The9thCell: material fresquinho na área, saindo do forno
Resenha - Galga de Zebra Ilesa - The9thCell
Por Vitor Franceschini
Postado em 10 de outubro de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Material fresquinho na área, saindo do forno. Bom, vamos apresentar a banda primeiro, aliás, a one-man-band. O português David Pais, o cara por trás do The9thCell (nominho complicado), montou este projeto com apenas 18 anos. E agora com 27 chega ao seu 7º trabalho oficial! O garoto trabalha e muito, pois não contabilizamos o EP "The Grand Deception" (2008) e a coletânea "Lonely Cuts'n'Seizures" (2006).
Interessante notar que, apesar de jovem, o músico é muito experiente e leva em seu som influências que vão desde o pop Rock até o Thrash Metal, mas com foco voltado para o Prog Metal. "Galga de Zebra Ilesa" (Galgar, segundo o dicionário, é passar para o outro lado, transpor, pular, saltar) traz a participação de diversos músicos portugueses.
A sonoridade como eu disse abrange diversos estilos e soa complexa e pesada. Em uma primeira audição causa estranheza, ainda mais quando percebemos que a primeira composição, Adão e Erva é cantada em português de Portugal, assim como Liberdagem (Este Meu Poço de Romantismo Furioso). Esta última, conta com a participação de Marco Rosa e Pedro Isidoro. Destacando que ambas são as mais longas do trabalho, portanto mais variadas.
Mas é inegável que as composições em inglês chamam mais atenção, até pelo fato de soar mais familiarizado ao ouvinte. Cavaleão (com participação de Cláudio Brandão), por exemplo, soa como um belo Thrash noventista, cheia de groove e peso. Já Soft Hearted And Hard Cocked (com Bruno Lopes) tem um início instrumental de dar gosto, com um belo solo de guitarra, para depois cair no experimentalismo bacana.
Jacktiv(h)ate (com Samuel Luís e Pedro Isidoro) é outra pedrada que se destaca no trabalho. Dentre um início de porrada pura e uma quebrada de doer o pescoço a faixa cai para uma angustiante viajem com guitarras distorcidas e bateria cadenciada.
O trabalho encerra com a viajante e pesada (lembrou-me Rush, só que mais brutal) Keep Your Heart At Bay, que é instrumental. Com uma produção sonora de primeiro nível "Galga de Zebra Ilesa" é mais um daqueles casos que deve ser analisado e digerido com calma. Um disco que você redescobre a cada audição, ponto para o David.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior frontman da história do rock, de acordo com o Loudwire
As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
As 10 melhores bandas de thrash metal de todos os tempos, segundo o Loudwire
Dez bandas que apontam para a renovação do Rock Nacional cantado em português
A canção que mudou o Metallica, mas Lars não entendeu; "O que você fez com a nossa música?"
Gary Holt diz sentir-se mais inseguro nos EUA do que tocando na América Latina
A banda que morreu, renasceu com outro nome e mudou a história do rock duas vezes
O único álbum do Dire Straits que Mark Knopfler consegue ouvir: "Não gosto dos discos"
Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado
Linkin Park emplaca 7ª música no Clube do Bilhão do Spotify
O poderoso power trio "resposta ao Cream" que tinha Clapton na plateia, mas implodiu cedo
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
Javier Bardem diz no Oscar que é do thrash e do speed metal, e cita Metallica e AC/DC
O ícone do rock e do metal que bebia sem parar - e nunca tinha ressaca
A reação de Lemmy Kilmister quando gravadora sugeriu que Motörhead gravasse um rap


"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia


