Somba: Digno de um Grammy Latino
Resenha - Homônimo - Somba
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 14 de dezembro de 2015
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Dando continuidade a uma discografia de riqueza musical indiscutível, os mineiros do Somba marcaram o ano da Copa com seu terceiro disco Homônimo - afinal, por que autointitular um álbum quando você pode chamá-lo assim? Esta é apenas a primeira de uma série de tiradas que mantêm um padrão humorístico estabelecido desde o início. No campo instrumental, só resta aplaudir como o grupo continua transitando sem medo entre os mais diversos gêneros, com uma liberdade muito "alicecaymmiana".
A abertura "Kem Soul", com seu trocadilho anglolusófono, comprova a influência dos Beatles na música mineira, juntamente a "Real One". O rock da terra da rainha também parece ter influenciado "The Ox", com seu ritmo meio Pink Floyd; e "Light Your Fire", uma mistura de Led Zeppelin com os estadunidenses do The Doors. Já "Carne Fraca" pega emprestado lances de rock nacional, e poderia facilmente ser item da discografia do 5PRAStANtAS.
"Vem Pro Meu Lado Negro, Nega!", uma das melhores do trabalho, poderia facilmente ser parte da fictícia rádio de world music WorldWide FM, do jogo Grand Theft Auto V. Ela conquista de imediato com seu riff de metais sampleando a Marcha Imperial de Guerra nas Estrelas - o próprio título já dá a dica da referência.
"Rocambole" incorpora mais um gênero a esta cozinha: jazz, com toques de MPB. Dão tempero indispensável à faixa as vocalistas convidadas do Caffeine Trio. "Musichat" reforça a sagacidade do grupo com uma letra escrita em "internetês", mesmo que isso não fique claro para quem só escuta - daí a importância de se apreciar o encarte.
O lado zoeira da banda chega ao apogeu em "4:20". Sim, a faixa tem esse título. Sim, ela dura exatos quatro minutos e vinte segundos. Sim, ela consiste unicamente no som de algo queimando. Não, eu não preciso falar mais nada.
Homônimo se encerra com o punk rock cru e satírico de "Eu Queria Fazer Uma Música pra Vender, mas, PQP! Eu Não Consigo". Completam a lista de faixas do álbum as leves "Trânsito" e "Correria" e a lenta balada "By Heart and Soul".
O Somba é um grupo que nunca se levou muito a sério, o que não quer dizer que não trabalham com profissionalismo. É uma riqueza musical que, por sua diversidade, pode coletar fãs das mais diversas tribos, e isso faz deles um medalhão valioso na música mineira atual.
Arrisco dizer que Homônimo merecia até ter ganho uma indicação ao Grammy Latino. Trata-se de um conjunto com um grande leque de influências, música dosada com humor leve e saudável e, é claro, a indispensável brasilidade. Quer mais alguma coisa?
Abaixo, uma performance ao vivo de "Kem Soul":
Track-list:
1. "Kem Soul"
2. "The Ox"
3. "Carne Fraca"
4. "Trânsito"
5. "Real One"
6. "Vem Pro Meu Lado Negro, Nega!"
7. "By Heart and Soul"
8. "Rocambole"
9. "Musichat"
10. "Carreira"
11. "4:20"
12. "Light Your Fire"
13. "Eu Queria Fazer Uma Música pra Vender, mas, PQP! Eu Não Consigo"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Filhos imploraram para que Dee Snider não fizesse mais shows com o Twisted Sister
O fenômeno britânico que é o atual ditador das regras do metal, segundo Lucas Inutilismo
O músico que zoou Bruce Dickinson por releitura de música dele feita pelo Iron Maiden
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
Em número menor, Crypta fará apresentações simbólicas pelo Brasil em 2026
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
Quando Frank Zappa interrompeu um show para elogiar um músico; "Nada mal, garoto"
Trailer de documentário do Iron Maiden mostra músicos do Anthrax, Metallica e Public Enemy
As duas bandas consagradas que Robert Plant detonou: "Que porcaria rimada é essa?
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
O cara que fez audição pro Metallica com moicano loiro e errou "For Whom": "Niguém riu"
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
Dave Grohl fala pela primeira vez sobre traição e filha fora do casamento
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
Dirk Verbeuren, do Megadeth, diz que Dave Mustaine "praticamente inventou" o thrash metal
O dia que João Gordo xingou Ayrton Senna por piloto se recusar a dar entrevista a ele
O disco que David Gilmour diz que todo guitarrista precisa conhecer
O que significa "Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas", nome de disco dos Titãs


"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia



