Lacuna Coil: Peso e loucura em seu novo disco
Resenha - Delirium - Lacuna Coil
Por Vicente Reckziegel
Postado em 09 de junho de 2016
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A primeira impressão que tive ao escutar os primeiros momentos deste disco foi que haviam enviado o álbum trocado para mim, pois isso não era Lacuna Coil que estava tocando. Foi somente após entrar a voz da Cristina que tive a certeza que realmente era o novo disco do grupo italiano.
A explicação disso é que a faixa em questão, "The House of Shame", possui uma agressividade atípica a banda, inclusive com vocais mais guturais do vocalista Andrea Ferro. Ninguém precisa se assustar, que o Lacuna Coil não decidiu de repente se tornar uma banda de Death Metal, até por que a tradicional veia mais alternativa e melódica da banda aparece com frequência durante "Delirium", mas sem dúvida a banda resolveu lançar um dos seus álbuns mais pesados neste ano.
E a sonoridade casou perfeitamente com a proposta lírico-temática do disco, onde a loucura (ou delírio) prevalece. Tudo capitaneado pelo agora faz (quase) tudo Marco "Maki" Coti-Zelati, atualmente guitarrista, baixista e tecladista da banda. Claro que a frente da banda continua a bela Cristina Scabbia, mas neste novo álbum Andrea Ferro ganhou uma importância e participação muito maior que em álbuns anteriores.
Juntamente com a pesada e já citada faixa de abertura, temos aqui como destaques a igualmente pesada "Broken Things" e um bom trabalho de Andrea, "Downfall" tem um lado comercial muito forte, e possui a participação de Miles Kennedy na guitarra (normalmente mais conhecido como o vocalista da banda do Slash). "Take me Home" tem tudo haver com a proposta do disco, onde a loucura fala mais alto. "Ghost in the Mist" se tornou a minha preferida aqui, uma música com ritmo contagiante, excelentes vocais de Cristina e melodias muito bem encaixadas, sem deixar de lado o lado mais pesado encontrado em momentos anteriores. Outras faixas investem naquele estilo mais tradicional do Lacuna Coil, como "You Love Me 'Cause I Hate You", "My Demons" e "Claustrophobia", estas duas últimas contando com breves, porém bacanas solos de guitarra. E "Ultima Ratio" é o encerramento perfeito para um disco que passeia pelas nuances da psique (loucura) humana.
Algumas faixas acabam cansando um pouco, como a própria faixa-título, que exagera um pouco na repetição, enquanto que "Blood, Tears, Dust" é pesada, possui alguns momentos bacanas, mas exagera em alguns efeitos sonoros que aproximam a mesma muito do New Metal.
Sendo "Delirium" um disco mais variado do que normalmente encontramos no Lacuna Coil, o saldo final é positivo. Assim como é positivo constatar que o agora quarteto italiano está em um momento criativo (e ativo) acima da média, lançando álbuns de dois em dois anos sem que os mesmos soem descartáveis. Vale a pena uma conferida, mesmo que você não venha a ser um grande fã do Lacuna Coil.
Formação:
Cristina Scabbia – vocais
Andrea Ferro – vocais
Marco "Maki" Coti-Zelati - guitarras, baixo e teclados
Ryan Blake Folden - Bateria
11 Faixas – 44:52
Tracklist:
1. The House Of Shame (5:17)
2. Broken Things (3:59)
3. Delirium (3:16)
4. Blood, Tears, Dust (3:55)
5. Downfall (4:21)
6. Take Me Home (3:45)
7. You Love Me 'Cause I Hate You (3:49)
8. Ghost In The Mist (4:14)
9. My Demons (3:56)
10. Claustrophobia (4:08)
11. Ultima Ratio (4:08)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
Geddy Lee e a banda cover do Led que só conseguiu tocar uma música; "não dava pra encarar"
Regis Tadeu toma partido na briga entre Iron Maiden e Lobão: "Cafona para muitos"
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
A melhor música do pior disco de Ozzy Osbourne, segundo o Heavy Consequence
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
Os tipos de canções do Guns N' Roses que Axl afirma terem sido as "mais difíceis" de compor
Em 2000, Megadeth e Anthrax abriram turnê do Mötley Crüe
Aquiles Priester: 50 discos essenciais na vida do baterista
O clássico dos anos 1970 que foi escrito em 20 minutos e faz sucesso até hoje
O profundo significado de "Nothing Else Matters", maior balada da história do metal


Cristina Scabbia relembra o convite grotesco que recebeu quando fazia dance music
Cristina Scabbia diz que mulheres do universo metal são tratadas de "forma diferente"
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental



