Hysterica: certa busca por identidade própria
Resenha - Art of Metal - Hysterica
Por Junior Frascá
Postado em 26 de setembro de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Taxadas por muitos como a versão feminina do MANOWAR, as suecas do HYSTERICA chegam a seu segundo disco mostrando muita qualidade, e que realmente entendem quando o assunto é metal. E como é perceptível ao longo de todo o novo lançamento, pouquíssima relação a música das garotas ainda mantém em relação as feitas pela trupe de Joey DeMaio, o que é bom, pois mostra uma certa busca por identidade própria.
Mas o mais relevante no HYSTERICA é que as garotas são realmente competentes, e não precisam fazer pose de sexy ou utilizarem outros atributos para mostrar seu talento, pois logo após apertarmos o play, somos surpreendidos por uma qualidade absurda saindo dos falantes, destacando-se de cara o peso das composições, assim como a qualidade da gravação (graças ao trabalho dos excelentes produtores Marcus Jidell e Pontus Norgren), bem na crua e na cara.
E a sonoridade das garotas é voltada ao power metal, com alguns elementos de metal tradicional, gothic metal e metal melódico, tudo bem dosado, e sem exageros. O trabalho de guitarras é impressionante, com um peso que chega até a assustar os desavisados, que esperam por algo mais leve, como se percebe já na abertura, "Breakin the Walls", com um belo refrão, e também na agressiva "Fear of the Light", a mais pesada do disco.
"Live or Die" e "Spirit of the Age" mostram alguns belos arranjos de teclados, deixando as faixas com uma cara épica, e inclusive possuem algumas inclusões de vocais guturais bem legais. E mesmo nos momentos mais ambientais e melancólicos, como na faixa "Message", a banda consegue mostrar competência, esbanjando bom gosto nos arranjos e criando climas bem interessantes, inclusive com uma certa influência de doom metal.
A única semelhança que a banda ainda tem com o MANOWAR são as letras, que na maioria tendem a vangloriar o metal, suas carcterísticas típicas, e a guerra.
Um disco surpreendente, "The Art of Metal" vem para fincar de vez o nome do HYSTERICA como uma das grandes promessas da nova safra do metal, mostrando um talento latente, que só tende a se desenvolver com a experiência de estrada. Um discaço, que vale a aquisição.
The Art of Metal - Hysterica
(2012 – Hellion Records - Nacional)
1. Breaking the Walls
2. Fighters of the Century
3. Live or Die
4. Spirit of the Age
5. Message
6. Fear of the Light
7. Force of Metal
8. Heels of Steel
9. Hysterica
10. Daughters of the Night
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
"A maior peça do rock progressivo de todos os tempos", segundo Steve Lukather, do Toto
Nicko McBrain admite decepção com Iron Maiden por data do anúncio de Simon Dawson
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
O guitarrista consagrado que Robert Fripp disse ser banal e péssimo ao vivo
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
Mat Sinner anuncia que o Sinner encerrará atividades em 2026
O guitarrista que Mick Jagger elogiou, e depois se arrependeu
As duas músicas que Robert Plant e Jimmy Page apontam como o auge do Led Zeppelin
A "guerra musical" dentro do Guns N' Roses que fez a banda se desmanchar
O guitarrista que fundou duas bandas lendárias do rock nacional dos anos 1980
Como Angra trocou Toninho Pirani por Monika Cavalera, segundo Rafael Bittencourt
Jason Newsted diz que estaria morto se tivesse continuado no Metallica
Eddie Van Halen sobre Jimi Hendrix: "Nunca curti muito, nunca comprei um disco"
O disco "esquecido" do Slayer que fez a banda alcançar top 10 das paradas de sucesso
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman



