Krisiun: CD é o maior álbum de metal já feito por brasileiros
Resenha - Forged In Fury - Krisiun
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 03 de agosto de 2015
O maior nome do Death Metal nacional – quiçá mundial – o KRISIUN lança essa semana seu mais recente álbum de estúdio, ‘Forged In Fury’, através do selo Century Media.
Tão logo se ouve a primeira faixa do álbum – ou a qualquer uma delas, caso você esteja ouvindo ao trabalho em modo aleatório – uma impressão já se estabelece: nunca, nenhuma outra banda brasileira de qualquer gênero, contou com uma produção que desse tanta atenção e esmero à qualidade do áudio.
Verdade seja dita, a banda não poderia ter escolhido melhor produtor para ‘Forged In Fury’ do que ERIK RUTAN, que já havia trabalhado com o grupo quase 20 anos atrás, no CD que foi o grande breakthrough internacional dos gaúchos, ‘Conquerors of Armaggedon’, gravado em 1999 e lançado em 2000. Rutan teve passagens por uma das grandes influências do trio, o MORBID ANGEL, e com certeza sabe extrair toda a musicalidade que os irmãos Kolesne nem sempre têm a oportunidade de exibir.
‘Forged In Fury’ tem uma mixagem que beira a perfeição [creditada também a Rutan] e que faz exatamente o que a mixagem de um disco de Death Metal [gênero que exige demais dessa etapa do processo da fonografia, uma vez que aliar coesão no som ao mesmo tempo em que se detalha a individualidade de cada instrumento é de uma alquimia complicada] deveria fazer: sintetizar todo o punch e a raiva das composições e performances com amplitude e profundidade, contudo sem podar as nuances, detalhes e timbres das trilhas isoladas.
Os vocais de ALEX CAMARGO nunca estiveram tão bem condensados em um master final como o de ‘Forged Fury’, e justiça seja feita, sua dicção e pronúncia em inglês tampouco. O baixista e vocalista da banda atinge aqui seu melhor momento, e é ele a maior surpresa do álbum.
Outra surpresa é a bateria do contumaz triturador de tímpanos MAX KOLESNE, que já não tinha mais nada a provar para ninguém, mas que aqui se revela um músico bem mais variado, e isso não fica evidente apenas no cover para ‘Electric Funeral’ do BLACK SABBATH, mas também a cada faixa. Chovendo no molhado, a mixagem do som da bateria merece um documentário em vídeo à parte com um tutorial conduzido por Rutan – o resultado é impressionantemente ‘limpo’, no melhor sentido possível do adjetivo.
O guitarrista MOYSES KOLESNE segue como um dos 5 maiores guitarristas de Death Metal na cena mundial e está completamente sozinho no que faz quando se fala da cena nacional. Com influências tão ricas como sua performance [os licks em ‘Forged In Fury’ são sua contribuição para que esse CD finque a banda em patamar superior], o axeman mostra porque é que o Krisiun, desde muito cedo em sua trajetória, optou em ser um trio e não um quarteto: seria redundante ter outro guitarrista com Moyses a bordo.
Individualidades à parte, tal como o LED ZEPPELIN, o Krisiun é a força derivada da integração de três músicos que estão em regime de total concentração desde que nasceram, e não há muitas bandas na indústria musical sobre as quais se possa dizer o mesmo. É esse nexo artístico que alicerça a ‘Forged In Fury’, um disco que pode vir a ser a obra pela qual o trio será lembrado no futuro, assim como lembra-se do mesmo Led Zeppelin pelo ‘Volume IV’ ou do METALLICA pelo ‘Black Album’.
Atenção Century Media! Isso aqui merece um Hi-Res 24/96!
Outras resenhas de Forged In Fury - Krisiun
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Os melhores covers gravados por bandas de thrash metal, segundo a Loudwire
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
Rockstadt Extreme Fest terá 5 dias de shows com cerca de 100 bandas; veja as primeiras
O álbum de Lennon & McCartney que Neil Young se recusou a ouvir; "Isso não são os Beatles"
Angra traz "Rebirth" de volta e deixa no ar se a formação atual ainda existe
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
Do Metallica ao Angra - passando por outras bandas -, um breve resumo do "Megadethverso"
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Helloween cancela shows na Ásia devido a problemas de saúde de Michael Kiske
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
As 10 bandas favoritas do metal brasileiro no Metal Storm
Krisiun celebra o aniversário do clássico "Apocalyptic Revelation", gravado em apenas uma semana


