Mastodon: Perto do sucesso com "The Hunter"
Resenha - Hunter - Mastodon
Por Claudinei José de Oliveira
Postado em 13 de abril de 2015
Nota: 10
Em 2011, o grupo Mastodon lançava "The Hunter", o álbum que, até então, pode ser considerado o seu mais comercialmente acessível. No entanto, não abria mão da arte.
O álbum "The Hunter", lançado em setembro de 2011 é, até agora, o mais próximo que o grupo Mastodon chegou das paradas de sucesso. Talvez fosse esta mesma a intenção do grupo, visto que o produtor escolhido tinha um currículo recheado de sucessos comerciais. Foi, também, deixada de lado a característica marcante da banda em produzir músicas interligadas num único conceito como haviam feito, por exemplo, no anterior, e ótimo, "Crack The Sky" e, ainda, a duração das músicas se aproximou do convencional, ou seja, diminuiu em tamanho.
As estruturas musicais complexas e o instrumental intrincado permaneceram, porém, costurados por melodias mais evidentes, realçadas, não só pelo talento ímpar dos integrantes enquanto instrumentistas como, ainda, pelo fato de a banda contar com três ótimos vocalistas. Assim, o lado "progressivo" na sonoridade "mastodôntica" marca presença em solos de guitarra de uma elegância classuda, remetendo à pegada "floydiana" setentista, realçados, em alguns arranjos, por sintetizadores com timbragem da referida época.
Os arranjos vocais, que alguns críticos julgam em débito com o velho Ozzy, apesar de melodiosos e harmônicos, em alguns momentos vêm carregados de toda aquela agressividade e "sujeira", comumente típicas nos primeiros álbuns.
Uma curiosidade: o apreciador de HQs que, porventura, também aprecia a banda, não poderá deixar de associar a exuberante "Creature Lives" ao "Monstro Do Pântano". Fechando o álbum, "The Sparrow" traz um minimalismo lírico lembrando a poeticidade dos "hai-kais":
"Persiga a felicidade com diligência".
É comum o ouvinte de rock e, mais especificamente, o de rock pesado, torcer o nariz para trabalhos com abordagem comercial. Porém, a história do rock está coalhada de exemplos de grandes êxitos comerciais com grande relevância artística. É uma pena que, ao que parece, o Mastodon só chegou perto do sucesso com "The Hunter". Uma pena para o grupo, pois seus admiradores continuam sendo brindados com músicas de excelente qualidade.
O álbum é um clássico e merecia uma sorte mais próxima ao que o "Black Album" significou para o Metallica. As paradas de sucesso já não são as mesmas, mas o Mastodon dá continuidade e faz jus ao passado glorioso da música pesada.
Tracklist do CD:
1."Black Tongue"
2."Curl Of The Burl"
3."Blasteroid"
4."Stargasm"
5."Octopus Has No Friends"
6."All The Heavy Lifting"
7."The Hunter"
8."Dry Bone Valley"
9."Thickening"
10."Creature Lives"
11."Spectrelight"
12."Bedazzled Fingernails"
13."The Sparrow"
Gravadora: Roadrunner Records.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps