Carnifex: Entre o deathcore e o black metal sinfônico
Resenha - Slow Death - Carnifex
Por Nicolas Lopes
Postado em 02 de setembro de 2016
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Slow Death é o sexto álbum lançado pela banda CARNIFEX e é uma obra que inova no sentido do grupo fugir de suas raízes deathcore.
Relembrando o ano de 2007 quando Dead In My Arms foi lançado, o CARNIFEX dividia a cena deathcore com bandas como CHELSEA GRIN, SUICIDE SILENCE e DESPISED ICON. Naquela época, todas as bandas seguiam a mesma receita: Pedais duplos, guturais, riffs pesados e breakdowns.
Com o passar dos anos algumas dessas bandas abandonaram o "mais do mesmo" e resolveram inovar, lançando álbuns contendo estilos totalmente diferentes do deathcore: E 2016 foi o ano do CARNIFEX.
Slow Death é um álbum que fica totalmente dividido entre o gênero deathcore e o black metal sinfônico. A faixa inicial, Dark Heart Ceremony começa com uma introdução dramática que rapidamente evolui em uma canção pesada, mas não exageradamente rápida. Servants to the Horde vem em seguida com outra introdução dramática, porém percebe-se uma presença maior de elementos sinfônicos e de riffs rápidos, característicos do black metal. A faixa título reforça a mistura de gêneros e tem como ápice um interlude acústico que evolui em um solo simples, porém melódico.
Drawn Me in Blood e Pale Ghost convergem totalmente para o black metal sinfônico e certamente lembram grandes nomes como DARK FUNERAL e DIMMU BORGIR. Black Candles Burning vem em seguida e não traz nada de muito especial.
Six Feet Closer to Hell tem uma pegada mais deathcore, onde os elementos clássicos, apesar de presentes, não conseguem descaracterizar a essência deathcore que o CARNIFEX traz. Necrotoxic é uma faixa tecnicamente simples em questão de riffs mas que aposta bastante na sinfonia, semelhante a títulos de bandas como SHADE EMPIRE.
Por fim o interlude acústico Life Fades to a Funeral abre portas pra Countess of the Crescent Moon, que fecha o álbum de forma dramática e clássica.
Para aqueles que apreciam o deathcore puro com certeza essa obra não irá agradar tanto quanto um The Cleansing do SUICIDE SILENCE. Entretanto, para quem busca um som diferente depois de anos ouvindo a mesma receita sendo tocada por diferentes nomes, o Slow Death surpreende e destaca-se completamente dentre outros títulos do gênero lançados esse ano.
1. Dark Heart Ceremony
2. Slow Death
3. Drown Me In Blood
4. Pale Ghost
5. Black Candles Burning
6. Six Feet Closer To Hell
7. Necrotoxic
8. Life Fades To A Funeral
9. Countess Of The Crescent Moon
10. Servants To The Horde
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Max Cavalera tentou se reunir com o Sepultura em 2010, mas planos deram errado
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
"Comportamento de um ex-membro" impede Dave Mustaine de promover reunião do Megadeth
A banda que Roger Waters e Eddie Van Halen colocaram no topo quando falam de rock
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A surpreendente opinião de Roger do Ultraje a Rigor sobre Chico, Caetano e Gil
A reação de Brian May ao ser eleito pela Total Guitar melhor que Jimi Hendrix
A crítica de Portnoy ao trabalho de Matt Sorum, ex-baterista do Guns N' Roses


"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



