Rider: Passado e presente do Metal unidos em single eletrizante

Resenha - Inquisition - Rider

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Willba Dissidente
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 9


O Heavy Metal dos primórdios década de 1980, a sonoridade clássica da N.W.O.B.H.M., que amalgamava o Hard Rock da década anterior, com o gosto de novidade e velocidade do que estaria por vir. Essa é a proposta da banda RIDER. Oriunda de Osasco, São Paulo, o quinteto, que canta em inglês, acabada de liberar o single "Inquisition", seu segundo registro oficial. "Inquisition" alia a sonoridade pretendida do grupo com capacidade atual de produção. O resultado final? Imagine a produção gráfica e visual de "Hysteria", do DEF LEPPARD, na época que os ingleses lançaram seu primeiro EP.

Alice in Chains: mensagem subliminar na capa de The Devil Put Dinosaurs HereOzzy Osbourne: dando "chega mais" em Mônica Apor na coletiva

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Lançado exclusivamente para comemorar o show feito em conjunto com os canadenses do SKULL FIST, após um ano do EP "Streets Of Nowhere" no qual o RIDER se apresentou com grupos internacionais como EXCITER e STEELWING, além dos brasileiros TIGER, SHOCKBREAKER, BREAKOUT e tantos outros, "Inquisition" abre com uma introdução de fogueira queimando e falas indecifraveis. Começa um duelo entre baixo e guitarra interrompido por um berro que dá início à pauleira na mesma sonoridade do disco "Killers" do IRON MAIDEN. Canto cativante, excelente refrão, bases cavalgadas e guitarras dobradas. A produção deixou o som contagiante: timbres ácidos, bateria pesada, baixo pulsante e vocal alto. Melhor: os instrumentos não perdem a pegada Heavy e em momento algum se sobrepõe. Ponto para o produtor Lau Andrade, que registrou o disco em seu estúdio em Osasco, habilmente no ponto necessário para esse tipo de som.

"Spellbound" é o lado B, ou a faixa de encerramento do single. Mais rápida que a música título, soa como um proto Speed Metal, como "Purgatory" do IRON MAIDEN foi em 1981, só que mais direta em relação à anterior, pois começa na guitarra e não há introdução. As duas faixas tem como característica começar e terminar com o mesmo instrumental (fechando o ciclo), demonstrando que o RIDER, além de estar tocando mais rápido, amadureceu na composição e investiram mais tempo na criação das músicas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O amadurecimento na criação e registro do som foi acompanhado pela arte. A capa de "Inquisition" é bem simples, em homenagem aos singles simples que as bandas vendiam nos anos 70 e 80, porém com ótimo trabalho nas cores bege, preto e branco, que é encontrado na na foto da contra-capa. O encarte, uma página, em compensação, foi impresso em papel fotográfico e mescla fotos e as cores anteriores com as letras das músicas, de modo a ficar atraente. A bandeja do disco é transparente e também possui muitas fotos e informações. O cdr vem em mídia impressa como um antigo "Picture Disc" em vinil, dessa vez não ignorando o redondo do furo do cd. A grande maioria das bandas atuais não tem todo esse cuidado com arte de um álbum, muito mais ainda em se tratando de um single (que chega em embalagem de acrílico)!

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Inqusition", que antecipa o lançamento de "Midnight Line", é adquirido diretamente com o grupo por meio do facebook (links nos sites relacionados) por R$ 8,00 mais despesas do frete.

Reunir a nostalgia, sem soar datado, com a tecnologia atual, sem soar modernoso. Essa foi a aposta vitoriosa do RIDER. Resta torcer que "Midnight Line", que será o primeiro trabalho de inéditas do RIDER e de onde vem as músicas do single, mantenha todo esse pique e inspiração.

RIDER - "Inquisition" (2014) . Independente, nacional, 09:10.

01 . Inqusition (Couto, Moura, Fernandes) 05:34
02 . Spellbound (Couto, Caçador, Fernandes) 03:39

César Caçador - Vocals
Klébio Moura - Baixo
Luke D. Couto - Guitarra
Fernando M. Fernandes - Guitarra
Victor Oliveira - Bateria

Sites relacionados (em português / inglês):

https://www.facebook.com/ridermetalband
https://www.facebook.com/rider.metalband.9




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Rider"


Metal Tradicional: 13 Novas bandas nacionais e o momento da cenaMetal Tradicional
13 Novas bandas nacionais e o momento da cena


Alice in Chains: mensagem subliminar na capa de The Devil Put Dinosaurs HereAlice in Chains
Mensagem subliminar na capa de The Devil Put Dinosaurs Here

Ozzy Osbourne: dando chega mais em Mônica Apor na coletivaOzzy Osbourne
Dando "chega mais" em Mônica Apor na coletiva


Sobre Willba Dissidente

Willba Dissidente é fã das bandas de hard rock dos anos 70 e 80 e de metal oitentista dos mais variados países. Quem quiser saber mais deve acessar seu canal no youtube. Obrigado! Stay Hard (True As Steel)!

Mais matérias de Willba Dissidente no Whiplash.Net.

adGoo336