Graveyard: uma das maiores revelações do Hard Rock "retrô"
Resenha - Lights Out - Graveyard
Por Junior Frascá
Postado em 17 de janeiro de 2013
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em 2011, quando os suecos do GRAVEYARD lançaram seu segundo álbum, "Hisingen Blues", público e crítica teceram diversos elogios à banda, como uma das maiores revelações do hard rock "retro" dos últimos tempos. E em 2012, com esse fantástico "Lights Out", os caras reforçam ainda mais essa constatação, lançando um disco brilhante, que consegue superar seu antecessor.
Totalmente voltado à década de 70, esse quarteto traz uma sonoridade pesada e muito cativante, com ótimas influências de blues, classic rock e até de stoner metal, tudo bem dosado e equilibrado, com muita personalidade, sem ficar se prendendo à fórmulas ou tarifando sua sonoridade.
Em relação ao disco anterior, "Lights Out" é bem mais pesado e sombrio, e menos psicodélico, mostrando uma maior maturidade nos arranjos e nas harmonias criadas. Além disso, o excelente trabalho de guitarras contribui muito para o sucesso final do álbum, com um timbre sujo, e provando que nem sempre o excesso de distorção ou efeitos modernos é primordial para se conferir peso e agressividade ao instrumento.
Destaque também para os vocais de Joakim Nilsson, com um timbre muito cativante e variado, esbanjando atitude e sentimento em detrimento de uma técnica mais apurada, e que traz uma charme ainda maior à sonoridade da banda.
Assim, o disco segue com excelentes faixas, sejam as mais agitadas e rápidas, como "The Suits, The Law and The Uniforms" e "Goliath", seja nas mais arrastadas e influenciadas pelo blues, como "Slow Motion Countdown" (esta disparada a melhor do disco, e uma das melhores faixas que ouvi em 2012, com um clima melancólico bem estruturado, e linhas vocais viciantes) e "20/20 (Tunnel Vision). Mas não se engane, pois todas as 9 faixas apresentadas são excelentes, e fazem de "Lights Out" um dos álbuns mais marcantes de 2012.
Infelizmente "Lights Out" ainda não tem previsão de lançamento no mercado nacional, mas eis aqui um disco que vale cada centavo da aquisição. Se você curte o estilo ou apenas procura por boa música, é um disco que você não pode deixar de escutar, de preferência no volume máximo!
Lights Out - Graveyard
(2012 – Nuclear Blast - Importado)
1. An Industry of Murder
2. Slow Motion Countdown
3. Seven Seven
4. The Suits, The Law and The Uniforms
5. Endless Night
6. Hard Times Lovin
7. Goliath
8. Fool in the End
9. 20/20 (Tunnel Vision)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que Geddy Lee considera o "músico definitivo" do rock
O baterista que Dave Lombardo, ex-Slayer, considera o "número 1"
O álbum que talvez seja a definição mais perfeita do rock progressivo
Os 59 anos de idade de Gene Hoglan, um dos maiores bateristas do heavy metal de todos os tempos
Summer Breeze vende todos os ingressos para a edição 2027 em tempo recorde
Joe Lynn Turner opina sobre reencontro de Ritchie Blackmore com o Deep Purple
O estilo musical que Geddy Lee considera uma aula sobre como tocar baixo
"Estou velho": Geoff Tate explica decisão de abandonar "Operation Mindcrime"
Lars Ulrich relembra como foi o primeiro encontro do Metallica com o Iron Maiden
A banda alemã da qual John Lydon (Sex Pistols) tentou fazer parte
Guitarrista do Every Time I Die morre durante evento de wrestling
A música do Led Zeppelin que fez Steve Vai querer tocar guitarra: "O mundo parou"
Michael Sweet recusa King Diamond, mas aceita tocar junto
Dee Snider detona bandas que voltam sem membros clássicos após turnês de despedida
O disco do Black Sabbath que mudou a vida de Tom Warrior, do Celtic Frost: "Era como uma droga"
A canção da era Bon Scott que Brian Johnson adora cantar e que o AC/DC só tocou três vezes
O que significa "Lá em casa tem um poço, mas a água é muito limpa" no hit da Legião
A canção de rock nacional que fez o radicalismo roqueiro de Regis Tadeu escorrer pela calça


Graveyard lança novo single/videoclipe "A Means To An End"
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



