Mastodon: Perto do sucesso com "The Hunter"
Resenha - Hunter - Mastodon
Por Claudinei José de Oliveira
Postado em 13 de abril de 2015
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em 2011, o grupo Mastodon lançava "The Hunter", o álbum que, até então, pode ser considerado o seu mais comercialmente acessível. No entanto, não abria mão da arte.
O álbum "The Hunter", lançado em setembro de 2011 é, até agora, o mais próximo que o grupo Mastodon chegou das paradas de sucesso. Talvez fosse esta mesma a intenção do grupo, visto que o produtor escolhido tinha um currículo recheado de sucessos comerciais. Foi, também, deixada de lado a característica marcante da banda em produzir músicas interligadas num único conceito como haviam feito, por exemplo, no anterior, e ótimo, "Crack The Sky" e, ainda, a duração das músicas se aproximou do convencional, ou seja, diminuiu em tamanho.
As estruturas musicais complexas e o instrumental intrincado permaneceram, porém, costurados por melodias mais evidentes, realçadas, não só pelo talento ímpar dos integrantes enquanto instrumentistas como, ainda, pelo fato de a banda contar com três ótimos vocalistas. Assim, o lado "progressivo" na sonoridade "mastodôntica" marca presença em solos de guitarra de uma elegância classuda, remetendo à pegada "floydiana" setentista, realçados, em alguns arranjos, por sintetizadores com timbragem da referida época.
Os arranjos vocais, que alguns críticos julgam em débito com o velho Ozzy, apesar de melodiosos e harmônicos, em alguns momentos vêm carregados de toda aquela agressividade e "sujeira", comumente típicas nos primeiros álbuns.
Uma curiosidade: o apreciador de HQs que, porventura, também aprecia a banda, não poderá deixar de associar a exuberante "Creature Lives" ao "Monstro Do Pântano". Fechando o álbum, "The Sparrow" traz um minimalismo lírico lembrando a poeticidade dos "hai-kais":
"Persiga a felicidade com diligência".
É comum o ouvinte de rock e, mais especificamente, o de rock pesado, torcer o nariz para trabalhos com abordagem comercial. Porém, a história do rock está coalhada de exemplos de grandes êxitos comerciais com grande relevância artística. É uma pena que, ao que parece, o Mastodon só chegou perto do sucesso com "The Hunter". Uma pena para o grupo, pois seus admiradores continuam sendo brindados com músicas de excelente qualidade.
O álbum é um clássico e merecia uma sorte mais próxima ao que o "Black Album" significou para o Metallica. As paradas de sucesso já não são as mesmas, mas o Mastodon dá continuidade e faz jus ao passado glorioso da música pesada.
Tracklist do CD:
1."Black Tongue"
2."Curl Of The Burl"
3."Blasteroid"
4."Stargasm"
5."Octopus Has No Friends"
6."All The Heavy Lifting"
7."The Hunter"
8."Dry Bone Valley"
9."Thickening"
10."Creature Lives"
11."Spectrelight"
12."Bedazzled Fingernails"
13."The Sparrow"
Gravadora: Roadrunner Records.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
Nicko McBrain surpreende ao eleger os álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
O disco de 1983 que Dave Grohl sabe tocar de cor e salteado; "Conheço cada virada de bateria"
Ex-baterista do Guns N' Roses fala sobre o Axl Rose que a maioria não conhece
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
Novo vídeo mostra como está Mingau quase três anos após o tiro na cabeça
Jennifer Finch, baixista da L7, diagnosticada com agressivo câncer cerebral
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
Bill Ward sobre Ozzy Osbourne: "Sinto saudades dele todos os dias"
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
As duas faces de Freddie Mercury que até Brian May tinha dificuldade de decifrar
Freddie Mercury: com raiva dele, artistas brasileiros destruíram seu camarim no RIR
Rush: a música absurdamente difícil que eles gravaram num único take
O subgênero do metal que está voltando com tudo, segundo a Rolling Stone

Mastodon anuncia novo álbum e lança faixa com participação de Josh Homme
Integrantes do Mastodon revelam por que demitiram Brent Hinds
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



