Tierramystica: Um trabalho inovador, coeso e bem produzido
Resenha - Heirs of the Sun - Tierramystica
Por Marco Paim
Postado em 19 de outubro de 2013
Ó o metal gaúcho outra vez surpreendendo! O hepteto porto-alegrense lançou neste ano o seu segundo álbum oficial, o "Heirs of the Sun", e de cara você já nota diferença na produção do trabalho, créditos ao MARCELLO POMPEU e o HEROS TRENCH, da Mr. Som Studio, e na maturidade dos arranjos. Apesar de manter a mesma linha de composições, misturando o metal melódico com a sonoridade latina, mais especificamente da cultura andina, aliás, uma marca registrada da banda, nota-se um grupo mais entrosado e solto, já que GUI ANTONIOLI já não é mais o "novo vocalista", o cara que teve de pegar o bonde andando, mas "a voz" do TIERRAMYSTICA, quase impossível agora desassociar as duas coisas.

Falando nisso, GUI ANTONIOLI está demais, numa fase ótima, cantando muito! Ousou bastante nas linhas vocais e deu muito certo, é notável a sua evolução técnica. Ainda falando dos vocais, temos também a voz de RICARDO "Chileno" DURÁN fazendo harmonizações perfeitas, enriquecendo ainda mais esta parte da sonoridade do TIERRA...
O álbum abre com a instrumental acústica e melódica "When the New Dawn Arrieves", com todos aqueles instrumentos folclóricos como o charango e flautas de bambu (quena e zampoña), aliás, as harmonizações com esses instrumentos serão uma constante em todo o álbum. Depois a banda entra com tudo na primeira grande música, "Vision of the Condor", um som que mistura o progressivo e o melódico, com um grande refrão, uma música bem "pra cima", e não pude deixar de notar uma certa influência do AKASHIC nesse som, principalmente no mormento do solo. Esta música ganhou até um videoclipe lançado na última semana (abaixo).

Depois o ritmo acelera em "Essence of Pride", com um "pézinho" no SYMPHONY X, tem velocidade e quebradeira, e "Myths of Creation", outra grande canção do álbum, onde vemos a banda mudar bases, ritmos, andamentos e dinâmicas a todo o momento, mesclando velocidade, momentos acústicos e cadenciados, destaque para o ótimo e emocionante solo de guitarra. Logo em seguida tem a calma e acústica "Shine, Once Again", onde todos aqueles instrumentos peculiares são tocados de forma magistral, exceto no momento do solo, onde entra a banda toda "plugada", você quase se vê em terras andinas, em meio ao povo Asteca e Inca, e a emoção que o GUI passa nessa música é de arrepiar.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | E o ritmo andino continua em "Men on Earth (Mapuche)", também totalmente acústica e desta vez é tocada com um tradicional instrumento gaúcho, o bombo leguero, outra sonzeira com uma incrível harmonização de flautas. E a banda volta a passar o rolo compressor em "Gate of Gods (Hayu Marca)", rápida e progressiva, possui um refrão bem marcante e muitas variações de ritmos. "The Rise of the Feathered Serpent (Quetzacoatl)", começa calma e depois de alguns segundos entra arrebentando, com o Gui mandando ver nos drives, e novamente chama atenção o refrão bem melódico, com muitas harmonizações.
E agora vem a grande surpresa do álbum, "Llanto de Mi Tierra" é acústica e toda cantada em espanhol! Sim, já que a banda explora todo esse universo da música latina e é muito reconhecida em países como a Argentina, nada mais justo que fazer uma homenagem a essa história, aos hermanos. E não é que ficou legal, aliás, muito legal!! E o álbum fecha com a instrumental "Inti Sunset", um som acústico e folclórico, calma, ela possuí lindas melodias de flautas, passa bem aquele sentimento de finaleira, para relaxar.

O TIERRAMYSTICA, na minha opinião, e acredito que na opinião de todos que terão acesso a esse material, é hoje uma das maiores bandas brasileiras de metal. Uma banda extraordinária, com muito potencial e que o mundo começa a conhecer aos poucos. Acredito em ótimos frutos vindo do "Heirs of the Sun", pois é um trabalho inovador, coeso e bem produzido, com músicas de conteúdo. Até aonde eu sei o som do TIERRAMYSTICA é único!!! Parabéns GUI, parabéns a toda a banda, vocês conseguiram!
https://www.facebook.com/tierramystica
TIERRAMYSTICA - "Heirs of the Sun" - (2013)
(Megahard)
Track-list
01. When the New Dawn Arrieves
02. Vision of the Condor
03. Essence of Pride
04. Myths of Creation
05. Shine, Once Again
06. Men of Earth [Mapuche]
07. Gate of Gods [Hayu Marca]
08. The Rise of the Feathered Serpent [Quetzacoatl]
09. Llanto de Mi Tierra
10. Inti Sunset

Line-up do CD
Gui Antonioli - Vocal e percussão
Alexandre Tellini - Guitarra, Violão e Zampoña
Fabiano Muller - Guitarra, Violão e Quena
Rafael Martinelli - Baixo, Quena, Backing vocals e Zampoña
Luciano Thumé - Teclados
Duca Gomes - Bateria*
Ricardo "Chileno" Durán - Vocal, Ocarina, Charango e Violão
*Duca deixou a banda sendo substituído por Rafa Dachary, baterista que aparece no clipe.

Outras resenhas de Heirs of the Sun - Tierramystica
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
Bruce Dickinson posta foto que tirou ao lado de Slash em estúdio
Os detalhes escondidos na foto caótica que ilustra encarte de "Master of Puppets", do Metallica
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Como um baterista do Angra mudou a vida de Eloy Casagrande para sempre
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Confira a lista completa de eleitos ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
Tesla anuncia detalhes do novo álbum de covers, "Homage"
Lucifer no Brasil - provável setlist, locais e horários dos shows
A clássica canção dos Beatles onde Ringo Starr quase ficou de fora, mas chegou na hora certa
Por que Elton John odeia Bob Dylan, Rod Stewart e Keith Richards, segundo o próprio
Os numerosos exemplos de como Renato Russo era "pão-duro", segundo Carlos Trilha

Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme

