Raul Seixas: o álbum que fez dele "O" Raul Seixas
Resenha - Krig-ha, Bandolo - Raul Seixas
Por R.C. Sanches
Postado em 20 de novembro de 2012
Nota: 10
Raul Santo Seixas, baiano de 'Kenguenhem', três horas de mula, e doze de trem'', só se torna Raul Seixas, idolatrado por uns, e desprezado por outros, com essa bolacha 'Krig-ha, Bandolo!'(1973).
O termo, título do álbum, era um grito do Tarzan, significava ''Cuidado, vem aí o inimigo''. Estampado na capa, um aviso aos conformistas e reacionários de plantão.
'Introdução: Good rockin' tonight' é cantada por Raul, aos nove anos de idade, e o pensamento 'Que m**** é essa' é o cartão de visitas para a macumba-rock, 'Mosca na Sopa'. Não obstante em usar os instrumentos, baixo, bateria e guitarra, Raul Seixas introduz o berimbau, dando uma sonoridade diferente do Rock em si, lembrando suas raízes baianas.
Na letra, o cantor apresenta-se como a mosca a lhe incomodar
'Eu sou a mosca que posou em sua sopa
Eu sou a mosca no seu quarto a zumbizar'
E também, como um eterno observador, atento ás caretices do mundo, e apontando-as.
'Observando e abusando'
O disco continua rodando na vitrola; e sua cabeça, caro leitor, também; seguindo com 'Metamorfose Ambulante'. A confissão do artista, que não consegue se prender às velhas idéias e sempre está se reinventando.
'Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo'
'Dentadura postiça', consiste em frases, desejos, e profecias cantadas por Raul.
Após a audição da obra, seu 'nível mental, vai subir'.
Após viagens metafísicas e sentimentais, nas canções, 'As minas do rei Salomão' e 'A hora do trem passar', o ouvinte é eletrocutado com 'Al Capone'. Despregue-se do mundo, seja você mesmo, 'Hey, Jesus Cristo, o melhor que você faz, deixar o Pai de lado, foge pra morrer em paz'.
O violão acústico e a voz suave disfarçam a força da letra de 'How could I know'. Um levante ao ouvinte para se opor a qualquer sistema, não deixe ninguém te comandar.
'Pois Jesus Cristo, cara
Não voltará nunca mais
Ele fez suas próprias leis
E você sabe que ele fez
O que tinha de ser feito
(…)
Você tem sua caneta, sua guitarra, seu amplificador
Procurando pelos mentirosos sujos
Você colocará fogo no mundo'
O sentimento de libertação do indivíduo, de sufocamento pelas leis, sentimentos de cunho Anarquista, permeia toda sua obra.
Em 'Rockixe', a mensagem é clara
'Eu tinha medo, do seu medo
De dormir mais cedo
Em uma cama que eu não gosto
Só porque você mandou'
A belíssima balada, 'Cachorro-urubu'sintetiza, em metáforas, o que a obra de Raul Seixas é.
'Eu sou o índio Si Ú
O Cachorro-urubu
Em luta contra o Zé Ú'
A agulha diminui seu espaço para a rotação; espaço tão pequeno que angustia; o disco está acabando. 'Ouro de tolo' é a última a sair, porém, não apaga a luz.
A insatisfação, o desejo de ter 'tanta coisa grande para conquistar'; que não necessariamente, são bens materiais; são implantados no subconsciente do ouvinte, ao final da última canção.
Apesar dos discos anteriores 'Raulzito e Os Panteras'(1967) e o 'Sociedade da Grã-Ordem Kavernista''(1971), Raul Seixas não consegue fazer o que ele conseguiu em 'Krig-ha, Bandolo''(1973) e nos discos seguintes.
Além da poesia contida no disco; fruto da parceria com Paulo Coelho; o que ajudou alavancar Raul Seixas foi às boas vendagens do álbum. O que fez Raul Santo Seixas,um pequeno produtor musical, tornar-se Raul Seixas, a mosca na sopa de muita cabeça por aí.
O ouvinte pode concordar, ou discordar da obra de Raul, mas nunca ser indiferente.
1. Introdução: Good Rockin' Tonight''
2. Mosca na Sopa
3. Metamorfose Ambulante
4. Dentadura Postiça
5. As Minas do Rei Salomão
6. A Hora do Trem Passar
7. Al Capone
8. How Could I Know
9. Rockixe
10.Cachorro Urubu
11.Ouro de Tolo
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