The Cult: ainda nos presenteando com bons discos
Resenha - Hidden City - Cult
Por Wander Luis de Melo Cruz
Postado em 22 de fevereiro de 2016
Sempre tive a curiosidade em entender por que certas bandas tão grandes na Europa e nos EUA como os ingleses do THE CULT e DEF LEPPARD não tiveram tanta mídia no Brasil como tiveram bandas como IRON MAIDEN, METALLICA, KISS, PANTERA, GUNS N’ ROSES entre outros (que ao ver da pessoa que voz escreve, são brilhantes artistas).
Destarte, o THE CULT para quem não conhece, foi uma das maiores bandas do final dos anos 1980, lançando discos impecáveis como "Love" (1985) – que tem uma pegada Hard Rock –, Sonic Temple (1989) produzido por BOB (METALLICA, MÖTLEY CRUE e BON JOVI) – que para muitos foi o melhor disco da banda – álbum recheado de clássicos do Rock como "Soul Asylum", "Sweet Soul Sister", "Edie (Ciao Baby)", álbum que contou com Matt Sorum (GUNS N’ ROSES) na bateria. Após o grande sucesso comercial do álbum, JAMIE STEWART baixista da banda, decidiu sair da banda para montar o The UNTOUCHABLES, com ADRIAN SMITH, que havia saído do IRON MAIDEN na mesma época. Já em 1991 a banda laçara o disco Cerimony, com uma pegada do Hard Rock comercial, para mim, o melhor álbum da carreira da banda, que também contou com a produção de BOB ROCK, produtor que produziria os próximos álbuns da banda, inclusive o auto intitulado "The Cult" (1994), que é também um bom disco, mas sem o mesmo brilhantismo de seus dois predecessores
A banda teve um grande hiato entre 1995 e 2001, quando IAN ASTBURY (vocalista) e Duff BILLY DUFF(guitarra) decidiram se separar. Em 2001, a banda retorna e lança o bom Beyond Good and Evil (2001), realizando uma extensa turnê entre 2001 e 2002. Após um longo tempo para recompor as energias, IAN ASTBURY sai em turnê como vocalista do The Doors na tour de celebração de 2004.
Em 2007 a banda retorna com Born Into This (2007), álbum mais melancólico, tendência que a banda prometeu dar sequência nos dois próximos álbuns, e que foi confirmada em Choice of Weapon (2012), e agora com Hidden City 2016.
E é sobre esse último disco que vamos falar, álbum recém lançado no dia 05 de fevereiro, surpreendeu esse que vos escreve, pois havia ficado meio chateado o penúltimo lançamento. De fato, Hidden City é difícil de assimilar e não tem músicas que "grudam" rapidamente com refrões marcantes como os saudosos da fase Hard Rock gostam. Mas se você espera um álbum com melodias bem trabalhadas, com aquele mix de atmosfera melancólica e Rock n’ Roll, certeza que não se decepcionará. Aconselho a ouvir as faixas "Birds of Paradise" "No Love Lost" e "Dance The Night".
O The Cult sem dúvidas é uma das bandas que merece que qualquer apreciador de Rock ouça sua discografia de uma ponta à outra. Enquanto muitos se enganam com os últimos álbuns do Megadeth, Avantasia e Iron Maiden (que é minha banda favorita desde sempre, mas que desde Dance Of Death que vem me decepcionando pelo seu conservadorismo musical), o The Cult, pouco badalado, ainda nos presenteia com bons discos e canções honestas. Vale a pena conferir!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
Veja Post Malone cantando "War Pigs" em homenagem a Ozzy no Grammy 2026 com Slash e Chad Smith
Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
A música pesada do Judas Priest que não saía da cabeça do jovem Dave Mustaine
O melhor álbum de metal nacional lançado em cada ano entre 1990 e 2025
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
Membros do Megadeth celebram chegada de último disco da banda ao topo da Billboard
A humildade de Regis Tadeu ao explicar seu maior mérito na formação da banda Ira!
O hit oitentista que Ronnie James Dio teria usado para escrever "Holy Diver"
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
Veja Andreas Kisser de sandália e camiseta tocando na Avenida Paulista de SP
Mike Portnoy admite não conseguir executar algumas técnicas de Mike Mangini
Os três personagens de uma canção de Dio: "um rapaz jovem gay, uma garota abusada e eu"
O exato momento em que Mike Portnoy soube que voltaria ao Dream Theater

The Cult ganha cover brasileiro; veja o clipe de "Brother Wolf, Sister Moon"
The Cult anuncia pausa na carreira por tempo indeterminado
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar


