Alírio Netto: Mostrando uma nova faceta de sua musicalidade

Resenha - João de Deus - Alírio Netto

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Junior Frascá
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Já contando com uma carreira de destaque na cena nacional, Alírio Netto (AGE OF ARTEMIS) é uma das grandes da música contemporânea brasileira. E agora acaba de colocar no mercado nacional o seu primeiro disco solo. Mas pode ir tirando o cavalinho da chuva, pois aqui não há nada que remete aos trabalhos anteriores do vocalista em suas bandas de heavy metal.

Angra: vocal cover de "Make Believe" feito por Pedro CamposAs regras do Death Metal

Pelo contrário, nesta empreitada solo, Alírio procurou seguir uma linha mais voltada ao pop rock, com várias outras influências, inclusive de new age e música clássica, tudo de forma coesa e bem equilibrada, criando uma obra agradável e de fácil assimilação, que cativa o ouvinte logo na primeira audição.

Além disso, é perceptível também que se trata de uma obra bem intimista e introspectiva, com o músico se abrindo e explorando outras facetas de sua musicalidade, o que o faz com muita paixão e intensidade.

Gravado no Do It Estúdio, produzido por Edu Falaschi e mixado e masterizado por Tito Falasch (sendo que ambos também contribuíram em algumas composições), o álbum tem uma sonoridade limpa e cristalina, perfeita para o tipo de som aqui apresentado, e contribuindo muito para a excelência do material.

Todas as oito faixas do disco regular são cantadas em português, sendo que apenas o bônus da versão nacional, "Your Smile", é cantado em inglês.

Todas as faixas são muito legais, destacando-se logo de cara o primeiro single, "Viver (One Love)", com uma letra cativante, e uma melodia grudenta, com ótimos arranjos; "De Sol a Sol", vibrante e intensa; "O Palhaço", outras com fortes melodias, e contando com a melhor letra do trabalho; e "Retrato", a mais "obscura" do disco, com arranjos mais sombrios e Alírio mostrando de forma mais visceral toda sua técnica vocal.

O disco traz ainda diversas participações, dentre elas Marcelo Barbosa (guitarra, ALMAH, HEAVYPOP), Felipe Andreoli (baixo, ANGRA), e Milton Guedes (saxofone, LULU SANTOS, RITA LEE, ROUPA NOVA e outros), que abrilhantam ainda mais o trabalho.

Portanto, temos aqui um trabalho muito legal, independente de gêneros, para se escutar de mente aberta, trazendo músicas da mais alta qualidade, e mostrando o porque Alírio é considerado um dos maiores vocalistas de nosso país. Compre, não haverá arrependimentos!

João de Deus - Alírio Netto
(2016 - TRM Records)

Track List:

Tracklist:

1. Viver (One Love)
2. João de Deus
3. De Sol a Sol
4. O Palhaço
5. Tantas Coisas
6. Retrato
7. Segredos
8. Nada Mais Importa
9. Your Smile (BonusTrack)


Outras resenhas de João de Deus - Alírio Netto

Alírio Netto: João de Deus é pop, para ouvir a doisAlírio Netto: Sonoridade suave e distante do rock em estreia solo




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Alírio Netto"Todas as matérias sobre "Age Of Artemis"


Angra: vocal cover de "Make Believe" feito por Pedro CamposAge of Artemis: Pedro Campos canta "Helping Hand" em estúdioAge of Artemis: faixa do Virgo em tributo a Andre MatosAge of Artemis: ouça cover de "No Need To Have An Answer" do Virgo

Vocalistas: alguns que poderão ser os novos ídolos do nosso MetalVocalistas
Alguns que poderão ser os novos ídolos do nosso Metal


As regras do Death MetalAs regras do Death Metal

Metallica: fãs pediam que eles transassem com suas namoradas?Metallica
Fãs pediam que eles transassem com suas namoradas?

Rockstars que atacaram a igreja, Jesus Cristo e DeusRockstars que atacaram a igreja, Jesus Cristo e Deus

Top 500: as melhores músicas de todos os tempos segundo a Rolling StoneTop 500
As melhores músicas de todos os tempos segundo a Rolling Stone

Jack Bruce: Foda-se o Led Zeppelin, eles são um lixo!Jack Bruce
"Foda-se o Led Zeppelin, eles são um lixo!"

Robert Plant: vídeo da sensacional nova versão de Black DogRobert Plant
Vídeo da sensacional nova versão de "Black Dog"

Steve Harris: Cresci amando o som do rock progressivo!Steve Harris
"Cresci amando o som do rock progressivo!"


Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.

adGoo336|adClio336