Dimmu Borgir: A obra prima "Puritanical Euphoric Misanthropia"
Resenha - Puritanical Euphoric Misanthropia - Dimmu Borgir
Por Edilson Luiz Piassentini
Postado em 03 de dezembro de 2014
Os noruegueses do Dimmu Borgir haviam lançado o álbum Enthrone Darkness Triumphant em 1997, grande clássico da banda até aqui, e o excelente Spiritual Black Dimensions em 1999.
Sempre executando um black metal melódico, com alternâncias entre vocais guturais e limpos, com riffs e solos matadores e ao mesmo tempo melódico, com belas passagens de teclados, atmosferas viajantes, uma bateria destruidora e ao mesmo tempo cadenciada, elementos que não são comuns quando falamos de black metal.
Pois bem. Puritanical Euphoric Misanthropia surge para se firmar como maior clássico da banda. Produção impecável, com excelentes músicos e ótimas composições, e com parceira de alguns músicos da orquestra de Gotemburgo.
O álbum começa a obscura introdução Fear and Wonder, digna de filmes de terror, nos preparando para os petardos que vem a seguir.
Difícil apontar destaques, pois todas as musicas são dignas de nota 10, mas aqui vai algumas.
Blessings Upon the Throne of Tyranny inicia os trabalhos, sendo uma das destaques do álbum, seja pela extremidade musical quanto pelas interpretações do vocalista Shagrath.
A próxima pode ser considerada a melhor música já composta pelo Dimmu Borgir. Kings of the Carnival Creation, com um breve introdução sombria, mostra os trabalhos de riffs pesados misturados com uma bateria quebrada, seguida de muita extremidade já ouvida na faixa anterior, sem contar com os belos trabalhos de teclado. Grande destaque da música são as passagens de vocais limpos, executadas pelo baixista Vortex.
Seguindo a mesma linha, a faixa Puritania vem acompanhada de orquestrações muito bem elaboradas. Sympozium resume bem a proposta da composição de todo o álbum. Uma música extrema, com belos trabalhos dos vocais, recheada de riffs melódicos, teclados psicodélicos, bateria fulminante e uma bela performance orquestral.
Para fechar o álbum, um belo cover do Twisted Sister, com a música Burn In Hell.
O Dimmu Borgir vem mostrando ao passar dos tempos o porque é considerado o maior ícone do black metal melódico. Puritanical Euphoric Misanthropia é uma obra de arte, e mesmo que você não curta o estilo, é de extrema importância ter o álbum em sua coleção, pois com certeza não se arrependerá do que vai ouvir.
Dimmu Borgir - Puritanical Euphoric Misanthropia
Ano: 2001
Gravadora: Nuclear Blast
Outras resenhas de Puritanical Euphoric Misanthropia - Dimmu Borgir
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
A opinião de Mikkey Dee sobre o saudoso Lemmy Kilmister do Motörhead
Fabio Lione se despede do Angra e Alirio Netto assume os vocais em momento histórico
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Maior canal de crítica musical do mundo se pergunta: "Onde estão os metaleiros?"
Os melhores covers gravados por bandas de thrash metal, segundo a Loudwire
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
O álbum de Lennon & McCartney que Neil Young se recusou a ouvir; "Isso não são os Beatles"
Qual é a "vice-campeã" de plays em cada álbum do Iron Maiden? Veja a lista
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
O cantor que Robert Plant admite que nunca conseguiu igualar
A balada do rock nacional que uma rádio tocou 79 vezes em menos de 24 horas
Enjaulados: Os crimes mais chocantes da história do rock
Noel Gallagher foi esnobado por David Gilmour: "Acho que deixei ele p*to"
Mr Catra: Uma lista das suas maiores influências no rock (vídeo)
A música infernal do Twisted Sister que foi regravada pelo Dimmu Borgir



