Huldre: invasão do Folk Metal vinda da Europa

Resenha - Intet Menneskebarn - Huldre

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Marcos Garcia
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Mais que nunca, parece estar existindo uma autêntica invasão do Folk Metal vinda da Europa, com cada vez mais bandas abordando o estilo, fato talvez relacionado ao crescimento do interesse (e consequente busca) dos valores e tradições pagãs do passado, ou seja, o crescimento do Folk Metal pode ser apenas um aspecto de um evento cultural maior e mais amplo.
5000 acessosMorreu Dormindo: as últimas horas de vida de Lemmy Kilmister5000 acessosA morte das grandes bandas: vá a todo show grande que puder

E mais uma banda a trilhar os caminhos do Folk Metal é o sexteto dinamarquês HULDRE, após um Demo CD, chega com seu primeiro Full Lenght, 'Intet Menneskebarn'.

Antes de tudo, é bom ressaltar que o HULDRE não só usa de temática (cantada em dinamarquês) e elementos da Folk Music de seu país, bem visto pelo uso (muito bem feito, diga-se de passagem) de instrumentos característicos do estilo (flauta, violino, sanfona de cordas) e pela forma de cantar de Nanna (que além de bela, mostra uma grande diversidade, ora melodioso, ora mais Folk, e ora um pouco mais agressivo), mas sabe pegar bem pesado, com riffs de guitarra muito fortes e bastante empolgantes, base baixo-bateria sólida e com boa técnica. Se por um lado a banda não chega a ser inovadora, por outro lado tem personalidade e energia de sobra, em um trabalho extremamente coeso e equilibrado, onde a banda se preocupa em soar como um todo, sem virtuosismos individuais que poderiam estragar o charme de sua música.

Produzido pelo sexteto em conjunto com Lasse Lammert, a gravação apresenta um nível muito bom, deixando que cada instrumento fique claro e audível, sem mutilar nenhum aspecto sonoro do grupo e permitindo que o detalhamento de cada faixa fique bem evidente e audível. A arte, feita por Kristina Tandrup Gittesdatter e apresentada no formato Digipack, apesar de não ser nada extremamente complexo, mas muito bem trabalhado e agradável aos olhos, ao mesmo tempo em que complementa o que iremos ouvir.

Por falar em audição, o que podemos dizer é que o CD todo é bem homogêneo, mantendo um nível muito bom por toda sua execução, destacando-se as faixas 'Ulvevinter', com uma boa cadência e peso, se destacando as belas vocalizações Folk e as harmonias entre violinos e guitarras; a um pouquinho mais Folk 'Trold', embora a bateria mostre um trabalho pesado e bem técnico; a pesada e empolgante 'Brandridt', onde as guitarras se destacam bastante, mostrando riffs que grudam nos ouvidos e não saem mais; a mais agressiva (graças ao uso do 1 X 1 da bateria, bem como as intervenções de bumbos duplos) 'Vaageblus', que é uma faixa mais pesada e puxada para o Metal, com alguns elementos mais complexos aqui e ali; a ótima instrumental medieval 'Spillemand', onde a mistura Metal+Folk está muito bem equilibrada; a adaptação de 'Knoglekvad', uma música tradicional dinamarquesa, que ganhou uma roupagem pesada e bem intensa; e a forte e dinâmica 'Skærsild'.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Uma bela revelação, sem sombra de dúvidas, e que esperemos que não fique relegada ao Underground, mas que alcance um bom número de fãs.

Intet Menneskebarn - Huldre
(2012 - Independente - Nacional)

Tracklist:

01. Ulvevinter
02. Trold
03. Skovpolska
04. Brandridt
05. Gennem Marsken
06. Vaageblus
07. Havgus
08. Spillemand
09. Beirblakken
10. Knoglekvad
11. Skærsild

Formação:

Nanna Barslev - Vocais
Lasse Olufson - Guitarras
Bjarne Kristiansen - Baixo
Laura Emilie Beck - Violino
Troels Dueholm Nørgaard - Flauta, Sanfona de cordas
Jacob Lund - Bateria

Contatos:

https://www.facebook.com/Huldre?fref=ts
http://www.huldre.dk
http://www.myspace.com/huldremetal
promotion@metalmessage.de (imprensa)
ria@dedicatedbooking.dk (agente de reservas)

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Outras resenhas de Intet Menneskebarn - Huldre

194 acessosHuldre: foca na sonoridade e temática do povo nórdico

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Huldre"

Morreu DormindoMorreu Dormindo
As últimas horas de vida de Lemmy Kilmister

A morte das grandes bandasA morte das grandes bandas
Vá a todo show grande que puder

MegadethMegadeth
A canção que Dave Mustaine menos gosta

5000 acessosSeparados no nascimento: Paul Stanley e Ioná Magalhães5000 acessosRolling Stones: as 10 melhores segundo a... Rolling Stone5000 acessosSlash: guitarrista enumera seus 10 riffs favoritos1769 acessosOzzy Osbourne: Sharon conta como o madman quase a estrangulou5000 acessosMetallica: os números explicam porque eles são a maior banda de metal da história3873 acessosTina S: um cover magistral de Master Of Puppets aos 16 anos

Sobre Marcos Garcia

Marcos Garcia é Mestrando em Geofísica na área de Clima Espacial, Bacharel e Licenciado em Física, professor, escritor e apreciador de todas as subdivisões de Metal, tendo sempre carinho pelas bandas mais jovens e desconhecidas do público, e acredita no Underground como forma de cultura e educação alternativas. Ainda possui seu próprio blog, o Metal Samsara, e encara a vida pela máxima de Buda "esqueça o passado, não pense no futuro, concentre-se apenas no presente".

Mais matérias de Marcos Garcia no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online