Pedra Lascada: Black Sabbath brasileiro homenageia Zé do Caixão
Resenha - Os dinossauros estão vivos - Pedra Lascada
Por Willba Dissidente
Postado em 02 de junho de 2015
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É comum se dizer que no Brasil, durante a década de 1970, não houve bandas do legítimo Hardão setentista. Como a PATRULHA DO ESPAÇO só gravou na década seguinte, enquanto BANG, BUDGIE, UFO, DUST, THIN LIZZY e congeneres detonavam no hemisfério norte, aqui, em nosso país nenhuma banda registrou esse peso em disco. Houve, é claro, o ROCK DA MORTALHA, chamado à época de BLACK SABBATH brasileiro, porém a trupe do saudoso Orlando Lui não manteve esse proposta adiante nos anos oitenta. Década de 2010 em pleno vapor e uma banda belo-horizontina, o PEDRA LASCADA lança um single retomando o peso sabbathico setentista, aliado à letras loucas, produção impecável e solos de Heavy Metal.
Formada na capital mineira em 2000 pelo baterista Rodrigo Buzelin junto aos competentes músicos dos anos 1980 Gabriel Lott (baixo, ex- VOZES DO ALÉM) e Marco de Queiros (guitarra, ex- TRIBO DE SOLOS), o PEDRA LASCADA começou como um power-trio setentista que logo incorporou o vocalista Renato Espinha. Foi esse time que registrou "Terra do Rock", o cd debut em 2007. Com participações de Oswaldo Vechione e Débora Carvalho (MADE IN BRAZIL), além de Percy Weiss (HARPPIA, PATRULHA DO ESPAÇO etc), o álbum apresenta um Hardão sem frescura, com muito Blues, em linha semelhante aos trabalhos clássicos do MADE IN BRAZIL. As composições eram divididas entre o guitarrista (cujas letras lembram temas dos VELHAS VIRGENS) e o do baixista (fissurado em temas ocultistas, boêmios e rockers). Ainda que conquistando boa vendagem e respaldo, esse trabalho foi interrompido em 2008, com a saída de Marco de Queiros. Com o advento dos novos membros Jean "Lobo Guara" Oliveira nos vocais e Fernando Heiras na guitarra, o PEDRA LASCADA decide abandonar também o visual hippie e dar lugar às roupas negras e injetar peso nas composições autorais, agora 100% à cargo de Gabriel Lott, com muita inspiração em BLACK SABBATH da fase do "Master Of Reality" ao "Sabbath Bloody Sabbath".
Registrado em 2011 e lançado no ano seguinte, o presente single apresenta o trabalho atual do PEDRA LASCADA. Aquele Hard Rock setentista muito pesado, como as bandas citadas acima, que muito influenciaram o Heavy Metal, e letras em português. As composições são primorosas, com muitos solos de guitarra, cozinha trabalhada como no DEEP PURPLE e longa duração; sem pretensão de serem mais curtas para agradar. Ainda que fugindo ao comercialismo, os refrões são marcantes e as melodias boas de se cantarolar se encaixando perfeitamente na voz de Lobo Guara. Destaque também para a produção que ficou à cargo do baixista.
"O Mestre do Terror" é um tributo ao Zé do Caixão. A letra inclui citações aos filmes e personagens de Mojica, além de alguns trejeitos clássicos na apresentação do extinto Cine Trash, como o "Você e todos vocês". Ainda que as composições sejam setentistas, o solos de Heiras são puramente Heavy Metal, dando vida nova às músicas do PEDRA LASCADA. "Os dinossauros estão vivos" é mais arrastada e cadenciada que a faixa de abertura e apresenta uma parábola fantástica na letra, para todo nós que acreditamos "ser possível mudar o mundo com uma guitarra, um contra-baixo e uma bateria" e buscamos essa inspiração nos dinossauros do Rock'n'Roll.
Trabalho independente lançado em cd-r com mídia impressa (foto da banda) e embalado em papel cartão com arte muito bem condizente com a temática do grupo e demais informações. Quem se interessar em adquirir o material deverá contatar o PEDRA LASCADA nos links ao final. Se o ROCK DA MORTALHA não pode continuar seu trabalho de inspiração no sombrio BLACK SABBATH, esperamos o mesmo não aconteça com o PEDRA LASCADA e que o grupo siga essa fase no vindouro segundo disco completo. Enquanto isso não ocorre, o Rock'n'Roll continuará nos libertando da caretice alienante que nos quer dominar!
PEDRA LASCADA:
Jean Oliveira - Voz
Fernando Heiras - Guitarra
Gabriel Lott - Baixo
Rodrigo Buzelin - Bateria
Discografia:
Terra do Rock (Cd, 2007)
Os dinossauros estão vivos (Single, 2012)
"Os Dinossauros Estão Vivos" - Nacional - Independente - 14:13
01 . O Mestre do Terror (06:05)
02 . Os Dinossauros estão vivos (08:08)
Sites relacionados (em português):
http://pedralascada.com/
http://www.facebook.com/pages/Pedra-Lascada/150481881705730
http://www.myspace.com/pedralascada
http://twitter.com/#!/Pedra_Lascada
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
Helloween cancela shows na Ásia devido a problemas de saúde de Michael Kiske
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Rockstadt Extreme Fest terá 5 dias de shows com cerca de 100 bandas; veja as primeiras
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
A música inspirada em Soundgarden que virou um hit do Metallica - não é "Enter Sandman"
O álbum de Lennon & McCartney que Neil Young se recusou a ouvir; "Isso não são os Beatles"
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Billy Corgan elege a banda de rock mais influente do século 20 depois dos Beatles
Yngwie Malmsteen vem ao Brasil em abril de 2026, segundo José Norberto Flesch
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Alissa White-Gluz agradece apoio dos fãs e comenta nova fase da carreira
Dez bandas lendárias que nunca mudaram de formação, em lista da Metal Hammer
Paulo Ricardo lembra os dois primeiros nomes do RPM: "Decidimos usar esse número antes"
Heavy Metal: estressante, perturbador e faz mal ao coração?
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



