Resenha - Dirty Deeds Done Dirt Cheap - AC/DC
Por Igor Miranda
Postado em 20 de setembro de 2016
Os primórdios do AC/DC explicitam que eles são uma resposta um pouco mais selvagem ao glam rock do Reino Unido. Um híbrido entre Slade, T. Rex, blues rock e doses de bebida alcoólica.
Apesar de sua identidade estar tão clara naquele momento, é evidente que, no futuro, eles desenvolveriam ainda mais sua pegada. E "Dirty Deeds Done Dirt Cheap" é o último disco com um "quê" de inocência por parte do AC/DC. Talvez por isso seja tão sedutor.
"Dirty Deeds Done Dirt Cheap" foi o segundo álbum do AC/DC a ser lançado fora da Austrália. Porém, na verdade, era o terceiro da discografia do grupo - "High Voltage" e "T.N.T." vinham logo atrás.
Em uma fase altamente produtiva, o AC/DC demonstra, ao longo deste disco, que tinha apetite o suficiente para chegar longe. Eles já eram bastante conhecidos na Austrália, mas ainda faltava repercussão na Europa e nos Estados Unidos.
Não foi com "Dirty Deeds Done Dirt Cheap" que o AC/DC conseguiu se vender na América. Foi o primeiro disco a ter alguma recepção na Europa, especialmente no Reino Unido, mas ainda era algo limitado ao underground - curiosamente, bem recebido pelos punks na época.
Era de se esperar. Basta ouvir "Rocker" ou "Problem Child para compreender que "Dirty Deeds Done Dirt Cheap" é ligeiramente mais pesado que seus antecessores, especialmente pelos timbres de guitarra, repletos de identidade. Angus e Malcolm Young sempre trabalharam muito bem juntos. O jeito típico de Phil Rudd tocar bateria também merece menção.
O destaque no "early AC/DC", porém, é Bon Scott. Não só pelos seus vocais, tão peculiares e característicos, mas pelo seu talento na interpretação. Há quem diga que muitas das letras dos primeiros álbuns do AC/DC são 70% de Scott - e eu não duvido. Perdeu-se um pouco de sensatez nas composições após sua fatídica morte, em 1980.
Estima-se que "Dirty Deeds Done Dirt Cheap" tenha sido o terceiro disco mais vendido do AC/DC nos Estados Unidos, atrás apenas de "Highway To Hell" e "Back In Black". Curioso, visto que o disco não chegou à terra do Tio Sam até 1981. Reflexo de seu lançamento "oportunista", visto que, no ano em questão, o AC/DC estava no auge de sua popularidade.
"Dirty Deeds Done Dirt Cheap" é um bom disco na íntegra, mas há três música que merecem ser destacadas. A faixa título, de letra excelente e riffs poderosos, tornou-se um clássico com o tempo. "Ride On", uma das poucas baladas do AC/DC, mostra a excelência de Bon Scott na interpretação. E a divertida "Big Balls", com sua veia bluesy e encerramento bagunçado, conquista de primeira.
Bon Scott (vocal)
Angus Young (guitarra)
Malcolm Young (guitarra)
Mark Evans (baixo)
Phil Rudd (bateria)
Músico adicional:
George Young (baixo em "Big Balls)
Tracklist internacional:
1. Dirty Deeds Done Dirt Cheap
2. Love at First Feel
3. Big Balls
4. Rocker
5. Problem Child
6. There's Gonna Be Some Rockin'
7. Ain't No Fun (Waiting Round to Be a Millionaire)
8. Ride On
9. Squealer
Tracklist do lançamento australiano:
1. Dirty Deeds Done Dirt Cheap (com duração maior)
2. Ain't No Fun (Waiting Round to Be a Millionaire) (com duração maior)
3. There's Gonna Be Some Rockin'
4. Problem Child
5. Squealer
6. Big Balls
7. R.I.P. (Rock in Peace)
8. Ride On
9. Jailbreak
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
We Are One Tour 2026 anuncia data extra para São Paulo
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse
Para criticar Ace Frehley, Gene Simmons mente que ninguém morre devido a quedas
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins


Como Pete Townshend "salvou" o AC/DC, talvez sem nem saber que estava no meio do rolo
"Vale a pena gastar salário mínimo no show?": Andre Barcinski critica preço do AC/DC em SP
Quando Paul McCartney apresentou o AC/DC para Dave Grohl; "Eu gosto de rock alto"
Site americano aponta 3 bandas gigantes dos anos 1970 que quase fracassaram antes da fama
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
A melhor música do clássico álbum "Powerage" do AC/DC, segundo Angus Young
Debate: "Highway to Hell" ou "Back in Black" - qual é o melhor álbum do AC/DC?
O álbum do AC/DC que é o favorito de Angus Young, guitarrista da banda
A banda de classic rock que Angus Young achou um tédio ao vivo; "uma piada"
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


