Helloween: uma das bandas mais importantes da história do Metal

Resenha - Straight Out of Hell - Helloween

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Junior Frascá
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 8


Sem dúvida alguma o HELLOWEEN é uma das bandas mais importantes da história do heavy metal, tendo sido precursora de seus subestilos mais importantes: o power metal melódico. A banda, que possui fases bem distintas em sua carreira, embora tenha tido alguns altos e baixos, sempre conseguiu se manter relevante, e chega agora à seu novo disco, "Straight Out of Hell", que acaba de ser lançado no mercado internacional.

Helloween: vídeo oficial de "I Want Out" no Rock In Rio; assistaHalford: o que há escondido sob a roupa de couro?

Se tivemos uma impressão errada como o nada animador EP "Burning Sun", o fato é que "Straight Out of Hell" é um disco muito consistente, variado e pesado e, embora não chegue perto de clássicos como as duas partes de "The Keeper of the Seven Keys", "Master of the Rings" e "The Time of the Oath", dá um sopro de ar fresco ao estilo, que vive um marasmo criativo há vários anos.

E isso se deve principalmente à capacidade que a banda teve em criar faixas muito bem construídas, com arranjos elaborados e ótimas melodias, e, principalmente, trazendo diversos novos elementos mais modernos, mas sem fugir de suas raízes, e isso tudo com uma dose extra de peso, assim como ocorreu no disco anterior, o ótimo "Seven Sinners".

Além disso, Andi Deris está cantando como nunca no novo material, conseguindo equilibrar muito bem sua voz, sempre dentro de seus limites e sem exageros, em uma de suas melhores performances com a banda desde que nela ingressou, ainda na década de 90, e soando bem mais agressivo em alguns momentos. Por mais que muitos ainda insistam em compará-lo à Michael Kiske, o fato é que ele tem feito um ótimo trabalho com a banda, tanto nas composições, como nos vocais (a única coisa que não faz muito sentido é a banda continuar incluindo no setlist das turnês faixas antigas compostas para Michael Kiske cantar, com notas vocais muito altas, que não se encaixam em seu estilo de cantar).

Já na faixa de abertura, "Nabataea", temos todos os elementos clássicos do som da banda, ou seja, riffs cavalgados e melodiosos, bateria na velocidade da luz e linhas vocais bem positivas. Mas na seguinte, "World of War", somos pegos de surpresa com um peso pouco comum no som dos alemães, além de um refrão bem grudento e cativante. Sem dúvida uma das melhores canções compostas pela banda em anos!

"Live Now!" também impressiona pelo groove das guitarras, e pelas ótimas melodias, assim como "Far From the Stars", com um refrão bem típico da banda.

Merecem menção ainda a faixa título, que é mais clichê do power metal melódico, mas tem um refrão muito legal; e a pesadíssima e divertida "Asshole", uma das mais modernas e diferentes do material, fugindo dos padrões do estilo.

Além disso, a versão especial do material conta ainda com a "Another Shot of Life" (que já constava do EP "Burning Sun"), e uma excelente versão com teclados Hammond para a faixa "Burning Sun" (em homenagem ao falecido mestre Jon Lord) que, se em sua versão original não possui nada demais (apesar de ser uma boa canção), nesta ficou bem mais interessante justamente pela incursão destes teclados, embora, no geral, siga o padrão da original..

O disco ainda possui seus momentos menos atrativos, como na fraca "Wanna Be God", que já constava do EP "Burning Sun", com uma batida irritante, e que quando parece que vai melhorar, termina;e a balada "Hold Me in Your Arms", uma das músicas mais melosas já compostas pela banda. Mas tais faixas não estragam o resultado geral positivo do disco.

Assim, mais uma vez o Helloween mostra sua força, e mesmo não tendo mais o prestígio do início de sua carreira, ainda é muito relevante, e tem tudo para continuar se mantendo entre as principais do estilo que ajudou a criar. Mesmo que você não curta essa fase mais atual da banda, recomendo que escute o disco, pois certamente terá uma grata surpresa!

Straight Out of Hell - Helloween
(2013 -Importado)

Tracklist

01. Nabataea (7:02)
02. World of War (4:57)
03. Live Now! (3:11)
04. Far from the Stars (4:43)
05. Burning Sun (5:34)
06. Waiting for the Thunder (3:54)
07. Hold Me in Your Arms (5:11)
08. Wanna Be God (2:02)
09. Straight Out of Hell (4:35)
10. Asshole (4:10)
11. Years (4:24)
12. Make Fire Catch the Fly (4:24)
13. Church Breaks Down (6:09)
14. Another Shot Of Life (Bonus Track) (5:16)
15. Burning Sun (Hammond Version) (Bonus Track) (5:33)


Outras resenhas de Straight Out of Hell - Helloween

Helloween: banda parece ter finalmente se reencontradoHelloween
Banda parece ter finalmente se reencontrado

Helloween: Straight Out of Hell é um bom disco com canções variadas

Helloween: mostrando que ainda é bastante relevanteHelloween
Mostrando que ainda é bastante relevante

Helloween: olhando pra frente em detrimento do saudosismo dos fãsHelloween: faz qualquer um ter mais vontade de ouvi-lo




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Helloween"


Helloween: vídeo oficial de I Want Out no Rock In Rio; assistaHelloween
Vídeo oficial de "I Want Out" no Rock In Rio; assista

Grandes covers: cinco versões para "Eagle Fly Free", do HelloweenEm 30/10/2000: Helloween lançava The Dark Ride, que marcou o fim de uma eraEm 26/10/1985: Helloween lançava seu primeiro álbum, Walls Of Jericho

Helloween: Banda inicia trabalhos em estúdio para novo álbum com Hansen e KiskeHelloween
Banda inicia trabalhos em estúdio para novo álbum com Hansen e Kiske

Helloween: novo álbum ao vivo eterniza reunião com Kiske e Hansen (vídeo)Helloween
Novo álbum ao vivo eterniza reunião com Kiske e Hansen (vídeo)

Helloween: triplo ao vivo eterniza a reunião com Kiske e HansenHelloween
Triplo ao vivo eterniza a reunião com Kiske e Hansen

Helloween: veja vídeo divulgado pela banda que recapitula o Rock in Rio 2019Helloween
Veja vídeo divulgado pela banda que recapitula o Rock in Rio 2019

Arquivo KZG: Helloween no Fúria Metal em 1996

Helloween: Weikath comenta legado e Hansen diz não curtir termo power metalHelloween
Weikath comenta legado e Hansen diz não curtir termo power metal

Helloween: Tudo o que fazemos surge naturalmenteHelloween
"Tudo o que fazemos surge naturalmente"

Vocalistas: as vozes mais agudas do Metal segundo o NoisecreepVocalistas
As vozes mais agudas do Metal segundo o Noisecreep


Halford: o que há escondido sob a roupa de couro?Halford
O que há escondido sob a roupa de couro?

Metallica: Hammett e Ulrich escolhem álbuns e músicas dos anos 2000Metallica
Hammett e Ulrich escolhem álbuns e músicas dos anos 2000


Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.

adGooILQ