Leo "Bud" Welch: Aos 82 anos, ainda mais vigoroso
Resenha - I Don't Prefer No Blues - Leo "Bud" Welch
Por André Espínola
Postado em 07 de abril de 2015
Leo "Bud" Welch, foi recebido com entusiasmo pelo cenário musical do blues, logo no início de 2014, com o seu álbum de estreia chamado de Sablouga Voices. Ainda que tenha mostrado no seu trabalho um som muito interessante, mesclando o estilo do Chicago Blues com o Gospel tocado nas Igrejas batistas pelo Sul dos Estados Unidos, outro detalhe certamente não passou despercebido e trouxe uma sensação de extraordinário ainda maior: o som vigoroso do blues elétrico ouvido em Sablouga Voices vinha de um senhor no auge dos seus 81 anos, que passou a grande parte de sua vida trabalhando anonimamente durante o dia e tocando em festas e igrejas.
A preciosidade da estreia vinha junto com um sentimento de que infelizmente não veríamos uma longa carreira de Leo "Bud" Welch; possivelmente aquele seria o único registro de sua carreira tardia. Essa sensação foi logo refutada – ou pelo menos parte dela – com o lançamento, pouco mais de um ano depois, do seu segundo álbum, chamado I Don’t Prefer No Blues, um registro ainda mais vigoroso e impactante do que o seu antecessor. As resenhas são unânimes: já é um clássico contemporâneo do blues.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
O novo álbum veio de um acordo de Welch com a gravadora Fat Possum’s Big Legal Mess, que acertaram que depois de lançar o álbum de blues-gospel (Sablouga Voices), "Bud" Welch gravaria o seu outro lado, a versão secular do blues. E é exatamente isso que é visto em I Don’t Prefer No Blues. Com exceção da faixa de abertura – e uma das melhores do disco - "Poor Boy", que ainda demonstra um pouco do coral do blues gospel e a penúltima faixa "Pray On" (que de gospel só tem a letra), é o profano que comanda no restante do álbum. "Girl In The Holler" é tão intensa que é praticamente irrelevante o fato de ser tocado por um senhor de 82 anos, sensação que impregna durante praticamente todo o disco, especialmente em "Too Much Wine", "I Woke Up". Leo "Bud" Welch escolhe a dedo alguns outros clássicos do blues, como "Goin Down Slow", "Cadillac Baby" e "Sweet Black Angel". Seu som vai do Delta Blues do início da carreira de Muddy Waters ao blues elétrico, improvisado, ao vivo, sujo e cheio de riffs de R.L. Burnside e engana-se quem possa vir a achar que o elemento idade não tem influência alguma no conjunto final: Leo Welch vivenciou tudo isso. É uma autenticidade que somente a experiência de vida poderia passar.
O que realmente torna I Don’t Prefer No Blues um clássico atemporal do blues é a performance e a estrela de Leo "Bud" Welch: blues é emoção, sentimento, autenticidade, o momento; e é tudo isso que exala durante os trinta e cinco minutos da música desse senhor que passou tocando o blues no anonimato sua vida inteira. Ainda bem que agora ele está tendo a oportunidade de levar sua música ao mundo.
Tracklist:
01. Poor Boy
02. Girl In The Holler
03. I Don't Know Her Name
04. Goin' Down Slow
05. Cadillac Baby
06. Too Much Wine
07. I Woke Up
08. So Many Turnrows
09. Pray On
10. Sweet Black Angel
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os astros do rock nacional que contribuíram com disco de Xuxa
Fã joga disco em Eric Clapton e ele abandona show na Espanha
5 discos indispensáveis para entender o rock nacional
Dimmu Borgir ignorou o "efeito TikTok" e recusou exigência de gravadora
A música do Emerson, Lake & Palmer que melhor representa o trio, segundo Carl Palmer
Greta Van Fleet retoma atividades e mostra trecho de nova música
A lenda do rock cuja guitarra é inspirada em Jimmy Page e raça de cavalos rara holandesa
Jimmy London revela a discussão que fez Matanza acabar: "Isso eu não posso concordar"
Empresário do Angra comenta planos para Luis Mariutti e Ricardo Confessori
O solo de guitarra mais difícil do Dire Straits, segundo Mark Knopfler
"Alison Hell", o clássico do thrash metal inspirado em uma história perturbadora
Alex Van Halen anuncia "Van Halen", nova antologia bibliográfica da banda
Como Paul McCartney fez Ringo Starr mudar ideia sobre os quatros novos filmes dos Beatles
Ouça o dueto de Paul McCartney e Ringo Starr em "Home to Us"
O guitarrista que Eddie Van Halen achava ser melhor do que ele, e isto se revelou um problema
O dia que Paula Toller deixou muito claro que não curte comparações com Madonna
O hit que Paramore omite letra ao vivo por conter duro xingamento antifeminista
A música do Pink Floyd que para David Gilmour "deveria estar numa coletânea de Roger Waters"
Biohazard fez a espera de treze anos valer a pena ao retornar com "Divided We Fall"
Stryper celebra o natal e suas quatro décadas com "The Greatest Gift of All"
Kreator - triunfo e lealdade inabalável ao Metal
"Eagles Over Hellfest" é um bom esquenta para o vindouro novo disco do colosso britânico Saxon

