Mastodon: Perto do sucesso com "The Hunter"
Resenha - Hunter - Mastodon
Por Claudinei José de Oliveira
Postado em 13 de abril de 2015
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em 2011, o grupo Mastodon lançava "The Hunter", o álbum que, até então, pode ser considerado o seu mais comercialmente acessível. No entanto, não abria mão da arte.
O álbum "The Hunter", lançado em setembro de 2011 é, até agora, o mais próximo que o grupo Mastodon chegou das paradas de sucesso. Talvez fosse esta mesma a intenção do grupo, visto que o produtor escolhido tinha um currículo recheado de sucessos comerciais. Foi, também, deixada de lado a característica marcante da banda em produzir músicas interligadas num único conceito como haviam feito, por exemplo, no anterior, e ótimo, "Crack The Sky" e, ainda, a duração das músicas se aproximou do convencional, ou seja, diminuiu em tamanho.
As estruturas musicais complexas e o instrumental intrincado permaneceram, porém, costurados por melodias mais evidentes, realçadas, não só pelo talento ímpar dos integrantes enquanto instrumentistas como, ainda, pelo fato de a banda contar com três ótimos vocalistas. Assim, o lado "progressivo" na sonoridade "mastodôntica" marca presença em solos de guitarra de uma elegância classuda, remetendo à pegada "floydiana" setentista, realçados, em alguns arranjos, por sintetizadores com timbragem da referida época.
Os arranjos vocais, que alguns críticos julgam em débito com o velho Ozzy, apesar de melodiosos e harmônicos, em alguns momentos vêm carregados de toda aquela agressividade e "sujeira", comumente típicas nos primeiros álbuns.
Uma curiosidade: o apreciador de HQs que, porventura, também aprecia a banda, não poderá deixar de associar a exuberante "Creature Lives" ao "Monstro Do Pântano". Fechando o álbum, "The Sparrow" traz um minimalismo lírico lembrando a poeticidade dos "hai-kais":
"Persiga a felicidade com diligência".
É comum o ouvinte de rock e, mais especificamente, o de rock pesado, torcer o nariz para trabalhos com abordagem comercial. Porém, a história do rock está coalhada de exemplos de grandes êxitos comerciais com grande relevância artística. É uma pena que, ao que parece, o Mastodon só chegou perto do sucesso com "The Hunter". Uma pena para o grupo, pois seus admiradores continuam sendo brindados com músicas de excelente qualidade.
O álbum é um clássico e merecia uma sorte mais próxima ao que o "Black Album" significou para o Metallica. As paradas de sucesso já não são as mesmas, mas o Mastodon dá continuidade e faz jus ao passado glorioso da música pesada.
Tracklist do CD:
1."Black Tongue"
2."Curl Of The Burl"
3."Blasteroid"
4."Stargasm"
5."Octopus Has No Friends"
6."All The Heavy Lifting"
7."The Hunter"
8."Dry Bone Valley"
9."Thickening"
10."Creature Lives"
11."Spectrelight"
12."Bedazzled Fingernails"
13."The Sparrow"
Gravadora: Roadrunner Records.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que Ian Gillan considera a melhor de sua carreira, acima dos clássicos do Deep Purple
Zakk Wylde lembra breve período como guitarrista do Guns N' Roses
A canção de dois adolescentes que impediu "Bohemian Rhapsody" de chegar ao topo das paradas
A banda de metal que Gene Simmons dizia que iria tomar o lugar do Kiss
A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
Para Marty Friedman, Nick Menza foi uma das razões para o sucesso do Megadeth
As 10 melhores músicas do Anthrax com John Bush nos vocais, segundo o Metal Sucks
A divergência entre Max Cavalera, Jack Black e Michael Sweet sobre o grunge
"From The Dark"; "apenas" um disco solo de Tony Iommi que evoca o Black Sabbath com Dio
As últimas músicas tocadas por 15 bandas de rock e metal que não fazem mais shows
Como AC/DC e Angus Young ajudaram Dave Mustaine a criar solo de "Holy Wars"
Por que o Led Zeppelin nunca alcançou a popularidade dos Beatles, segundo John Paul Jones
"Blackstar", de David Bowie, é incluída em lista das músicas mais tristes do século XXI
Ringo Starr teve sua carreira arruinada após os Beatles lhe darem uma música
A banda influenciada pelo Iron Maiden que Bruce Dickinson elegeu como sua favorita
O verso original de "Maior Abandonado" que Frejat barrou: "Não é censura, Cazuza, mas..."
Andreas Kisser chegou no fundo do poço quando não foi a Disney pois não tinha cerveja
O megahit do rock nacional com 26 milhões no Spotify inspirado em Fleetwood Mac

Mastodon anuncia edição em vinil de seu novo álbum com dentes de mastodonte
A diferença que existe entre o mundo da música e o do motociclismo, na opinião de Brent Hinds
A frase de Brent Hinds em sua última entrevista que ganhou um significado muito triste
Para Brent Hinds, andar de moto era como se fosse sua religião
Família de Brent Hinds publica manifesto sobre disputa com o Mastodon
Bill Kelliher e Brann Dailor relembram Brent Hinds; "Ele era onipresente na minha vida"



