Monte: Single de nova banda paulistana entrega coragem ao ouvinte

Resenha - Mundo Imundo - Monte

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Léo Martins
Enviar correções  |  Ver Acessos

"Ta vendo aquele cara ali, um dia ele sonhou também e poderia ir mais além". Na cultura chinesa, o símbolo da crise é o mesmo da oportunidade. Em outras palavras, tempos de escassez é a chance para que novas ideias se desenvolvam e sejam mostradas ao mundo. Todo esse papo de crise também afeta diretamente o cenário do rock nacional, que apesar de ter bandas muito boas em seu underground, constantemente tem sua força questionada por parte da mídia e do público especializado. E é justamente nessa vibe que os paulistanos da banda Monte comprovam que a cultura chinesa, além de fazer todo sentido, também é a chance perfeita para que novas filosofias e propostas possam mudar um "Mundo Imundo".

Jason Newsted: revelando porque ele deixou o MetallicaMötley Crüe: a ousada tattoo de modelo paulista em tributo à banda

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Formado por Erikão Moraes (voz/guitarra), Diogo Rodrigues (baixo) e Rafa Santana (bateria), a banda Monte, que tem um ano de vida, soltou seu primeiro single no último dia 08. Intitulado "Mundo Imundo", a música mostra, de cara, a proposta da banda, tanto em ideologia de letras, bem como na linha melódica que eles escolheram seguir. Com fortes influências de bandas como Biffy Clyro, a canção possui uma letra que fala como as coisas são no mundo atual: um local onde existem muitas injustiças. Utilizando "um cara" que está desiludido nesse cenário, o som ainda mostra que, mesmo com toda dificuldade, qualquer um pode correr atrás daquilo que quer.

Com partes muito bem construídas - a parte final é bastante empolgante, daquelas que o público canta junto com a banda no fim do show - o instrumental da música é bastante cadenciado, com a bateria ditando o ritmo da voz e as levadas de guitarra e baixo. Nesse ponto, a canção, de primeiro momento, pode parecer até parecer ser um pouco monótona. No entanto, o andamento é justificado pela letra que necessita de um fundo sem muitas alterações e firulas para que assim, a mensagem seja passada de maneira direta e clara por intermédio da voz de Erikão Moraes. E esse acaba sendo um dos maiores acertos do Monte nesse single: apesar do tema complexo, tudo é de fácil assimilação - a melodia tem papel fundamental para esse objetivo. Dessa forma, o ouvinte se sente conduzido a explorar esse "Mundo Imundo" apresentado pelo grupo sem nenhum tipo de medo.

Outro ponto que vale ser destacado é que, literalmente, o Monte colocou alma em cada detalhe da produção do single. Prova disso é que mesmo sendo independente, a música não deve nada para grupos que possuem um reconhecimento e recursos maiores. E isso é muito legal, pois serve de exemplo para bandas que buscam seu espaço dentro do cenário nacional: basta você ter foco, união e ânsia em buscar aquilo que você quer - e nesse ponto, mais uma vez a letra da canção fala isso diretamente ao ouvinte.

Por fim, apesar da escolha para esse som para primeiro single ser muito certeira, senti um pouco de "falta de peso" em alguns trechos. No entanto, isso não compromete em nada a qualidade da música que, por tudo que foi descrito acima, não poderia ser de outra maneira.

Em um mundo louco como o que vivemos, por mais injusto (ou nesse caso, imundo) e difícil que ele possa ser, é preciso que metamos a mão na massa para fazer com que as coisas aconteçam. E é exatamente isso que a banda Monte entrega ao ouvinte: o encorajamento para que se busque tudo aquilo que você quiser alcançar. E mesmo em um "Mundo Imundo", tudo ainda começa por você. O rock e o mundo agradecem.

Ficha Técnica:

Erikão Moraes - Voz/Guitarra
Diogo Rodrigues - Baixo
Rafa Santana - Bateria

Site: www.monteoficial.com.br




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Monte"


Jason Newsted: revelando porque ele deixou o MetallicaJason Newsted
Revelando porque ele deixou o Metallica

Mötley Crüe: a ousada tattoo de modelo paulista em tributo à bandaMötley Crüe
A ousada tattoo de modelo paulista em tributo à banda


Sobre Léo Martins

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adGoo336