Hysterica: certa busca por identidade própria
Resenha - Art of Metal - Hysterica
Por Junior Frascá
Postado em 26 de setembro de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Taxadas por muitos como a versão feminina do MANOWAR, as suecas do HYSTERICA chegam a seu segundo disco mostrando muita qualidade, e que realmente entendem quando o assunto é metal. E como é perceptível ao longo de todo o novo lançamento, pouquíssima relação a música das garotas ainda mantém em relação as feitas pela trupe de Joey DeMaio, o que é bom, pois mostra uma certa busca por identidade própria.
Mas o mais relevante no HYSTERICA é que as garotas são realmente competentes, e não precisam fazer pose de sexy ou utilizarem outros atributos para mostrar seu talento, pois logo após apertarmos o play, somos surpreendidos por uma qualidade absurda saindo dos falantes, destacando-se de cara o peso das composições, assim como a qualidade da gravação (graças ao trabalho dos excelentes produtores Marcus Jidell e Pontus Norgren), bem na crua e na cara.
E a sonoridade das garotas é voltada ao power metal, com alguns elementos de metal tradicional, gothic metal e metal melódico, tudo bem dosado, e sem exageros. O trabalho de guitarras é impressionante, com um peso que chega até a assustar os desavisados, que esperam por algo mais leve, como se percebe já na abertura, "Breakin the Walls", com um belo refrão, e também na agressiva "Fear of the Light", a mais pesada do disco.
"Live or Die" e "Spirit of the Age" mostram alguns belos arranjos de teclados, deixando as faixas com uma cara épica, e inclusive possuem algumas inclusões de vocais guturais bem legais. E mesmo nos momentos mais ambientais e melancólicos, como na faixa "Message", a banda consegue mostrar competência, esbanjando bom gosto nos arranjos e criando climas bem interessantes, inclusive com uma certa influência de doom metal.
A única semelhança que a banda ainda tem com o MANOWAR são as letras, que na maioria tendem a vangloriar o metal, suas carcterísticas típicas, e a guerra.
Um disco surpreendente, "The Art of Metal" vem para fincar de vez o nome do HYSTERICA como uma das grandes promessas da nova safra do metal, mostrando um talento latente, que só tende a se desenvolver com a experiência de estrada. Um discaço, que vale a aquisição.
The Art of Metal - Hysterica
(2012 – Hellion Records - Nacional)
1. Breaking the Walls
2. Fighters of the Century
3. Live or Die
4. Spirit of the Age
5. Message
6. Fear of the Light
7. Force of Metal
8. Heels of Steel
9. Hysterica
10. Daughters of the Night
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
Ingressos do AC/DC em São Paulo variam de R$675 a R$1.590; confira os preços
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
Gus G explica por que Ozzy ignorava fase com Jake E. Lee na guitarra
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
O clássico do rock escrito para uma paixão proibida e que ganhou o nome de uma mulher falecida
Black Sabbath: Tony Iommi explica como tocar "Paranoid"
Keith Richards revela qual é sua faixa favorita de seu álbum favorito dos Rolling Stones


Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto



