Coldplay: Retomando positividade em álbum sem faixas memoráveis
Resenha - A Head Full of Dreams - Coldplay
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 15 de dezembro de 2015
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
1,5 ano após lançar Ghost Stories, o fundo do poço de sua carreira, o Coldplay tinha a difícil missão de mostrar que não queria mais ser uma banda de música de elevador. Alguns diriam que recuperar a admiração dos fãs de rock também era uma missão, mas isso claramente não é mais um objetivo. Em primeiro lugar, porque o caminho que seguiram não tem volta. Ainda, se mesmo lançando uma compilação de canções de ninar eles continuam com estrondoso sucesso, por que voltar às raízes?
Que fique claro, houve sim uma mudança em A Head Full of Dreams: toda a positividade que marcou Mylo Xyloto, por exemplo, está de volta. Se a faixa título e de abertura, juntamente a sua sucessora "Bird" e o single "Adventure of a Lifetime", ditam uma tônica alegre, "Everglow" e "Amazing Day" já vão por um caminho mais lento e meloso. A densidade e o ritmo de "Army of One" lembram o sucesso "Paradise", contrastando com sua sonolenta faixa escondida "X Marks the Spot". O que não mudou foi a tendência do grupo a se distanciar do chamado "piano rock".
Mantendo a tradição recente das parcerias, muitos nomes interessantes aparecem aqui. A participação de Beyoncé em "Hymn for the Weekend" levará os rockistas à loucura, mas é inofensiva se levarmos em conta o padrão musical que o Coldplay vem apresentando. Na verdade, ela é a única vocalista cujos talentos foram realmente aproveitados.
A sueca Tove Lo, bem como a estadunidense Merry Clayton, ficam restritas aos vocais de apoio. Barack Obama só emprestou partes de uma cantoria realizada durante um funeral para "Kaleidoscope", algo muito menor do que o alarde na imprensa poderia sugerir - a narração do poeta estadunidense Coleman Barks e o piano da georgiana Khatia Buniatishvili deixam marcas maiores em nossos ouvidos. Dó mesmo a gente tem que ter da atriz e cantora Gwyneth Paltrow, ex-esposa do vocalista, pianista e violonista Chris Martin: limitou-se a três ou quatro "hey-hey"s em "Everglow". Até a estrela do ex-Oasis Noel Gallagher brilha em "Up&Up", mas você não ficará sabendo disso até consultar o encarte.
Fechando a lista de faixas, temos ainda o interlúdio "Colour Spectrum", a balada motivacional "Up&p" e, como faixa bônus, o single "Miracles", lançado em dezembro de 2014 e parte da trilha do filme Invencível.
Dizer que o Coldplay não é mais rock a esta altura é chutar cachorro morto. Aliás, abandonar o rock não é nenhum crime hediondo como muitos consideram. O Coldplay nunca conquistou pelas guitarras, e sim pelo clima positivo de suas músicas, e é por isso que Ghost Stories foi tão decepcionante. E se este sexto disco do grupo não traz nenhum momento memorável dentro da densa discografia do quarteto, ele também não deixará os fãs em geral na mão.
Por outro lado, fica a pergunta: ainda é útil funcionar como quarteto em estúdio? O que o baterista Will Champion e o baixista Guy Berryman fazem que um computador não poderia fazer? Jonny Buckland e sua guitarra ainda conseguem marcar território, fazendo mais ou menos o que o japonês Tak Matsumoto fazia nos primeiros álbuns do B'z.
Depois daquele susto em 2014, o Coldplay volta a fazer música que não faz o fã correr o risco de dormir ao volante. Sem nenhum tempero especial e esbanjando participações que raramente oferecem algo além dos próprios nomes, A Head Full of Dreams ao menos cumpre com sua obrigação de ser mais um item de estimação do fã e nos dá uma luz no fim do túnel quanto ao futuro da banda.
Abaixo, o vídeo de "Adventure of a Lifetime":
Track-list:
1. "A Head Full of Dreams"
2. "Birds"
3. "Hymn for the Weekend"
4. "Everglow"
5. "Adventure of a Lifetime"
6. "Fun"
7. "Kaleidoscope"
8. "Army of One" (inclui a faixa escondida "X Marks the Spot")
9. "Amazing Day"
10. "Colour Spectrum"
11. "Up&Up"
12. "Miracles" (faixa bônus da edição japonesa)
Outras resenhas de A Head Full of Dreams - Coldplay
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do AC/DC que Angus Young considera melhor que "Satisfaction"
O guitarrista que Brian May lamenta nunca ter conhecido e chamou de monstro elemental
Policial que matou assassino de Dimebag Darrell compartilha memórias da noite
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
Twisted Sister faz primeiro show com Sebastian Bach nos vocais
Membros originais do Nightwish dão "sinal verde" para turnê com ex-membros
A música do Metallica que fez James Hetfield perceber que a banda havia virado profissional
A música estranha de John Deacon que o Queen quase rejeitou e acabou virando seu maior single
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
Fã de 24 anos vai a show do Avenged Sevenfold, rouba ambulância, causa acidente e é presa
Músicos do Judas Priest passaram uma semana em motel fuleiro para abrir shows do Led Zeppelin
O músico que merece cada elogio que recebe, segundo David Gilmour
Guitarrista abandona o Bad Wolves após gravadora pressionar banda a lançar cover
Brann Dailor explica título do novo álbum do Mastodon, "Marrow Deep"
Mike Portnoy coloca novo álbum do Mastodon como candidato a melhor disco de 2026
Andreas Kisser conta a Rafinha Bastos o que tirou Max Cavalera do Sepultura
Blink 182: Travis Barker teria sido chamado para o Slayer?
Bandas Novas: 10 coisas que vocês jamais devem dizer no palco

As 13 músicas de rock que passaram mais de 100 semanas nas paradas britânicas
13 bandas de rock e metal que nasceram na faculdade e conquistaram o mundo
As duas bandas gigantes que fizeram Eric Clapton achar que o rock havia perdido as raízes
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



