Alírio Netto: João de Deus é pop, para ouvir a dois
Resenha - João de Deus - Alírio Netto
Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Postado em 19 de fevereiro de 2017
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Alírio Neto é uma das vozes mais privilegiadas do metal brasileiro. Quando EDU FALASCHI (co-produtor do álbum) saiu do ANGRA, o cantor chegou a ser cotado para a vaga que, ao final, ficou com Fabio Lione. Agora, com seu primeiro CD solo, o vocalista da AGE OF ARTEMIS surpreende por diversos motivos. E o primeiro, claro, é pelo teor altamente pop da obra, o que, obviamente, tende a afastar os bangers mais radicais, mas que pode cair no gosto daqueles mais mente aberta e, principalmente, pode alcançar um número maior de conhecedores do talento do artista.
"João de Deus", lançado através do selo TRM Records, chega às lojas com nove faixas em uma capa que até pode enganar os mais desatentos (a foto até faz lembrar o padre cantor Fábio de Melo), mas pode aparecer tanto no meio da seção de CDs de uma âncora do varejo quanto em lojas especializadas em Heavy Metal. Há canções bem mais românticas, de amor desmedido, mas todas de alto nível. Para acompanhá-lo na empreitada, Alírio chamou um dream team do metal, com Tito Falaschi cuidando de quase todos os instrumentos, mas também com Felipe Andreoli - ANGRA (baixo em quase todas as músicas, exceto "Retrato") e Marcelo Barbosa - hoje também no ANGRA (guitarra na faixa titulo). E Tito faz bons arranjos (nada que exceda os parâmetros que garantem uma atmosfera pop ao álbum), especialmente em "Viver (One Love)" e "João de Deus", que abrem o disco. Em tempo, Edu e Tito Falaschi são os dois produtores do disco. Tiago Mineiro também participa com seu piano na já mencionada "Retrato", uma bela canção, talvez a mais profunda do álbum, momento belíssimo. Milton Guedes, da banda de LULU SANTOS, também contribui (e faz a diferença) com seu sax na hedonista "Nada Mais Importa". O álbum tem ainda mais momentos para ouvir dançando "de rosto colado" (ou fazendo algo melhor que dançar - sim, não se faça de besta, você entendeu) como "De Sol a Sol", "Tantas Coisas" e "Segredos". Só "Retrato" soa um tanto pretensiosa demais, mas não compromete a obra. Um backing vocal feminino em "Tantas Coisas" também encaixaria bem. O álbum termina que "Your Smile", creditada como faixa bônus, a única faixa em inglês, mas que, inesperadamente, possui um que de música nordestina e lembra um pouco o ANGRA, mais especificamente na fase "Holy Land". Um bom encerramento.
Em suma, o álbum pode até afastar se você só curte o brutal, mas o cuidado na produção e a grande voz de Alírio podem conquistar o ouvinte mais mente aberta. Um álbum para não ouvir sozinho.
Tracklist:
01. VIVER (ONE LOVE)
02. JOÃO DE DEUS
03. DE SOL A SOL
04. O PALHAÇO
05. TANTAS COISAS
06. RETRATO
07. SEGREDOS
08. NADA MAIS IMPORTA
FAIXA BÔNUS
09. YOUR SMILE
Mais informações:
http://www.alirionetto.com/
Outras resenhas de João de Deus - Alírio Netto
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Jessica Falchi critica sexualização da mulher na guitarra: "Não me verão tocando de biquíni"
Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
Em documentário, Rodolfo Abrantes afirma que "o Raimundos era o Canisso"
Fãs de Angra reagem ao anúncio de fim da pausa; "Foi um sabor hiato"
Paul Di'Anno diz que Iron Maiden ficou pretensioso demais na fase de "Killers"
Aquiles Priester quebra silêncio e revela por que aceitou reunião com Angra
O melhor álbum da banda Death, segundo o Loudwire
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
O álbum que melhor sintetiza a proposta sonora do AC/DC, segundo Angus Young
A banda responsável por metade do que você escuta hoje e que a nova geração ignora
A música tocante do Dream Theater inspirada por drama familiar vivido por James LaBrie
O guitarrista que supera Eric Clapton, segundo Eddie Van Halen: "Mais suave e refinado"
10 bandas de heavy metal que lançaram discos autointitulados
G1 coloca banda de rock entre piores do Lollapalooza 2026: "Engatou a segunda e ficou"
"Tínhamos limitações nas músicas que poderíamos colocar em nosso set", afirma Mustaine
A inesperada música do Metallica que é a favorita de Lady Gaga
Arnaldo explica por que saía do palco quando Titãs tocava hit de "Cabeça Dinossauro"


A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



