Imagery: Quebras de andamento e arranjos intrincados
Resenha - Inner Journey - Imagery
Por Vitor Franceschini
Postado em 15 de agosto de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Sempre houve aquela máxima de que a música para ser boa não precisa ser necessariamente complexa. Além de acreditar que isto é um fato, tenho que admitir que a música para ser boa também pode ser complexa. A linha tênue entre esses dois extremos é a incompetência, senão a música simples pode se tornar barata e a complexa um imbróglio de técnicas e firulas desnecessárias.
A banda paranaense Imagery se envereda para o lado mais complicado da coisa e através de músicos experientes consegue fazer um som técnico, extremamente trabalhado e para ser apreciado com calma. Então, se você é daqueles que prefere algo mais simples e direto, pode ir pulando esta resenha.
Formado por Joceir Bertoni (vocal/guitarra, ex-G.A.F. e Revoult), Ricardo Fanucchi (baixo, ex-G.A.F. e Revoult) e Luciano Neves (bateria, que foi substituído por Bruno Pamplona) o grupo consegue unir categoricamente o Rock Progressivo com o Prog Metal de forma raramente vista, afinal um estilo é proveniente do outro, guardadas suas devidas estruturas.
O mais importante, principalmente para aqueles que ainda não compreendem o Metal progressivo, é que os caras conseguem demonstrar uma técnica extremamente apurada sem soarem cansativos, tanto que as oito composições somam apenas 43 minutos e possuem feeling.
Resumindo, ao ouvir "The Inner Journey" você irá deparar com composições cheias de quebras de andamento, arranjos intrincados e viajantes (os hammonds, a cargo de Henrique Loureiro, se encaixaram perfeitamente), ótimas linhas de guitarras, além de baixo e bateria versáteis. O vocal de Joceir agrada e possui um timbre um pouco agressivo, fora do comum.
Aliás, as linhas de voz em faixas como Perception e Show Me ficaram maravilhosamente belas, com vocalizações ora agressivas ora leves. Outro grande destaque do trabalho é Last (que já havia sido lançada em formato de single virtual) e demonstra a banda passando por todos os caminhos que os influenciam em pouco mais de 8 minutos.
Não poderia deixar de mencionar a belíssima capa, que foi feita pelo baterista Luciano Neves e traduz muito bem os temas abordados nas letras, isto é, os vários lados opostos dos sentidos da vida. Um trabalho complexo, mas acima de tudo, reflexivo. Palmas para o Imagery.
http://www.facebook.com/pages/Imagery/155233734533558
http://www.myspace.com/imageryprog
http://www.twitter.com/imageryprog
http://www.youtube.com/imageryprog
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=37004372
Outras resenhas de Inner Journey - Imagery
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
Show do Iron Maiden em Paris é prejudicado por falta de luz
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo o ator Pedro Pascal
Steve Harris foi único membro do Iron Maiden a receber Paul Di'Anno em show, revela documentarista
John Bush não lamenta ter feito menos sucesso que colegas de geração
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
Hellfest anuncia edição de 20 anos com 10 palcos e mais de 300 bandas em 2027
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Por que novo álbum de Edu Falaschi agrada quem não curte power metal, segundo o próprio
Metallica jogou fora o manual do heavy metal, segundo James Hetfield
Metallica - Perguntas e respostas e curiosidades
O rockstar de quem George Harrison odiava o trabalho: "Ele consegue cantar pior do que eu"
Quando bandas de Hard Rock lançaram discos "grunge".


Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



