Paul McCartney: um dos melhores discos de sua carreira
Resenha - Ram - Paul McCartney
Por Rafael Vieira
Postado em 07 de janeiro de 2013
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O anúncio do lançamento do álbum "McCartney", em abril de 1970, ocasionou o fim do "fenômeno" Beatles e trouxe um descontentamento, em termos injusto, da mídia e dos fãs com Paul McCartney.
Paul McCartney - Mais Novidades
O músico levou o crédito pelo fim da banda, que já não andava bem há anos, sendo que John Lennon tinha planos de deixar o grupo anteriormente e George Harrison precisava de mais espaço para as suas canções. "McCartney", apesar do sucesso comercial, recebeu severas criticas. Neste contexto de turbulência, Paul iniciou uma parceria com sua esposa Linda McCartney e produziram um dos melhores discos de sua carreira: Ram.
O disco começa com a mordaz "Too Many People", tida como uma provocação pelos ex-companheiros de grupo, principalmente, Lennon, que retribuiu com a não menos ácida "How do You Sleep?". "3 legs" também faz referência aos Beatles, motivada pela ação movida por Paul para dissolução da sociedade com a Apple. "Ram on": expressão que significa "seguir em frente", trata da motivação para seguir na carreira. "Uncle Albert/Admiral Halsey" é estruturada em três partes diferentes, a canção recebeu o prêmio Grammy de melhor arranjo pop do ano. Dois rocks de primeira aparecem: "Smile Away" e " Eat at Home". "Dear boy" e "Long Haired Lady" são duas baladas bem estruturadas, com vocais de apoio bem feitos, que receberam vários elogios de Elton John, notando-se a influência dos Beach Boys. "Heart of Country" é uma das melhores canções do álbum, digamos que é o simples muito bem feito. "Monkberry Moon Delight" mostra o lado experimental do músico, foram feitos vários takes, para alcançar o vocal desejado.
"The Back Seat of My Car" é a melhor canção do album! Impecável em todos os sentidos, incrementada pela participação da Orquestra Filarmônica de Nova York. Foi apresentada aos Beatles, mas tida também como uma provocação por Lennon. As canções foram compostas em sua fazenda em Campbeltown (Escócia) e gravadas em Nova York, após uma rigorosa seleção de músicos. Acompanharam Paul: Denny Seiwell (bateria), David Spinozza (guitarra), depois substituído por Hugh McCracken, pois Spinozza não tinha a disponibilidade que McCartney exigia. No mesmo ano, foram gravadas versões instrumentais do álbum, lançado em 1977, como "Thrillington". Já em 1993, houve um relançamento em "Paul McCartney: The Collection", com bônus tracks. Em 2012, uma edição de luxo, com um segundo cd com canções gravadas na época, mas não entraram no álbum.
"Too Many People"
"3 Legs"
"Ram On"
"Dear Boy"
"Uncle Albert/Admiral Halsey"
"Smile Away"
"Heart Of The Country"
"Monkberry Moon Delight"
"Eat At Home"
"Long Haired Lady"
"Ram On" (Reprise)
"The Back Seat Of My Car"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Perry Bamonte, guitarrista e tecladista do The Cure, morre aos 65 anos
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
Metal: A escola de marketing que ninguém te contou
Steve Harris reconhece qualidades do primeiro álbum do Iron Maiden
A banda que superou Led Zeppelin e mostrou que eles não eram tão grandes assim
A cantora que fez Jimmy Page e Robert Plant falarem a mesma língua
A canção que Sandy & Junior recusaram e acabou virando hino do rock nacional nos anos 2000
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Dave Mustaine revela condição nas mãos
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"

As 10 turnês de rock mais lucrativas de 2025
Höfner vai à falência e Paul McCartney lamenta em declaração
Far Out escolhe 10 músicas de rock tão ruins que acabaram ficando boas
O maior baixista de todos os tempos, segundo o lendário produtor Rick Rubin
O ícone mundial da música que Paul McCartney não conheceu; "quase consegui uma ou duas vezes"
A lendária baixista de 90 anos que é ídolo de Paul McCartney e gravou 10 mil músicas
A música que Paul McCartney temeu ser o momento mais constrangedor da carreira
John Lennon salvou "a melhor frase" de "Hey Jude" da lixeira, diz Paul McCartney
O instrumento original que Paul McCartney assumiria nos Beatles, segundo o próprio


