Def Leppard: "Viva! Hysteria" é o testamento definitivo da banda
Resenha - Viva! Hysteria - Def Leppard
Por Ronaldo Celoto
Postado em 06 de novembro de 2013
Eles nunca esconderam sua influência do melhor que havia no cenário hard e glam-rock setentista. Grupos como UFO, SWEET, DAVID BOWIE, MOTT THE HOPPLE (para quem Elliot dedicou um disco tributo ao lado de seu projeto independente), JOBRIATH, SLADE, T. REX, entre outras, povoaram os ouvidos dos então meninos da cidade inglesa de Sheffield. Eles também nunca esconderam sua incrível capacidade criativa e sua musicalidade acima do normal, que transformou-lhes em uma das bandas mais consagradas dos últimos 35 anos, com mais de 100 milhões de discos vendidos e registros históricos que estão entre os melhores da história do rock, entre eles os álbuns "On Through The Night", o maravilhoso "High'n'Dry" e o clássico pop-rock "Hysteria", este último, totalmente revisitado neste fantástico DVD/BLU-RAY que agora passo a comentar.
A produção está impecável, o álbum "Hysteria" é tocado na integra de forma primordial, com os backing vocals marcantes, sem perder o impacto causado pelo estúdio. O cenário é o "The Joint", conhecida casa de shows em Las Vegas, cujo público até tenta, mas não consegue marcar presença de forma cativante e causar ruídos diante da incrível sonoridade trazida pela banda. Fosse no Brasil, e, certamente, teríamos um dos melhores registros ao vivo de todos os tempos, pois a plateia brasileira cantaria, do início ao fim, todas as canções, sem interrupção.
Mas, desde a abertura com "Women" (muito melhor ao vivo do que em estúdio), passando por clássicos absolutos como "Animal", "Hysteria", "Rocket" e "Pour Some Sugar On Me", a primeira parte do registro ainda tem as inspiradas "Rock of Ages" e "Photograph" (muito legais nesta versão ao vivo). Mas é na segunda parte que o setlist arrasa qualquer tentativa de algum crítico em querer minimizar o DVD/BLU-RAY, e, ao mesmo tempo, causa enfarto aos fãs mais calorosos da banda. A abertura traz uma mescla de "Won't Get Fooled Again" (THE WHO) e emenda com a épica e pesada "Good Morning Freedom" (lado B do single "Hello America" que, por uma destas situações onde não se sabe o motivo, ficou de fora do álbum de estreia).
Seguem-se a monumental "Wasted" (que mostra porque o falecido STEVE CLARK foi o grande criador de riffs dos anos 80), passando pelas belíssimas "Mirror Mirror" (do melhor de seus álbuns, "High'n'Dry"), "Rock Brigade" (um dos hinos do rock em todos os tempos), as legais "Stagefright" e "Action" (revisitando aqui, a lendária banda SWEET), e, para quem achava que ia terminar, ainda temos a sessão final, com uma sequência de seis canções do já aclamado disco "High'n'Dry", sendo elas: "On Through The Night", "Let It Go", "Another Hit and Run", "(Saturday Night)High and Dry", a belíssima balada "Briging on the Heartbreak" e a absurdamente ótima "Switch 625", uma instrumental que fecha aquela que seria uma das maiores noites do DEF LEPPARD em toda a sua história.
No geral, "Viva! Hysteria" é muito superior ao registro anterior, também ao vivo, conhecido como "Mirrorball", a sonoridade está incrível, a banda está entrosadíssima, as surpresas do setlist são sensacionais. A única ressalva é realmente, o público norte-americano, que não está mal, mas não consegue fazer jus ao que acabava de presenciar, pois à sua frente estavam os meninos de ouro dos anos 80 a fazer o que eles sabem melhor: - tocar e cantar rock'n'roll.
De qualquer forma, e, por tudo que aqui foi dito, "Viva! Hysteria" é o testamento definitivo do DEF LEPPARD sobre tudo de excelente que eles fizeram até agora. Imperdível.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
A melhor "música pop adolescente" de todos os tempos, segundo Brian May
Slipknot lança "Arsenal", música que marca a estreia do baterista brasileiro Eloy Casagrande
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
O álbum que Rob Halford considera o "Sgt. Pepper's" do Judas Priest
A música que marcou o fim do auge do Oasis, segundo o Noel Gallagher
O Gamma Ray ainda existe? Kai Hansen responde
O cantor que fazia Robert Plant pensar em "jogar a toalha" de tão bom
Se o Shaman voltar, a vaga mais difícil de preencher não é a do microfone
Músicos do Nevermore explicam ausência do baixista Jim Sheppard em reunião
O clássico do thrash metal que deve ser ouvido do início ao fim, segundo Scott Ian
Bangers Open Air anuncia primeiras atrações nacionais para a edição 2027
Roger Waters explica porque separa John Lennon e Bob Dylan de um lado e Phil Collins do outro

Def Leppard ganhou premiação da indústria de "filmes de amor intenso"
Joe Elliott acha que único disco do Sex Pistols é tão planejado quanto um álbum do Genesis
Guitarrista fala sobre influência de Queen e David Bowie no Def Leppard
Novo álbum do Def Leppard só em 2028, revela Phil Collen
A música de vocalista do Van Halen que o Def Leppard admitiu ter "roubado"
Para guitarrista, produtor é 99% responsável por sucesso do Def Leppard
Vivian Campbell (Def Leppard, Dio) revela que seu câncer voltou
As 10 melhores e mais influentes capas do rock, segundo a Ultimate Classic Rock
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão


