O disco dos Titãs que Nando Reis considera "irrelevante"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 26 de janeiro de 2025
A banda brasileira Titãs, um dos maiores nomes do Rock brasileiro, gravou uma boa quantidade de hits ao longo de sua brilhante e respeitável trajetória. Uma dessas músicas é "Domingo", faixa que dá nome ao oitavo disco de estúdio do grupo, lançado em novembro de 1995.
Sucessor de "Titanomaquia" (1993), "Domingo" conta com as participações de Andreas Kisser (guitarrista do Sepultura), Iggor Cavalera (baterista original do Sepultura), Herbert Vianna e João Barone (respectivamente, guitarrista/vocalista e baterista da banda Os Paralamas do Sucesso), entre outros convidados. O disco foi tema de uma matéria publicada na Folha de S. Paulo em 21 de novembro de 1995. A reportagem traz um pequeno depoimento de Nando Reis (na época, baixista/vocalista da banda), que pode ser visto a seguir.
"O 'Titanomaquia' é um disco muito sombrio. O novo disco é mais iluminado, tem mais cor, é mais diversificado ritmicamente. Como se fosse um domingo depois de uma escura madrugada de sábado."
Nando Reis voltou a fazer comentários sobre "Domingo" em 2021, através de vídeo publicado no seu canal do Youtube. Aparentemente, ele não é muito fã do trabalho, como é possível conferir em sua fala.
"A pré-produção foi feita no estúdio Nota por Nota, do nosso querido amigo Buru, que era ali na Vila Olímpia. Mais uma vez, pouquíssimas músicas minhas (...). Mesmo que eu já tivesse compondo, aquilo que eu fazia não interessava aos Titãs, e mais do que isso: eu tava compondo muito sozinho, embora com algumas parcerias. E os Titãs, eles sempre trabalharam muito em grupo.
Sérgio Britto é onipresente. Esse disco é mais dele. Eu diria que é um disco dos Brtiãs. Mais dos Britãs do que dos Titãs. Mas os Titãs eram assim (...).
Eu acho esse disco um disco intermediário de transição, pouco inspirado (...). Embora mais pop, as minhas ideias não foram tão rejeitadas quanto no ‘Titanomaquia’, eu olho pra esse disco e acho ele irrelevante."
O vídeo completo pode ser assistido no player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps