Flagelo: uma pedrada cheia de qualidade e vigor
Resenha - Pesadelo - Flagelo
Por Christiano K.O.D.A.
Postado em 29 de janeiro de 2013
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Ao apertar o "play", uma sensação diferente envadiu o corpo e, logo no início da análise, pude comprovar um dos trabalhos mais honestos que já tive o prazer de conhecer. A Flagelo aposta num Thrash/Death Metal 'old school', uma pedrada cheia de qualidade e vigor, vinda de uma banda que já está na ativa há quase vinte anos – nasceram em 1994.
São seis músicas enérgicas, trazendo um clima negro no ar, talvez devido à gravação. Aliás, "Pesadelo" uma daquelas exceções em que a qualidade de gravação, que ficou levemente crua crua, é superada com folga pela competência e excelência das composições.
Incrível como estão em um patamar em que é dificílimo destacar uma ou outra canção: desde a belíssima introdução da faixa-título aos últimos instantes de "Conflitos", não há o que por defeito. Então, melhor falar dos músicos: de cara, chama a atenção o baterista Toninho Laureno, que promove um massacre "equilibrado" entre pressa, técnica e versatilidade.
Os riffs velozes do guitarrista Fábio também colaboram para que a sonoridade seja extrema, à base daquelas palhetadas absurdas. Ah, os anos oitenta! O cara dá um show!
O vocalista Elineudo Morais apresenta um vocal rasgado, bem ao estilo Pete Helmkamp (Angel Corpse), quase Black Metal, o que surpreendeu mais a audição do material.
E o bom trabalho do baixista Leuther de Sousa fica evidente em faixas como "Flagelo" ou "Conflitos", por exemplo: perto do final dessa última, por volta dos dois minutos de canção, escuta-se o que parece um solo de quatro cordas. Muito bom!
Curiosidade: as letras e títulos (que se resumem a uma palavra cada) da banda estão em português, outra característica da proposta oitentista do Metal nacional. Belo resgate!
Por fim, eis uma demo feita para bater cabeça. Uma grata surpresa da cena cearence que mostra que a experiência das quase duas décadas de estrada apenas engrandece o sonzão do conjunto.
Flagelo – Pesadelo (demo)
Independente – 2009 - Brasil
http://www.myspace.com/flagelothrash
[email protected]
Tracklist:
1. Pesadelo
2. Tortura
3. Flagelo
4. Ódio
5. Aniquilar
6. Conflitos
Outras resenhas de Pesadelo - Flagelo
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
Dave Mustaine diz que integrantes reagiram bem ao anúncio do fim do Megadeth
A banda inglesa de rock que Regis Tadeu passou parte da vida pronunciando o nome errado
William DuVall encara desafio do metal ao gravar com Metal Allegiance: "É preciso estar à altura"
Roger Waters explicou porque seu primeiro álbum solo traz uma mulher nua na capa
Regis Tadeu explica por que Roger Waters continua um imbecil
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep
Guitarrista da banda solo de Bret Michaels sai em sua defesa
Os discos do U2 que Max Cavalera considera obras-primas
Paul Stanley e Gene Simmons serão induzidos ao Songwriters Hall of Fame
As bandas que mais influenciaram o U2 das antigas, segundo The Edge
Cinco bandas que provam que o Brasil é uma potência do heavy metal
O megahit sertanejo que tornou competição nas rádios desleal, segundo Tico Santta Cruz


Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



