Como saída de Bruce Dickinson do Iron Maiden poderia ser evitada, segundo Steve Harris
Por Gustavo Maiato
Postado em 17 de setembro de 2024
A saída de Bruce Dickinson do Iron Maiden em 1993 marcou um dos momentos mais delicados da banda, mas segundo o baixista Steve Harris, isso poderia ter sido evitado. No livro "Fear of the Dark – Um Clássico do Iron Maiden", escrito por Stjepan Juras e publicado pela Estética Torta, Harris revela que uma comunicação mais direta entre ele e Dickinson talvez tivesse impedido a saída do vocalista.
Iron Maiden - Mais Novidades
Na época, Harris estava passando por um processo de divórcio e, imerso na produção de um álbum ao vivo, não percebeu os sinais da insatisfação de Bruce. Para Harris, o maior problema foi que Dickinson informou o empresário da banda antes de falar diretamente com ele, o que pegou o baixista de surpresa.
"Fiquei surpreso, porque ele parecia totalmente engajado na primeira parte da Fear of the Dark Tour. Na verdade, fui o último a saber porque estava na Flórida, mixando o álbum ao vivo. Não queriam me contar porque sabiam que mexeria comigo! A minha reação foi de decepção, tristeza, raiva, tudo de uma vez", desabafa Harris em entrevista publicada no livro.
O choque foi ainda maior para Harris, que acreditava que Bruce, com quem compartilhava uma longa trajetória, teria falado com ele pessoalmente. O baixista admite que, se isso tivesse ocorrido, talvez pudessem ter chegado a um acordo.
"Acredito que, se Bruce tivesse vindo a mim diretamente para discutir seus sentimentos e preocupações, poderíamos ter encontrado uma solução e evitado o rompimento." Mesmo com a partida de Dickinson, o Iron Maiden continuou a fazer história no heavy metal, e a eventual volta do vocalista em 1999 trouxe novos ares à banda. O livro "Fear of the Dark – Um Clássico do Iron Maiden" está com 20% de desconto no site da Estética Torta com a utilização do cupom WHIPLASH20.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior cantor de rock de todos os tempos, segundo Axl Rose; "abriu minha mente"
Dave Mustaine explica por que não vai convidar Kiko Loureiro para show com Megadeth
Vinheteiro chama Angra de "fezes puríssima" e ouve resposta de Rafael Bittencourt
A música do Led Zeppelin que Robert Plant considera perfeita
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
Thiê rebate Dave Mustaine e diz acreditar em sondagem por Pepeu Gomes no Megadeth
O solo de guitarra mais difícil do Dire Straits, segundo Mark Knopfler
70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
Rock e HQs: quando guitarras e quadrinhos contam a mesma história
O guitarrista que chegou mais perto de Jimi Hendrix, segundo Angus Young
A banda com três cantores que representa o futuro do metal, segundo Ricardo Confessori
Tem alguma música do Guns N' Roses que é a mais difícil de tocar? Duff McKagan responde
Baixista do Nazareth opina sobre versão do Guns N' Roses para "Hair of the Dog"
Rolling Stone publica lista com os 100 melhores solos de guitarra de todos os tempos
Bruce explica afastamento do Iron Maiden de documentário: "Não queríamos controle editorial"
5 bandas de heavy metal que estão na ativa e lançaram mais de 10 discos de estúdio
Steve Harris afirma que nunca conseguiu assistir um show dos Rolling Stones
O rock ainda é gigante no Brasil? Números e dados desafiam o discurso de "crise do gênero"
5 bandas de heavy metal que seguem na ativa e lançaram o primeiro disco há mais de 40 anos
A música de Bruce Dickinson que tem um dos melhores solos de Adrian Smith
K.K. Downing já afirmou que o Iron Maiden era um clone do Judas Priest
Bruce Dickinson: quinze álbuns fodões que todo mundo tem que ouvir
Bruce Dickinson revela por que saiu do Iron Maiden em 1993


