz
As duas preocupações de Rafael Bittencourt com o anúncio do show da formação "Rebirth"
A sensação desconfortável que Renan Zonta sentiu ao gravar com Boça (Hermes & Renato)
Bruce Dickinson: ex-Metallica mostra foto rara do peludo vocalista na piscina
O clássico imortal do Heavy Metal que quase não foi gravado por ser "pop demais"
Jason Bittner insinua que não recebeu nenhum aumento durante seus 7 anos no Overkill
5 discos lançados em 1991 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Confira 5 shows que você não pode perder no Setembro Negro Festival 2025
Cinco clássicos do heavy metal com intros de bateria inesquecíveis
10 bandas que prestaram tributo ao Black Sabbath com covers marcantes



