Indiscipline: Pode ouvir numa boa e se divertir
Resenha - In my Guts - Indiscipline
Por Monica Porto
Postado em 29 de outubro de 2015
Por Fábio Xavier.
Talento nato, muito trabalho e atitude de sobra ! Mais do que nunca, têm sido os grandes responsáveis pelo surgimento de excelentes bandas de Metal dos quatro cantos do Brasil, não somente em Minas Gerais e São Paulo. Vou dar uma pista: berço das bandas TAURUS, MATANZA e UNEARTHLY.
Tudo começou em 2012 na cidade do Rio de Janeiro (RJ), onde as três garotas "Rockers", Alice D’Moura (vocal e baixo), Maria Fernanda Cals (guitarra e backing vocals) e Ana de Ferreira (bateria), curtiam bandas "clássicas" e consagradas como o BLACK SABBATH, o MOTÖRHEAD e o ALICE IN CHAINS. Não deu outra, decidiram formar uma banda que atende por INDISCIPLINE e botaram o pé na estrada.
Em pouco tempo, o power trio já botava a galera pra bater cabeça em pequenos shows e festivais e passou a fazer parte da cena underground do Rio de Janeiro, até que, no ano passado decidiu gravar no renomado Estúdio AM o EP "IN MY GUTS", que traz 05 faixas de puro Heavy Metal e Hard Rock setentista, da mesma escola de bandas como o SABBATH (que eu já citei), o KISS e o JUDAS PRIEST. Já da turma do final dos anos oitenta e início dos anos noventa, o trio segue o estilo, a raça e a pegada de bandas como o PANTERA, o SUICIDAL TENDENCIES e o ALICE IN CHAINS.
Falando em ALICE IN CHAINS, durante a audição fica clara a sua influência no trio, pois Alice D’Moura e Maria Fernanda executam com precisão a primeira e segunda vozes, a exemplo da dupla Layne Staley e Jerry Cantrell, na melhor e mais pesada fase da banda grunge. Isso acontece durante toda a audição do EP, porém o uso dos backing vocals vai se tornando mais intenso a cada faixa.
Alice D’Moura tem vocais belíssimos, como poucas, na cena. Seus vocais, assim como a sonoridade da banda, são bem soturnos e transmitem por sí só uma atmosfera pesada, a exemplo do que era feito pelas vocalistas Tarja Turunen (ex NIGHTWISH), Siouxsie Sioux (SIOUXSIE AND THE BANSHEES) e a rainha do Metal alemão DORO PESCH.
Além de cantar muitíssimo bem, Alice D’Moura também arrasa nas "quatro cordas", pois se faltam solos de baixo, sobram ótimas bases e melodias, a exemplo das faixas "GUTS" e "INDISCIPLINE", que são as melhores do EP, com andamentos ora empolgantes, ora cadenciados e que por sinal, soam convidativos a entrar nos famosos "circle pits" com a galera.
Maria Fernanda e Ana de Ferreira também não fazem feio em estúdio, considerando que a banda tem pouco tempo de estrada, pelo contrário, elas mandam muito bem também. A Maria Fernanda dispara o tempo todo bons riffs de guitarra, riffs ao mesmo tempo ganchudos e "grudentos" (no bom sentido) e que nos remetem à melhor fase (dos primeiros álbuns) das bandas METALLICA e MEGADETH, pois como eu já citei, são bons riffs e não soam "forçados" ou exagerados e fazem jus ao Hard/Heavy proposto pelo trio.
A baterista Ana de Ferreira nos mostra coordenação motora perfeita e completa a cozinha de forma certeira, também sem exageros, pois batidas rítmicas e potentes é com ela mesmo e com isso o bumbo, as peles e os pratos só têm a agradecer por não maltratá-los com batidas que são só potentes e rápidas, porém sem ritmo, que é o que acontece em muitas bandas que só se preocupam em fazer "o som" mais pesado e mais veloz do mundo, se esquecendo de respeitar as bases e melodias e acabam tornando a audição uma tortura.
EP super bem gravado e super bem produzido, sonoridade pesada, soturna (como eu já citei) e ao mesmo tempo uma sonoridade limpa, sem microfonias e excessos. Audição agradável, 05 faixas em pouco menos de 20 minutos; impossível ouvir uma vez só, logo de cara. Faixas com bons refrãos e que vão direto ao ponto, sem frescuras. O EP nos dá boas pistas de como será o Full-Length de estréia do power trio. Pode ouvir numa boa e se divertir com os bangers sem medo e aguarda que vem coisa boa por aí!
Link p/ os vídeos das faixas "Guts" e "Indiscipline":
Indiscipline – In My Guts – EP – 2014
Line-Up Atual :
Alice D’Moura – Vocal e baixo
Maria Fernanda Cals – Guitarra & backing vocals
Ale de La Vega – Bateria
Tracklist:
01. Devil In Me
02. Guts
03. Indiscipline
04. Deserving Hate
05. Goodbye
Contatos:
http://www.indisciplineofficial.com
http://www.facebook.com/indisciplineofficia
http://www.soundcloud.com/indisciplineofficial
http://www.unionpress.com.br
Outras resenhas de In my Guts - Indiscipline
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps