Moda de Rock II: Viola para bater cabeça
Resenha - II - Moda de Rock
Por Nelson de Souza Lima
Postado em 24 de janeiro de 2016
Diferentes estilos musicais podem se cruzar resultando em coisa boa. Um dos melhores exemplos da simbiose musical que deu certo aqui no Brasil é o Moda De Rock. O duo formado por Ricardo Vignini e Zé Helder levou o rock para o universo caipira, executando os maiores clássicos da música pesada em incríveis arranjos de viola.
A inusitada mistura do instrumento com rock mostrou-se genial devido a técnica dos violeiros. Vignini e Helder são músicos experientes atuando também como compositores e arranjadores. Em projetos solo têm discos lançados e parcerias com nomes expressivos da música popular. André Abujamra, Índio Cachoeira, Pena Branca, além dos americanos Bob Brozman e Woody Mann são alguns dos artistas com quem Ricardo Vignini trabalhou. Por sua vez, Zé Helder prestou serviços violeiros para Guca Domenico, Levi Ramiro, Ceumar, Alzira Espíndola, Ivan Vilela, entre outros. Juntos atuam também no Matuto Moderno, um dos mais criativos grupos surgidos nos últimos anos.
A ideia de criar o Moda de Rock ocorreu em 2007 com o intuito de evidenciar o potencial da viola adaptando-a às grandes canções do rock. O primeiro CD saiu em 2011 e no repertório constavam "Aces High" (Iron Maiden) e Master of Puppets (Metallica) devidamente transformadas em pagode de viola.
Agora em "Moda de Rock II" os violeiros trazem mais um pouco desta fusão espetacular. O disco tem 12 faixas envolventes para violeiro bater cabeça. Estão lá "Diary of a Madman" (Ozzy Osbourne), "Fade to Black" (Metallica) e "Wasted Years" (Iron Maiden). Altamente recomendado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
Três Álbuns Seminais Lançados em 1975, nos EUA
O guitarrista de jazz que largou John Lennon no estúdio; "Poderia ter sido muito legal"
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
Glenn Hughes diz adeus ao Brasil em vídeo - "Sentirei saudades!"
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Gary "Mani" Mounfield, baixista do Stone Roses e Primal Scream, morre aos 63 anos
A surpreendente balada que era a música favorita de todos os tempos de Ozzy Osbourne
Os 10 melhores álbuns do groove metal, segundo o RYM, incluindo um brasileiro
As 5 melhores músicas de Peter Townshend de todos os tempos, segundo o próprio
O dia que Robert Plant pediu um cigarro para James LaBrie em um bar (e não ganhou)
A resposta da banda que fedia tanto que teve camarim repintado em SP após uso
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



