Moda de Rock II: Viola para bater cabeça
Resenha - II - Moda de Rock
Por Nelson de Souza Lima
Postado em 24 de janeiro de 2016
Diferentes estilos musicais podem se cruzar resultando em coisa boa. Um dos melhores exemplos da simbiose musical que deu certo aqui no Brasil é o Moda De Rock. O duo formado por Ricardo Vignini e Zé Helder levou o rock para o universo caipira, executando os maiores clássicos da música pesada em incríveis arranjos de viola.
A inusitada mistura do instrumento com rock mostrou-se genial devido a técnica dos violeiros. Vignini e Helder são músicos experientes atuando também como compositores e arranjadores. Em projetos solo têm discos lançados e parcerias com nomes expressivos da música popular. André Abujamra, Índio Cachoeira, Pena Branca, além dos americanos Bob Brozman e Woody Mann são alguns dos artistas com quem Ricardo Vignini trabalhou. Por sua vez, Zé Helder prestou serviços violeiros para Guca Domenico, Levi Ramiro, Ceumar, Alzira Espíndola, Ivan Vilela, entre outros. Juntos atuam também no Matuto Moderno, um dos mais criativos grupos surgidos nos últimos anos.
A ideia de criar o Moda de Rock ocorreu em 2007 com o intuito de evidenciar o potencial da viola adaptando-a às grandes canções do rock. O primeiro CD saiu em 2011 e no repertório constavam "Aces High" (Iron Maiden) e Master of Puppets (Metallica) devidamente transformadas em pagode de viola.
Agora em "Moda de Rock II" os violeiros trazem mais um pouco desta fusão espetacular. O disco tem 12 faixas envolventes para violeiro bater cabeça. Estão lá "Diary of a Madman" (Ozzy Osbourne), "Fade to Black" (Metallica) e "Wasted Years" (Iron Maiden). Altamente recomendado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
Pistas a distâncias diferentes e com mesmo preço no show do AC/DC? Entenda
Meet & Greet com Dave Mustaine, que custa mais que um salário mínimo, está esgotado
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
Por que Angra não chamou Marco Antunes de volta, segundo Rafael Bittencourt
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Quando Lemmy destruiu uma mesa de som de 2 milhões de dólares com um cheeseburguer
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
Candidata a Miss Mundo Chile leva death metal ao concurso de beleza
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
A obra-prima dos Beatles que Paul McCartney acha que Yoko Ono compôs na encolha
O guitar hero do metal que trabalhou no Burguer King para comprar sua primeira Flying V
Jimmy Page culpa Phil Collins pelo fiasco do Led Zeppelin no Live Aid, em 1985


Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto



