Def Leppard: celebrando seu álbum mais bem sucedido

Resenha - Hysteria - Def Leppard

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rogerio Hamam
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Prestes a estrear a temporada em Las Vegas de sua turnê "Viva Hysteria & More", o Def Leppard celebra também 15 anos desde que atingiu a incrível marca de 12 milhões de cópias vendidas nos EUA com seu álbum mais bem sucedido, lançado em 1987. Repleto de clássicos da banda como a faixa título "Hysteria", "Pour Some Sugar On Me", "Love Bites" e "Animal", este registro também fica na história por contar com a primeira participação do baterista Rick Allen, três anos após o acidente de carro que provocou a amputação de seu braço.

Hair metal: os 50 melhores álbuns de todos os tempos, segundo a Rolling StonePaula Fernandes: aos 19 anos ela ia em shows de Black Metal

Sem dúvida, trata-se de uma exemplar história de união e superação de um grupo que interrompeu suas atividades no auge da carreira após o estrondoso sucesso de "Pyromania", para aguardar a recuperação de seu baterista que ainda teve que reaprender a tocar seu instrumento com apenas um braço. A ansiedade dos fãs pelo novo álbum era enorme, mas felizmente o resultado superou as mais otimistas expectativas.

Produzido novamente pelo excepcional Robert "Mutt" Lange, o álbum utilizou recursos tecnológicos avançados para sua época, que fazem com que sua sonoridade permaneça atual mesmo nos dias atuais. A faixa de abertura "Women" foi também o primeiro single a ser lançado nos EUA obtendo relativo sucesso, com uma levada mais cadenciada e que aparentemente foi utilizada como aquecimento para seus demais hits. Na sequência "Rocket", outra das sete músicas que foram parar nas estações de rádio, apresenta passagens experimentais com efeitos sonoros e diálogos de supostos astronautas em seu foguete.

Devidamente aquecido o ouvinte pode festejar "Animal", com refrão grudento e clima vibrante, fica praticamente impossível evitar o vício de repetir sua execução consecutiva por diversas vezes. Chega o momento da balada "Love Bites", que teve a "honra" de ser coverizada e cantada em português pela banda Yahoo, liderada pelo guitarrista Robertinho de Recife, responsáveis pela proeza de produzir uma versão tão suave que foi seguidamente executada pelas rádios mais populares, ao ponto de virar até tema de novela. Outra música emblemática e também um dos grandes clássicos da banda é "Pour Some Sugar On Me", com uma letra quase erótica era constantemente executada em boates e strip clubs de todas as partes do mundo.

"Armageddon It" é outra ótima faixa que também merece atenção, apresentando características de um típico hard rock oitentista e mantendo em alta a energia do álbum. Embora não tenha atingido as rádios, "Gods Of War" pode ser considerada a oitava música mais tocada, presente até hoje no set list da banda, ganhou vídeo clip e destaque por sua mensagem pela paz, mencionando como forma de protesto diálogos de Ronald Reagan e Margaret Thatcher. "Don't Shoot Shotgun" é mais uma boa composição com refrão grudento, que dizem ter levado três anos desde os primeiros acordes até sua finalização. Já "Run Riot" é mais acelerada, baseada na levada de bateria e que tem a missão de provocar o ouvinte a levantar da cadeira para vibrar com a música.

Talvez propositalmente, deixaram a faixa título para a décima posição, pretendendo fechar o álbum com chave de ouro e ainda presentear seus fãs com dois bônus ao final. "Hysteria", leve e mais cadenciada, é um dos grandes destaques que conta com ótimo refrão, excelentes efeitos sonoros e passagens instrumentais, apesar do pouco inspirado solo de guitarra. Se a intenção do produtor era criar uma versão hard rock do álbum "Thriller", com a execução de um hit atrás do outro, talvez "Excitable" e "Love And Affection" poderiam ter sido dispensadas desta seleção. Certamente o Def Leppard não conseguiu atingir os impressionantes números de Michael Jackson, mas quantos são os álbuns que tem o privilégio de alçar sete músicas no Top 100 da Billboard?

1. Women
2. Rocket
3. Animal
4. Love Bites
5. Pour Some Sugar on Me
6. Armageddon It
7. Gods of War
8. Don't Shoot Shotgun
9. Run Riot
10. Hysteria
11. Excitable
12. Love and Affection




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Def Leppard"


Hair metal: os 50 melhores álbuns de todos os tempos, segundo a Rolling StoneHair metal
Os 50 melhores álbuns de todos os tempos, segundo a Rolling Stone

Dio: Epiphone anuncia linha de guitarras "Les Paul Diver"

Hall da Fama: doze bandas que deveriam estar ali mas não estãoHall da Fama
Doze bandas que deveriam estar ali mas não estão

Alexandre Vilella: Empresário fanático pelo Def LeppardAlexandre Vilella
Empresário fanático pelo Def Leppard

Gibson: os 10 riffs mais incríveis dos anos 80Gibson
Os 10 riffs mais incríveis dos anos 80


Paula Fernandes: aos 19 anos ela ia em shows de Black MetalPaula Fernandes
Aos 19 anos ela ia em shows de Black Metal

Slash: por que ele usa óculos escuros o tempo todo?Slash
Por que ele usa óculos escuros o tempo todo?

Di'Anno: Harris é como Hitler e o Maiden é entediante!Di'Anno
"Harris é como Hitler e o Maiden é entediante!"

Heavy Metal: o Diabo e personagens bíblicas nas capasTradução - Dark Side Of The Moon - Pink FloydDeep Purple: Conheça o sujeito que tocou um único acorde no novo álbumLemmy: seu patrimônio é muito menor do que se pensava

Sobre Rogerio Hamam

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.