Coldplay: Retomando positividade em álbum sem faixas memoráveis
Resenha - A Head Full of Dreams - Coldplay
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 15 de dezembro de 2015
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
1,5 ano após lançar Ghost Stories, o fundo do poço de sua carreira, o Coldplay tinha a difícil missão de mostrar que não queria mais ser uma banda de música de elevador. Alguns diriam que recuperar a admiração dos fãs de rock também era uma missão, mas isso claramente não é mais um objetivo. Em primeiro lugar, porque o caminho que seguiram não tem volta. Ainda, se mesmo lançando uma compilação de canções de ninar eles continuam com estrondoso sucesso, por que voltar às raízes?
Que fique claro, houve sim uma mudança em A Head Full of Dreams: toda a positividade que marcou Mylo Xyloto, por exemplo, está de volta. Se a faixa título e de abertura, juntamente a sua sucessora "Bird" e o single "Adventure of a Lifetime", ditam uma tônica alegre, "Everglow" e "Amazing Day" já vão por um caminho mais lento e meloso. A densidade e o ritmo de "Army of One" lembram o sucesso "Paradise", contrastando com sua sonolenta faixa escondida "X Marks the Spot". O que não mudou foi a tendência do grupo a se distanciar do chamado "piano rock".
Mantendo a tradição recente das parcerias, muitos nomes interessantes aparecem aqui. A participação de Beyoncé em "Hymn for the Weekend" levará os rockistas à loucura, mas é inofensiva se levarmos em conta o padrão musical que o Coldplay vem apresentando. Na verdade, ela é a única vocalista cujos talentos foram realmente aproveitados.
A sueca Tove Lo, bem como a estadunidense Merry Clayton, ficam restritas aos vocais de apoio. Barack Obama só emprestou partes de uma cantoria realizada durante um funeral para "Kaleidoscope", algo muito menor do que o alarde na imprensa poderia sugerir - a narração do poeta estadunidense Coleman Barks e o piano da georgiana Khatia Buniatishvili deixam marcas maiores em nossos ouvidos. Dó mesmo a gente tem que ter da atriz e cantora Gwyneth Paltrow, ex-esposa do vocalista, pianista e violonista Chris Martin: limitou-se a três ou quatro "hey-hey"s em "Everglow". Até a estrela do ex-Oasis Noel Gallagher brilha em "Up&Up", mas você não ficará sabendo disso até consultar o encarte.
Fechando a lista de faixas, temos ainda o interlúdio "Colour Spectrum", a balada motivacional "Up&p" e, como faixa bônus, o single "Miracles", lançado em dezembro de 2014 e parte da trilha do filme Invencível.
Dizer que o Coldplay não é mais rock a esta altura é chutar cachorro morto. Aliás, abandonar o rock não é nenhum crime hediondo como muitos consideram. O Coldplay nunca conquistou pelas guitarras, e sim pelo clima positivo de suas músicas, e é por isso que Ghost Stories foi tão decepcionante. E se este sexto disco do grupo não traz nenhum momento memorável dentro da densa discografia do quarteto, ele também não deixará os fãs em geral na mão.
Por outro lado, fica a pergunta: ainda é útil funcionar como quarteto em estúdio? O que o baterista Will Champion e o baixista Guy Berryman fazem que um computador não poderia fazer? Jonny Buckland e sua guitarra ainda conseguem marcar território, fazendo mais ou menos o que o japonês Tak Matsumoto fazia nos primeiros álbuns do B'z.
Depois daquele susto em 2014, o Coldplay volta a fazer música que não faz o fã correr o risco de dormir ao volante. Sem nenhum tempero especial e esbanjando participações que raramente oferecem algo além dos próprios nomes, A Head Full of Dreams ao menos cumpre com sua obrigação de ser mais um item de estimação do fã e nos dá uma luz no fim do túnel quanto ao futuro da banda.
Abaixo, o vídeo de "Adventure of a Lifetime":
Track-list:
1. "A Head Full of Dreams"
2. "Birds"
3. "Hymn for the Weekend"
4. "Everglow"
5. "Adventure of a Lifetime"
6. "Fun"
7. "Kaleidoscope"
8. "Army of One" (inclui a faixa escondida "X Marks the Spot")
9. "Amazing Day"
10. "Colour Spectrum"
11. "Up&Up"
12. "Miracles" (faixa bônus da edição japonesa)
Outras resenhas de A Head Full of Dreams - Coldplay
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
O clássico do Metallica que fez James Hetfield se encolher: "Aquilo foi ruim"
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
O filme de guerra que inspirou uma das maiores músicas do Metallica de todos os tempos
Pink Floyd é homenageado em nova espécie de peixe raro descoberta por pesquisadores brasileiros
Os dois nomes citados por Cornell ao assumir que odiava rockstars arrogantes ou inacessíveis
O melhor e o pior disco do Sepultura, de acordo com a Metal Hammer
A piada de Phil Lynott sobre o Black Sabbath que fez Tony Iommi cair na risada
A música do Thin Lizzy que sempre deixa James Hetfield de bom humor
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Nem Robert Plant se atreve: a música que ele diz não conseguir cantar de jeito nenhum
"Eu tenho a força!" Brian May (Queen) trabalhou na trilha de novo filme do He-Man
Como o filme "Ainda Estou Aqui" contradiz a crença que Roberto Carlos era um artista alienado
Por que Renato Russo alterou letra original de "Eduardo e Mônica", segundo biógrafa
Slash explica como a simples presença de Axl Rose muda tudo para ele


A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
As 6 melhores músicas de rock presentes nas trilhas das novelas do saudoso Manoel Carlos
O álbum de rock que parece nome de Pokémon, segundo matéria da Rolling Stone
Iron Maiden: uma análise sincera de "Senjutsu"



