Megadeth: "Youthanasia", talvez o último grande álbum da banda
Resenha - Youthanasia - Megadeth
Por Giales Pontes
Postado em 13 de novembro de 2014
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Youthanasia de 1994, talvez o último grande álbum da banda. Bem, aqui o 'talvez' é mais do que adequado quando se fala em uma banda como o Megadeth, pois embora não tenham conseguido lançar nenhum álbum genial após Youthanasia, é impossível negar as qualidades de trabalhos como 'Endgame'(2009) e 'Th1rt3en'(2011).
O fato é que esse clássico de Mustaine e cia conseguiu aglutinar tudo o que a banda tem de melhor: as harmonias refinadas, as melodias muito bem dosadas que nunca caem na pieguice, o ótimo nível de qualidade das composições, o peso bem equilibrado do instrumental, a voz assombrosamente original de Mustaine, tudo isso somado ao onipresente virtuosismo de seus músicos. Vale lembrar que mesmo em anos anteriores, quando a banda não tinha músicos tão técnicos quanto os da formação que gravou 'Youthanasia', ainda assim eles conseguiam injetar boa dose de técnica instrumental, sobretudo no tambem clássico 'Peace Sells... But Who's Buying'(1986).
'Reckoning Day' não merece nem ser discutida. Sua entrada com uma bateria tribal é de empolgar até defunto! Esqueça qualquer argumento que tente denegrir a perfeição dessa música! É um clássico do heavy metal quer você queira ou não! De 'Train Of Consequences' tambem não há muito o que dizer. Escute o riff inicial dessa faixa, que descamba para um lance meio "swingado" com a entrada da bateria de Menza, e tente ficar indiferente. É incrível como o Megadeth consegue transformar uma música com uma harmonia discreta e aparentemente simples, em algo apoteótico!
'Addicted to Chaos' é mais cadenciada mas não menos poderosa. Seus riffs grudam na mente já na primeira audição. O solo de Friedman é particularmente sublime nessa faixa. Daí vem outra paulada clássica: 'A Tout Le Monde'. Dessa eu nem vou falar nada. Escute-a. É a única forma de explicar o quanto essa música é tocante para a alma de qualquer headbanger! 'Elysian Fields' poderia até ser considerada uma música pop radiofônica, não fosse o peso das guitarras. O refrão da música é grudento, mas sem deixar aquela sensação de "música feita pra vender". 'The Killing Road' é peso! Essa é a palavra que a define melhor. 'Blood Of Heroes' a exemplo de 'Elysian Fields', tambem mostra-se uma faixa bem acessível, inclusive se valendo do mesmo expediente usado na segunda, com "backings" em coro apoiando o refrão. Excelente! 'Family Tree' põe "no chinelo" muita bandinha de pop/rock endeusada pela grande mídia da época. A faixa-título é lenta, arrastada e mantem o bom nível das demais composições do álbum. Muito recomendada para quem prefere peso em detrimento da melodia. 'I Thought I Knew It All' segue a mesma linha de 'Addicted to Chaos', com ótimos riffs e solos, porem com um refrão mais marcante do que a segunda. 'Black Curtains' segue a linha mais arrastada com guitarras tambem marcantes e aqueles vocais de Dave, que mais parecem gemidos agonizantes de algum animal com dor nas entranhas. Por fim temos 'Victory', uma faixa a meia-velocidade, que mantem todas as qualidades mostradas no restante do álbum. Mas o que chama mais a atenção, é a letra, fazendo uma brincadeira muito legal usando títulos de músicas antigas do próprio Megadeth. Uma sacada genial!
E mais uma nota: agradeçam a poderosa cozinha de Nick Menza(Bateria) e Dave Ellefson(baixo). São estes dois senhores os responsáveis pelo fenomenal e bem dosado peso do álbum. No geral, 'Youthanasia' só não recebe uma nota 10 porque estamos falando do Megadeth: uma dessas bandas com uma discografia das mais sólidas, recheada de clássicos como o já citado 'Peace Sells...'(1986), 'Rust In Peace'(1990) e 'Countdown To Extinction'(1992). Ou seja, o Megadeth se encaixa naquele seleto grupo de bandas que não conseguiriam fazer um álbum ruim nem se eles quisessem!
Track-list
1.Reckoning Day
2.Train of Consequences
3.Addicted to Chaos
4.A Tout le Monde
5.Elysian Fields
6.The Killing Road
7.Blood of Heroes
8.Family Tree
9.Youthanasia
10.I Thought I Knew It All
11.Black Curtains
12.Victory
Outras resenhas de Youthanasia - Megadeth
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Novo disco de Tony Iommi mantém acesa a chama do Sabbath, segundo resenha da Classic Rock
Devido à demanda, U2 anuncia data extra no Brasil
Moyses Kolesne manda recado a quem reproduz discursos de Lemmy sobre política
Overkill é anunciado como headliner do Overload Beer Fest, que será realizado em março
Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
O lado mais egoísta da humanidade inspirou a história de um dos maiores clássicos de Dio
Kiko Loureiro parabeniza Rafael Bittencourt pelo aniversário; "irmão que a música me deu"
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
Reece Scruggs anuncia que não faz mais parte do Machine Head
Ozzy sabia que estava morrendo, segundo Sharon Osbourne
Com ex-membros do King Diamond, Lex Legion já tem material para o segundo álbum
"Stairway to Heaven" nem "Comfortably Numb"? O solo que Slash coloca acima de todos
A música do Iron Maiden que influenciou o Big Four do thrash metal, segundo o Ultimate Guitar
Marko Hietala arrisca palpite sobre o que levou Floor Jansen a sair do Nightwish
David Lee Roth: o vergonhoso teste de Matt Sorum para a banda
Como foi para Luiz Schiavon a experiência de trabalhar por anos no Domingão do Faustão
Blaze Bayley, ex-vocalista do Iron Maiden, chorou muito quando ouviu "Brave New World"

A pior música do Megadeth, de acordo com Mateus Ribeiro
Os cinco melhores discos do Megadeth, segundo Mateus Ribeiro
Dave Mustaine nega que Megadeth tenha pedido dinheiro para tocar em despedida de Ozzy
Dave Mustaine afirma que o Megadeth está "maior do que nunca"
150 clássicos do heavy metal que foram lançados há mais de 40 anos
Sharon Osbourne explica ausência do Megadeth em "Back to the Beginning"
Marty Friedman admite ter pisado na bola em saída do Megadeth
Iron Maiden e Megadeth juntos na América do Sul? Eis o que Dave Mustaine diz
Charlie Brown Jr.: uma experiência triste e depressiva



