Alírio Netto: João de Deus é pop, para ouvir a dois
Resenha - João de Deus - Alírio Netto
Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Postado em 19 de fevereiro de 2017
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Alírio Neto é uma das vozes mais privilegiadas do metal brasileiro. Quando EDU FALASCHI (co-produtor do álbum) saiu do ANGRA, o cantor chegou a ser cotado para a vaga que, ao final, ficou com Fabio Lione. Agora, com seu primeiro CD solo, o vocalista da AGE OF ARTEMIS surpreende por diversos motivos. E o primeiro, claro, é pelo teor altamente pop da obra, o que, obviamente, tende a afastar os bangers mais radicais, mas que pode cair no gosto daqueles mais mente aberta e, principalmente, pode alcançar um número maior de conhecedores do talento do artista.
"João de Deus", lançado através do selo TRM Records, chega às lojas com nove faixas em uma capa que até pode enganar os mais desatentos (a foto até faz lembrar o padre cantor Fábio de Melo), mas pode aparecer tanto no meio da seção de CDs de uma âncora do varejo quanto em lojas especializadas em Heavy Metal. Há canções bem mais românticas, de amor desmedido, mas todas de alto nível. Para acompanhá-lo na empreitada, Alírio chamou um dream team do metal, com Tito Falaschi cuidando de quase todos os instrumentos, mas também com Felipe Andreoli - ANGRA (baixo em quase todas as músicas, exceto "Retrato") e Marcelo Barbosa - hoje também no ANGRA (guitarra na faixa titulo). E Tito faz bons arranjos (nada que exceda os parâmetros que garantem uma atmosfera pop ao álbum), especialmente em "Viver (One Love)" e "João de Deus", que abrem o disco. Em tempo, Edu e Tito Falaschi são os dois produtores do disco. Tiago Mineiro também participa com seu piano na já mencionada "Retrato", uma bela canção, talvez a mais profunda do álbum, momento belíssimo. Milton Guedes, da banda de LULU SANTOS, também contribui (e faz a diferença) com seu sax na hedonista "Nada Mais Importa". O álbum tem ainda mais momentos para ouvir dançando "de rosto colado" (ou fazendo algo melhor que dançar - sim, não se faça de besta, você entendeu) como "De Sol a Sol", "Tantas Coisas" e "Segredos". Só "Retrato" soa um tanto pretensiosa demais, mas não compromete a obra. Um backing vocal feminino em "Tantas Coisas" também encaixaria bem. O álbum termina que "Your Smile", creditada como faixa bônus, a única faixa em inglês, mas que, inesperadamente, possui um que de música nordestina e lembra um pouco o ANGRA, mais especificamente na fase "Holy Land". Um bom encerramento.
Em suma, o álbum pode até afastar se você só curte o brutal, mas o cuidado na produção e a grande voz de Alírio podem conquistar o ouvinte mais mente aberta. Um álbum para não ouvir sozinho.
Tracklist:
01. VIVER (ONE LOVE)
02. JOÃO DE DEUS
03. DE SOL A SOL
04. O PALHAÇO
05. TANTAS COISAS
06. RETRATO
07. SEGREDOS
08. NADA MAIS IMPORTA
FAIXA BÔNUS
09. YOUR SMILE
Mais informações:
http://www.alirionetto.com/
Outras resenhas de João de Deus - Alírio Netto
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
O guitarrista que Ritchie Blackmore acha que vai "durar mais" do que todo mundo
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Como Rodolfo saiu do Raimundos e montou o Rodox: "Essa música que fiz fala sobre o cão"
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
A reação de Leo Jaime após Renato Russo subir no palco loucaço: "Foi constrangedor"
A melhor música de cada disco do Megadeth, de acordo com o Loudwire
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O inteligente conselho que filho de Erasmo Carlos deu ao pai sobre gestão de carreira
A música do Pink Floyd que para David Gilmour "deveria estar numa coletânea de Roger Waters"
Youtuber mostra como soa, de fato, o famoso solo de Slash no vídeo de "November Rain"


O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



