Helloween: olhando pra frente em detrimento do saudosismo dos fãs
Resenha - Straight Out of Hell - Helloween
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 06 de março de 2013
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Com 29 anos de carreira, o Helloween chega ao seu décimo-quarto álbum com "Straight Out of Hell". Produzido novamente por Charlie Bauerfeind, responsável por todos os discos da banda desde "The Dark Ride" (2000), "Straight Out of Hell" foi gravado no Mi Sueño Studio, localizado na cidade espanhola de Tenerife.
Uma banda como o Helloween, responsável pela criação de um dos gêneros mais populares da música pesada, tem todos os seus movimentos cercados de grande expectativa. E não poderia ser para menos, afinal estamos falando de um dos nomes mais influentes da história do heavy metal, e que, em detrimento do saudosismo dos fãs, olha para frente a cada novo lançamento.
"Straight Out of Hell" é um disco muito sólido. O Helloween soube aliar as características principais de sua música, como a melodia e as cativantes linhas vocais, a uma pegada mais atual e agressiva, com riffs curtos e diretos. O melhor exemplo disso é "World of War", a melhor faixa de "Straight Out of Hell" e uma das melhores gravadas pela banda nos últimos anos. Seus quase cinco minutos são um deleite para os ouvidos, com guitarras inspiradas, coros e ótima performance de todo o grupo.
"Nabataea" é mais um destaque, abrindo o disco com classe. Seus mais de sete minutos são repletos de mudanças de andamento e climas, enquanto a letra conta a história do lendário reino que batiza a canção. "Live Now!" e "Far From the Stars" mantém o bom nível, com generosas doses de melodia derramadas sobre o ouvinte, mas nunca abrindo mão do peso e de uma pegada mais forte, o que diferencia os pais do estilo das milhares de bandas genéricas que infestaram o metal melódico ao longo dos anos, apostando de maneira equivocada em escalas derivativas e músicas insípidas. O Helloween não faz isso, e mostra o caminho que esses grupos deveriam ter seguido.
Há de se destacar, como sempre, o ótimo Andi Deris, vocalista dono de grandes recursos e muito bom gosto, que esbanja competência na criação de linhas e passagens vocais que acrescentam muito às canções. O mesmo ocorre com Sascha Gerstner, jovem guitarrista que funciona como contraponto eficaz do experiente Michael Weikath. A dupla Markus Grosskopf e Daniel Löble completa o quinteto, mostrando-se entrosadíssimos em "Straight Out of Hell".
No entanto, existe um problema que puxa o álbum para baixo: o excesso de faixas. Algumas composições são totalmente dispensáveis e nunca deveriam ter visto a luz do dia, passando a impressão de estarem no tracklist apenas para completar a duração de um CD. É o caso de "Waiting for the Thunder", a terrível balada "Hold Me in Your Arms" e "Years", esta última praticamente um clone do Stratovarius da década de 1990. A inclusão destas músicas incha "Straight Out of Hell", tornando-o longo em demasia. O disco funcionaria perfeitamente sem elas, e seria bem mais eficaz com a ausência do trio.
Mas é preciso voltar aos elogios, já que a parte final do trabalho reserva grandes momentos para os fãs. A faixa-título tem o DNA clássico do grupo temperado com o aspecto mais rude e violento que a banda adotou desde a chegada de Andi Deris, e é uma grande composição. "Asshole" é outro destaque, com um riff e uma pegada que lembram os tempos da parceria de Roy Z com Bruce Dickinson nos discos solo do vocalista do Iron Maiden. Ótima faixa! O álbum fecha com "Church Breaks Down", composição épica e que mostra todo o poder de fogo que o Helloween ainda possui.
"Straight Ou of Hell" é um bom disco. Há grandes composições entre as suas 13 faixas, momentos que tem tudo não só para agradar os fãs, mas, sobretudo, para serem incluídas no já respeitável catálogo de músicas obrigatórias do grupo - caso de "Nabataea", "World of War" e a faixa-título.
Vale a pena, confira!
Faixas:
1 Nabataea
2 World of War
3 Live Now!
4 Far From the Stars
5 Burning Sun
6 Waiting for the Thunder
7 Hold Me in Your Arms
8 Wanna Be God
9 Straight Out of Hell
10 Asshole
11 Years
12 Make Fire Catch the Sky
13 Church Breaks Down
Outras resenhas de Straight Out of Hell - Helloween
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
Frase de Fabio Lione provoca burburinho e fãs veem indireta sobre insatisfação no Angra
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
O músico "complicado" com quem Ronnie James Dio teve que trabalhar; "uma pessoa realmente ruim"
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
O clássico do metal que foi criado em uma hora e fez a cabeça de James Hetfield
Alírio Netto viver na Europa, como Fabio Lione, será problema para o Angra? Ele responde
David Ellefson conta como está se sentindo no Metal Church
Sonia Anubis denuncia abusos no Burning Witches: "Tratam músicos como lixo; pior que a Dogma"
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
Ozzy Osbourne foi avisado pelos médicos que não sobreviveria se fizesse o último show
O que Ritchie Blackmore pensa sobre Jimmy Page como músico; "um guitarrista estranho"
Axl Rose e a maior canção country que já existiu - e que veio de uma banda de rock

Helloween: banda parece ter finalmente se reencontrado
Os melhores álbuns de 2025, segundo João Renato Alves
Helloween confirma show único em São Paulo ano que vem
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
Os 50 melhores álbuns de 2025 na opinião da Classic Rock
Helloween cancela shows na Ásia devido a problemas de saúde de Michael Kiske
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


