Helloween: banda parece ter finalmente se reencontrado
Resenha - Straight Out Of Hell - Helloween
Por Gustavo Dezan
Postado em 17 de janeiro de 2013
Nota: 8
O HELLOWEEN sempre foi uma de minhas bandas favoritas, mas desde a dissolução da formação do "The Dark Ride", em 2001, fui perdendo um pouco do interesse a cada lançamento, culminando com o fraco "7 Sinners". Prestes a desistir do grupo, resolvi dar uma última chance, escutando seu mais novo lançamento. "Straight Out Of Hell" é uma boa surpresa que, em vários momentos, parece resgatar a atmosfera do auge da fase com Andi Deris nos vocais.
O disco começa bem, com a já conhecida anteriormente "Nabataea", pesada, rápida, com bons riffs de guitarra e versos melódicos. O baixo de Markus Grosskopf em evidência é a primeira referência ao excelente "Better than Raw", de 1998, assim como as mudanças de tempo durante seus sete minutos de música. Ela é seguida pela melhor faixa do disco, "World of War". Esta possui o riff mais pesado do álbum, que remete a "Revelation", também do "Better", mas tem uma atmosfera melancólica que lembra mais o "The Dark Ride", unindo peso e belas melodias. Grande contribuição do guitarrista Sascha Gerstner que, finalmente, parece que pegou a manha.
O nível cai um pouco na terceira música, "Live Now!", que segue a linha dos últimos singles "preguiçosos" dos últimos discos, sem as pontes melódicas entre estrofe e refrão, que é chato. Pior do álbum. Já "Far From The Stars" volta ao "Happy Happy Helloween", trazendo o que seu fã mais espera: música rápida, melódica, alegre, mas que, nesse caso, não chega a empolgar tanto. Exceto pelo solo de guitarras clássico, um belo dueto "das antigas".
"Burning Sun" é o single que já foi lançado há meses. Autoria de Michael Weikath, pai de muitos clássicos da banda, mas que ultimamente tem deixado a tarefa de compor para os outros membros. Acredito que a queda de qualidade do HELLOWEEN nos últimos anos tem a ver também com isso. Voltando à música, é uma boa canção, com riffs bacanas e refrão pegajoso, em coro, mas que não tem cara de música de trabalho. Diferentemente da faixa seguinte, "Waiting for the Thunder" que, na minha opinião, seria a escolha ideal. Não é rápida nem muito pesada, mas também não apela para o "pop" barato e preguiçoso de outrora, como já foi citado anteriormente. É bem trabalhada e apresenta todas as características da banda , como a ponte já referida e um solo interessante. Um single digno, como "Why", "Power" ou "I Can", por exemplo.
A balada "Hold Me In Your Arms" é morna, alterna bons momentos no violão com um teclado brega e refrão clichê. Definitivamente, o HELLOWEEN já fez melhores. "Wanna Be God", que vem em seguida, também presente no single "Burning Sun", é uma música estranha, praticamente com Deris cantando, com batidas tribais e um barulho de plateia ou torcida ao fundo. Talvez, uma tentativa de criar o sua própria "We Will Rock You", inclusive com um solo parecido no fim. É uma experiência diferente, mas não sei dizer se deu certo. Vale pelo trabalho do baterista Dani Loble, que manda bem em todo o play.
"Straight Out Of Hell", a faixa-título, é uma das melhores do álbum. Ao meu ver, é o HELLOWEEN moderno e definitivo, exatamente o que um fã da banda espera. A sequência também não decepciona, com "Asshole", outra boa contribuição de Sascha, "Years", de Weikath, que é bem alegre e volta a lembrar do "Better", e "Make Fire Catch The Fly", que é uma ótima música, mas tem um refrão muito parecido com "Black Diamond", do STRATOVARIUS. "Church Breaks Down" fecha o álbum com uma pitada progressiva.
Resumindo, "Straight Out Of Hell" é um disco mais coeso que os últimos. É rápido e pesado, sem ser barulhento como "7 Sinners", não é genérico como "Gambling With The Devil", também não é uma volta forçada às raízes como o "Keeper Legacy". Dá a impressão de que ainda falta alguma coisa, mas parece que a banda se encontrou novamente e voltou a evoluir.
TRACKLIST:
1. Nabataea – 7:03
2. World of War – 4:56
3. Live Now! – 3:10
4. Far from the Stars – 4:41
5. Burning Sun – 5:33
6. Waiting for the Thunder – 3:53
7. Hold me in your Arms – 5:10
8. Wanna be God – 2:02
9. Straight out of Hell – 4:33
10. Asshole – 4:09
11. Years – 4:22
12. Make Fire Catch the Fly – 4:22
13. Church Breaks Down – 6:06
Outras resenhas de Straight Out Of Hell - Helloween
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps