Alírio Netto: João de Deus é pop, para ouvir a dois
Resenha - João de Deus - Alírio Netto
Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Postado em 19 de fevereiro de 2017
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Alírio Neto é uma das vozes mais privilegiadas do metal brasileiro. Quando EDU FALASCHI (co-produtor do álbum) saiu do ANGRA, o cantor chegou a ser cotado para a vaga que, ao final, ficou com Fabio Lione. Agora, com seu primeiro CD solo, o vocalista da AGE OF ARTEMIS surpreende por diversos motivos. E o primeiro, claro, é pelo teor altamente pop da obra, o que, obviamente, tende a afastar os bangers mais radicais, mas que pode cair no gosto daqueles mais mente aberta e, principalmente, pode alcançar um número maior de conhecedores do talento do artista.
"João de Deus", lançado através do selo TRM Records, chega às lojas com nove faixas em uma capa que até pode enganar os mais desatentos (a foto até faz lembrar o padre cantor Fábio de Melo), mas pode aparecer tanto no meio da seção de CDs de uma âncora do varejo quanto em lojas especializadas em Heavy Metal. Há canções bem mais românticas, de amor desmedido, mas todas de alto nível. Para acompanhá-lo na empreitada, Alírio chamou um dream team do metal, com Tito Falaschi cuidando de quase todos os instrumentos, mas também com Felipe Andreoli - ANGRA (baixo em quase todas as músicas, exceto "Retrato") e Marcelo Barbosa - hoje também no ANGRA (guitarra na faixa titulo). E Tito faz bons arranjos (nada que exceda os parâmetros que garantem uma atmosfera pop ao álbum), especialmente em "Viver (One Love)" e "João de Deus", que abrem o disco. Em tempo, Edu e Tito Falaschi são os dois produtores do disco. Tiago Mineiro também participa com seu piano na já mencionada "Retrato", uma bela canção, talvez a mais profunda do álbum, momento belíssimo. Milton Guedes, da banda de LULU SANTOS, também contribui (e faz a diferença) com seu sax na hedonista "Nada Mais Importa". O álbum tem ainda mais momentos para ouvir dançando "de rosto colado" (ou fazendo algo melhor que dançar - sim, não se faça de besta, você entendeu) como "De Sol a Sol", "Tantas Coisas" e "Segredos". Só "Retrato" soa um tanto pretensiosa demais, mas não compromete a obra. Um backing vocal feminino em "Tantas Coisas" também encaixaria bem. O álbum termina que "Your Smile", creditada como faixa bônus, a única faixa em inglês, mas que, inesperadamente, possui um que de música nordestina e lembra um pouco o ANGRA, mais especificamente na fase "Holy Land". Um bom encerramento.
Em suma, o álbum pode até afastar se você só curte o brutal, mas o cuidado na produção e a grande voz de Alírio podem conquistar o ouvinte mais mente aberta. Um álbum para não ouvir sozinho.
Tracklist:
01. VIVER (ONE LOVE)
02. JOÃO DE DEUS
03. DE SOL A SOL
04. O PALHAÇO
05. TANTAS COISAS
06. RETRATO
07. SEGREDOS
08. NADA MAIS IMPORTA
FAIXA BÔNUS
09. YOUR SMILE
Mais informações:
http://www.alirionetto.com/
Outras resenhas de João de Deus - Alírio Netto
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
Dez bandas que apontam para a renovação do Rock Nacional cantado em português
Megadeth, "Risk", "Dystopia" e a dificuldade em aceitar a preferência pessoal alheia
Sanctuary anuncia show inédito no Brasil após 40 anos de espera
O maior frontman da história do rock, de acordo com o Loudwire
Linkin Park emplaca 7ª música no Clube do Bilhão do Spotify
O maior guitarrista da história da música pesada, segundo o Loudwire
A banda que morreu, renasceu com outro nome e mudou a história do rock duas vezes
Elegant Weapons é "mais Hendrix do que Judas Priest", destaca Richie Faulkner
O ícone do rock e do metal que bebia sem parar - e nunca tinha ressaca
A letra de Cazuza que Frejat murchou ao descobrir a verdade: "Jurava que eu era inspiração"
Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado
Deathfeast Open Air terá 33 bandas em 3 dias de shows na edição de 2026 do festival
YouTube ameaça deletar canal do Exodus por clipe violento e banda cria site próprio
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
As 25 melhores músicas de heavy metal dos últimos 25 anos, de acordo com o Loudwire
O álbum de rock brasileiro do anos 1970 que saiu apenas na versão pirata e numerada
A reação de Slash, do Guns N' Roses, ao ouvir a voz de Axl Rose pela primeira vez

"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia



