A incrível música do Pink Floyd que foi o resultado de um embate entre Waters e Gilmour
Por Bruce William
Postado em 19 de agosto de 2024
"Comfortably Numb" é uma música lançada pelo Pink Floyd em seu décimo primeiro álbum de estúdio, "The Wall" (1979). Ela também saiu como single em 1980, tendo "Hey You" como lado B. Com dois solos de guitarra, a canção frequentemente é citada em listas de "melhores solos" de todos os tempos. E em 2005, tornou-se a última música a ser performada por Waters, Gilmour, o tecladista Richard Wright e o baterista Nick Mason juntos, informa o Wikipedia.
Pink Floyd - Mais Novidades
E como relata a Far Out, a semente da música foi plantada durante as sessões de gravação do álbum solo autointitulado de Gilmour em 1978, um projeto que deu uma visão sobre o relacionamento entre os integrantes da banda, pois todos assinaram contratos solo como parte do acordo de gravação do Pink Floyd, sugerindo que precisavam de espaço para respirar fora do Floyd e de uma chance de satisfazer sua criatividade que não era estimulada em outros lugares.
Roger Waters viveu na pele o que foi descrito na letra de "Comfortably Numb"
A música foi composta pelo guitarrista David Gilmour, enquanto as letras foram escritas pelo baixista Roger Waters, que as baseou em sua experiência ao ser dopado com tranquilizantes antes de uma apresentação em 1977. A princípio a música se chamaria "The Doctor", e ela acompanha a narrativa do álbum conceitual, onde o personagem Pink é medicado por um médico após sofrer uma overdose, para que ele pudesse se apresentar em um show.
E de acordo com o Law Liberty, Roger estava sofrendo de cólicas estomacais tão severas que precisou ser medicado para conseguir se apresentar. Waters relatou que o esforço para tocar durante o concerto foi extremamente difícil sob a influência da medicação. "Essas foram as duas horas mais longas da minha vida, tentando fazer um show enquanto mal conseguia levantar os braços", disse o músico, ao comentar de onde veio a inspiração para a letra.
Apesar de ter sido feita em parceria, já nesta época de "Comfortably Numb" as diferenças criativas da dupla pareciam prontas para dividir a banda irrevogavelmente. Waters e Gilmour discutiram durante a gravação, com Waters preferindo um arranjo orquestral e Gilmour preferindo um arranjo mais simples. No livro de Mark Blake de 2008, Comfortably Numb: The Inside Story Of Pink Floyd, Gilmour descreveu a música como "os últimos esforços meus e de Roger de de trabalharmos juntos de forma colaborativa."
E Roger Waters falou sobre o atrito em um vídeo postado no canal Absolute Radio: "Estávamos no Sul da França, onde fizemos parte da gravação do 'The Wall'. Tivemos uma discordância em relação a música 'Comfortably Numb'. É uma história que provavelmente eu e ele temos as mesmas memórias sobre. Nós havíamos criado uma track de ritmo. Seria um baixo, bateria, guitarra, algo assim. Eu amei aquela track. Acontece que ele achou que não era precisa ritmicamente. Então, ele foi lá e recortou a parte da bateria e transformou em outra coisa. Ele falou que daquela forma estava melhor, mas eu ouvi e odiei! (risos). Essa foi a discordância. No fim, a versão do álbum é um pouco da versão que ele gostou e um pouco da que eu gostei. Foi uma negociação", contou Waters.
Já Bob Ezrin, produtor do "The Wall", afirma que os solos de Gilmour, considerado por muitos uns dos maiores de todos os tempos, foram feitos em um único take, sem precisar serem repetidos: "Foi tão poderoso quando escutei ele (Gilmour) e o vi tocando, aquilo literalmente trouxe lágrimas aos meus olhos - e isto aconteceu muitas e muitas vezes desde então".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música mais bonita do Radiohead de todos os tempos, segundo Thom Yorke
A banda "ridícula" que Rick Rubin achou que jamais faria sucesso, mas ele estava errado
5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
As três melhores músicas do Iron Maiden escritas por Steve Harris, segundo Nicko McBrain
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
O compositor dos anos 80 que Paulo Ricardo coloca acima de Cazuza e Renato Russo
A banda de heavy metal com mais álbuns em primeiro lugar nos Estados Unidos
O álbum do Metallica que Paulo Ricardo adora: "Obra-prima, canções maravilhosas"
A música do Led Zeppelin que Robert Plant tentou banir por achar "pomposa"
Rob Halford encontrou a fé depois que parou de beber e usar drogas
O clássico dos Beatles cuja autoria John Lennon e Paul McCartney disputavam
O melhor disco do Mastodon, segundo a Metal Hammer
Ganha força rumor sobre turnê conjunta de System of a Down e Faith No More
O álbum de metal sem a qual o Nirvana não existiria, de acordo com Krist Novoselic
Genesis prepara reedição do álbum de estreia, "From Genesis to Revelation"


David Gilmour revela quando percebeu que "não quero ser membro do Pink Floyd a vida toda"
A canção dos anos 50 que unia George Harrison e David Gilmour; "Cada parte é perfeita"
A canção do Pink Floyd que fazia Ozzy Osbourne lembrar de seus dias de loucura
A música do Pink Floyd que David Gilmour adora, mas se recusa a tocar
A maior banda de rock de todos os tempos para o jornalista Leandro Demori
O disco que Roger Waters diz ter acabado com o Pink Floyd de uma vez por todas
Jim Root explica semelhança do novo álbum do Slipknot com Pink Floyd
A música do Pink Floyd que David Gilmour achou que tivesse copiado de alguém sem querer
O baterista que para Roger Waters só seria igualado por Keith Moon
A opinião de Noel Gallagher sobre o Pink Floyd: "Morreria feliz se escrevesse essa"
A sincera e entusiasmada opinião de Jimmy Page sobre Syd Barrett, fundador do Pink Floyd


