Imagery: Quebras de andamento e arranjos intrincados
Resenha - Inner Journey - Imagery
Por Vitor Franceschini
Postado em 15 de agosto de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Sempre houve aquela máxima de que a música para ser boa não precisa ser necessariamente complexa. Além de acreditar que isto é um fato, tenho que admitir que a música para ser boa também pode ser complexa. A linha tênue entre esses dois extremos é a incompetência, senão a música simples pode se tornar barata e a complexa um imbróglio de técnicas e firulas desnecessárias.
A banda paranaense Imagery se envereda para o lado mais complicado da coisa e através de músicos experientes consegue fazer um som técnico, extremamente trabalhado e para ser apreciado com calma. Então, se você é daqueles que prefere algo mais simples e direto, pode ir pulando esta resenha.
Formado por Joceir Bertoni (vocal/guitarra, ex-G.A.F. e Revoult), Ricardo Fanucchi (baixo, ex-G.A.F. e Revoult) e Luciano Neves (bateria, que foi substituído por Bruno Pamplona) o grupo consegue unir categoricamente o Rock Progressivo com o Prog Metal de forma raramente vista, afinal um estilo é proveniente do outro, guardadas suas devidas estruturas.
O mais importante, principalmente para aqueles que ainda não compreendem o Metal progressivo, é que os caras conseguem demonstrar uma técnica extremamente apurada sem soarem cansativos, tanto que as oito composições somam apenas 43 minutos e possuem feeling.
Resumindo, ao ouvir "The Inner Journey" você irá deparar com composições cheias de quebras de andamento, arranjos intrincados e viajantes (os hammonds, a cargo de Henrique Loureiro, se encaixaram perfeitamente), ótimas linhas de guitarras, além de baixo e bateria versáteis. O vocal de Joceir agrada e possui um timbre um pouco agressivo, fora do comum.
Aliás, as linhas de voz em faixas como Perception e Show Me ficaram maravilhosamente belas, com vocalizações ora agressivas ora leves. Outro grande destaque do trabalho é Last (que já havia sido lançada em formato de single virtual) e demonstra a banda passando por todos os caminhos que os influenciam em pouco mais de 8 minutos.
Não poderia deixar de mencionar a belíssima capa, que foi feita pelo baterista Luciano Neves e traduz muito bem os temas abordados nas letras, isto é, os vários lados opostos dos sentidos da vida. Um trabalho complexo, mas acima de tudo, reflexivo. Palmas para o Imagery.
http://www.facebook.com/pages/Imagery/155233734533558
http://www.myspace.com/imageryprog
http://www.twitter.com/imageryprog
http://www.youtube.com/imageryprog
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=37004372
Outras resenhas de Inner Journey - Imagery
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco do Iron Maiden que fez integrantes do Metallica perderem o controle dentro de um avião
Aerosmith publica novas fotos e confirma retorno do baterista Joey Kramer
A banda dos anos 1990 que não tocava depois do Motörhead ou Slayer
Por que King Crimson é melhor do que Dream Theater, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
43 roqueiros que morreram em 2026, segundo a Loudwire
"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
Rhapsody anuncia Brasil na turnê de despedida em 2027
Revolução feminina? Perfil vê padrão nas saídas recentes de cantoras do metal sinfônico
A noite em que Chuck Berry invadiu show de banda punk e deixou todo mundo de queixo caído
Slipknot orientou Eloy Casagrande a tocar como Joey Jordison? O próprio responde
A pior banda gaúcha de rock de todos os tempos, segundo Rogério Skylab
Dave Mustaine nega que Megadeth tenha pedido dinheiro para tocar em despedida de Ozzy
Floor Jansen quebra silêncio sobre saída do Nightwish em vídeo: "Também estou triste"
Quando os shows do Led Zeppelin passaram a ser criticados por algo que antes era só elogio
Fã diz que Nightwish deveria aprender com erros e baterista rebate: "Floor fez essa escolha"
A icônica banda de heavy metal que recusou baterista por conta da cor da bateria
Robert Plant: Ele desdenhou Liam Gallagher, do Oasis
A banda que Ian Anderson disse ter melhorado o mundo; "Grandes canções e execução inovadora"


Tyketto recupera o fôlego com "Closer to the Sun", seu primeiro disco em uma década
Com "Not Your Kingdom", Madball retorna fiel ao estilo que ele ajudou a definir, o NYHC
Kiss - há 44 anos, "Creatures of the Night" marcou o retorno da banda ao hard rock pesado
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
A Tempestade (ou O Livro dos Dias): 30 anos da despedida
"Se o Rádio Não Toca", o raro registro ao vivo de Raul Seixas que ganhou edição definitiva
Carach Angren - Sete histórias para um inferno
Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman



